Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

bibsbm 27/05/2024

Me devastou mas passo bem
Já entrei nesse livro sabendo o final, então esse plot horroroso não foi uma surpresa pra mim, mas ainda não me conformo que o autor achou uma boa ideia fazer aquilo depois de tanta luta, sério PQ? Apesar disso, amei muito esse livro. A proposta de narrar um dia por ano tinha tudo pra dar errado, mas ele escreve tão bem que funciona demais (amei ver como absolutamente tudo mudava entre um ano e outro). Amo leituras que os personagens possuem defeitos e esse tem pessoas com histórias tão reais e imperfeitas que você realmente se apega a eles. Tinha horas que eu tinha vontade de socar esses dois até eles pararem de ser do jeito que eles eram, mas amei muito. É incrível como esse livro faz a gnt perceber que as mínimas decisões às vezes tem grandes impactos na nossa vida e que um dia é o suficiente para mudar tudo, seja pro bem ou pro mal. Enfim, por mais que inicialmente tenha sido uma leitura mais lenta para mim, hora nenhuma foi uma leitura ruim, recomendo muito.

giimoretti 26/05/2024

"Viver cada dia como se fosse o último"
? esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau humor? Simplesmente não era prático. Era bem melhor ten-
116 destacadores
tar ser boa, corajosa, audaciosa e se esforçar para fazer a diferença. Não exatamente mudar o mundo, mas um pouquinho ao redor. Seguir em frente, com paixão e uma máquina de escrever elétrica e trabalhar duro em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Alegrar os amigos, permanecer fiel aos próprios princípios, viver com pai-xão, bem e plenamente. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se houver oportunidade.

Mariimagno 26/05/2024

Fã ou hater?
Um dia
Nota: 2/10

Um livro que teria potencial, mas foi escrito por um homem e toda a sua ótica sobre romance, e tudo gira em como ser uma mulher ideal para um ?bom? homem. Um partidão ?
E sinceramente quanto mais a gente lê o Dexter, mais difícil é aceitar que tudo dá ?certo? na vida dele. O cara é um completo irresponsável, afetivamente, profissionalmente, como filho, amigo, marido e pai. Ele falha em todas as esferas da vida.
E simplesmente é escolhido para ser esse mocinho insubstituível que a Emma fica esperando enquanto ela - sempre cuidadosa e responsável - só se ferra?
Difícil de engolir.

Além disso, o romance é muito caricato o que se vende de amor: a mulher que tudo suporta, que tudo espera. Exemplo disso é quando Emma cansa de nutrir essa amizade que mais oferece a Dexter do que recebe dele, então eles ficam anos sem se ver.
O propósito de fazer Emma se envolver só com homens ruins para que Dexter pareça ao menos aceitável. Mas não cola. Dexter é intragável.
Ele é desnecessário, egoísta.

O tempo inteiro ele só vê Emma como suporte emocional e uma mulher ?pagável? ?transável?, um desafio de pegador, chega a ser doentio - a única que ainda não peguei é quem eu mantenho na minha vida- afinal, que não tem os requisitos para ser sua namorada, para apresentar para a família ou pior, não é boa o suficiente para ele sair do mundinho encantado dele cheio de mulher, sexo e drogas.

Para resumir, é um romance frustrante.
Fica claro que Emma nunca foi uma opção, quanto mais uma escolha. Ela só se torna ?alguém? quando ele acha que já não pode ter mais ninguém e ainda se sente no direito de ficar com ciúmes e jogar na cara dela suas frustrações ?

Se transforma em um casamento mais ou menos e pela última narrativa de Emma observa-se que ela não era essa felicidade com ele que ela esperava ser.
O homem que ?teve? tudo que podia conquistar, não oferece a ela nem mesmo o sonho que ela tinha em ser mãe.

Dexter maior Hater de Emma
Enfim, deprimente.

raiglazielle 23/05/2024

Sinceramente depois do momento mais triste desse livro achei que não ia conseguir terminar mas terminei com ódio no coração mas terminei, e por ter me feito chorar igual uma condenada considero o melhor livro que li até agora

Bruna 22/05/2024

Lindo e emocionante ?
História incrível, uma escrita maravilhosa, que nos deixa curiosos pra saber cada detalhinho da vida de Emma e Dexter, mas ainda sim de uma dinâmica muito interessante! Eles foram feitos um pro outro desde o comecinho, e o destino fez o seu trabalho perfeitamente!! Muito bom!!!

Felipe Baeta 21/05/2024

Pensativo
Acho que algumas partes cansativas da narrativa me impedem de dar cinco estrelas. Mas é inegável o tanto que eu me conectei com a Emma e o Dexter. O casal é muito legal, a gente ama um casalzinho, só que acompanhar o crescimento desses personagens foi TÃO bom. Juro que faz 5 minutos que eu terminei o livro e não sei como posso viver sem ter mais um pedaço da vida de Em e Dex para acompanhar.

Ester.Thety 20/05/2024

Tem um quê de Pessoas normais
Só que melhor. Enquanto em Pessoas Normais que eu senti o tempo todo que a relação dos dois só existia por uma certa dependência emocional de ambos, em Um dia acho que a relação que eles constroem ao longo dos anos é bem embasada.
Minha relação com o Dexter é de amor e ódio , ao mesmo tempo que eu gosto muito dele, eu o odeio pelo fato dele ter atitude duvidosas e não valorizar a Emma como deveria. Esse livro trás um romance com um olhar para a realidade. Como plano de fundo temos uma crítica severa a como na vida nem semprem quem é mais inteligente e dedicado se sobressaia. As vezes tudo que você precisa ter é dinheiro e influência.
Apesar da Emma ser uma personagem incrível sinto que ela é a coadjuvante, o livro vai focar nas mudanças e evoluções do Dexter, no crescimento dele e no choque de realidade que ele leva quando descobre que a vida pode surpreender, destruir os seus planos e o resultado nem sempre é dos melhores.
No mais é uma leitura que vale a pena, um livro gostoso que vai encantar aqueles com gostam de uma bom romance friends to lovers com um plano de fundo da realidade do que é a vida e o crescimento para se tornar aquilo que você sonhou ser.

Marina Mendes 19/05/2024

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um Dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls.

Emanuel246 19/05/2024

Um título bem sugestivo...
Bom, o que falar desse livro?
Esses personagens foram construídos de uma maneira tão verdadeira que parece até que a gente os conhece. São acontecimentos tão reais e verdadeiros que parece que eu cheguei a passar pelas mesmas situações que foram vívidas por eles. Na conclusão da leitura vi o porquê desse livro ser tão aclamado.
Houve momentos na qual fui pego de surpresa e não estava esperando por isso, acho que essa é a razão de eu ter gostado tanto. Dex era muito engraçado, assim como tava um pouquinho de raiva dele. 🤣
Me senti tão íntimo deles que cheguei até ficar comovido com algumas coisas conforme a situação se desenrolava

Nata_Celesti 18/05/2024

EMMA MORLEY EU TE AMO
Relutei tanto pra ler esse livro. Tinha uma ideia completamente diferente dele... definitivamente uma das leituras mais diferentes que ja fiz. Uma maneira super peculiar de conduzir os capitulos e o desenrolas dos acontecimentos. Dava uma sensacaode falta de desenvolvimento, mas também gerava muita expectativa. De fato, acompanhar a vida de duas pessoas tão diferentes e que de alguma forma se gostam. É um livro que te deixa indignado mas também curioso pelo desenrolar. Com personagens insuportáveis (o protagonista sendo o pior) e mesmo assim interessantes. O humor duvidoso, as críticas veladas... não sou muito fã de livros de autores homens. Esse provou meu ponto, tem muita coisa que não cai bem. Mas de certa forma criou uma das personagens mais cativantes que já li. Emma eu te amo. Era pra teres deixado esse boco de mola de lado desde o primeiro dia. David nicholls você me paga! ?

Jhara Reis 15/05/2024

Perfeição Imperfeita
Amo Um Dia, primeiro livro que comprei, mas odeio o final!
?Dexter, eu te amo, mas não gosto de você?

Tereza49 10/05/2024

Após terminar esse livro e isso já faz alguns bons minutos, me sinto frustrada, irritada e de coração partido. É um livro que, obviamente, o autor teve como objetivo mostrar como a vida é injusta e que as nossas ações só pioram ainda mais. Dexter me irritou tanto nesse livro; a imaturidade dele de correr sempre atrás de algo e não perceber que estava ali o tempo todo ao lado dele. Emma se perdeu no caminho do livro, mas me identifiquei com algumas coisas, que não vou aprofundar aqui. O que me quebra mesmo, além de ver as edits no TikTok, é o que eles perderam, o que poderiam ter tido. Meu Deus, eu vou chorar de novo.?

Alice2325 09/05/2024

Um dia
Eu simplesmente não tenho palavras para descrever oq eu estou sentindo.
Como pode esse casal ter tido esse final!?
Chorei horrores.
Odeio 15 Julho.
Emanuel246 18/05/2024minha estante
Num é, foi um baque pra mim o final. Não só pra nós dois, como pra todo mundo.