As Três Vias e as Três Conversões

As Três Vias e as Três Conversões Fr. Reginald Garrigou-Lagrange O.P.

Resenhas - As Três Vias e as Três Conversões

Cleia 30/07/2023

Um ?manual? necessário para o homem no mundo atual. A obra ensina os inúmeros detalhes da vida da alma, da conversão pessoal, do crescimento na vida da graça, das três conversões ou purificações.

Vinícius 22/04/2023

As Conversões
O Pe. Réginald Garrigou-Lagrange (1877-1964), trouxe aos fiéis em Cristo uma obra dividida em 5 capítulos que trata da primeira conversão: A Vida da Graça, a segunda: entrada na via iluminaria e a terceira: transformação da alma, entrada na via unitiva dos perfeitos. Passagens da Suma Teológica e de Escritos de São João da Cruz estão presentes em todo livro.

Rafael.Nicastro 13/09/2021

Descrição prática das fases da alma
Quem é católico ouve, constantemente, que é preciso ser santo. E não há que se discordar disto: a busca pela santidade é a única que dá sentido à existência humana, porque é a busca pela comunhão com o próprio Deus.

No entanto, por mais que se pregue sobre este assunto, é difícil, em uma única obra, encontrar uma panorama de todas as fases que a busca pela santidade contempla (no caso, de acordo com o Padre Garrigou-Lagrange, três fases ou três vias).

Isto porque, de acordo com o que se percebe nesta obra - que é um resumo feito pelo próprio autor de uma obra mais extensa -, grande parte das pessoas está na primeira via ou em nenhuma das três. Estes últimos, por não viverem devidamente as conversões necessárias para alcançar uma das fases, acabam desenvolvendo uma ação espiritual retardada.

Este pequeno resumo é, portanto, um instrumento muito útil para que se possa identificar em qual via a pessoa se encontra e quais situações em sua vida são tentações para que ela regrida ou provações para que ela se purifique e se aproxime de Deus.

Leonardo.Silveira 08/06/2020

Conteúdo muito bom com edição razoável
O texto em si é muito bom, um resumo que pode ajudar demais a introduzir alguém no caminho do desenvolvimento da própria espiritualidade. A riqueza de citações de doutores da Igreja e a profundidade das reflexões são pontos muito positivos.

No entanto, não gostei muito da edição em si. Contém muitos erros ao longo do livro, o que pode atrapalhar um pouco já que se trata de uma leitura não trivial.

Helen 20/03/2020

Denso
Leitura muito encorajadora para qualquer cristão católico que realmente deseje a vida eterna e desde já o matrimônio espiritual com o Senhor!

Pe. Maurício 18/08/2012

Muito bom, essencial para a conversão da alma !
Este autor, que fora professor do Papa João Paulo II, ainda no episcopado, de Roma, detalha a via pulchritudinis, nas três idades da santificação do ser humano, como recorda muito bem os grandes mestres de espiritualidade de sua época (R. Marin, A. Tanquerey etc.), nos moldes dos grandes santos que a Igreja forjou ao longo dos séculos (como, por ex., S. Teresa de Ávila). Obra de profunda referência e de ascese e de mística, assinala o papel de orientar o leitor a ter maior desejo das coisas do céu.