O Clube do Biscoito

Resenhas - O Clube do Biscoito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pri 13/12/2020

Maravilhoso e emocionante
Um livro emocionante! Alem de trazer receitas deliciosas, cada integrante do clube possui uma historia de vida riquíssima de superação. Aquece o coração.

Camila Ramos 07/12/2020

Bem ok
Mais uma leitura natalina para o mês de dezembro. Como já comentei antes, eu amo Natal e quis pegar muitos livros para entrar no clima. Mas essa leitura aqui foi um pouco decepcionante.

(Sinopse aqui no skoob)
Eu achei esse livro por 10,00 reais numa feirinha aqui na minha cidade. Quando vi que se passava no Natal, corri e comprei. Mas apesar da história ter a ver com o tema, eu não consegui sentir totalmente o clima e ainda por cima foi um pouco intenso além da conta.

Conhecemos aqui doze mulheres que fazem parte do Clube do Biscoito. Se reúnem todos os anos, na primeira segunda feira de dezembro, para trocar biscoitos, receitas e comemorar a amizade. A premissa me animou, mas ao decorrer da leitura fui ficando decepcionada.

A descrição do cenário, com neve, enfeites natalinos pela casa e cheirinho de biscoitos no ar, tudo isso me enganou no início. Até que a gente vai entrando na história de cada personagem e o clima do livro começa a ficar pesado. Eu me surpreendi ao ler descrições de cenas bem chocantes, acidentes, mortes, doenças... Coisas que pra mim não condizia com o que eu esperava de um livro natalino. Mas ok, foi criação da minha expectativa.

Só que as páginas iam passando e a leitura continuou sendo monótona. Cada capítulo inicia com uma receita de biscoito e finaliza com curiosidades sobre ingredientes, o que achei bem legal e que deixava o clima mais leve. Mas não foi o suficiente para melhorar a leitura, infelizmente.

A história é sobre ser forte, sobre mulheres superando obstáculos e crescendo. É sobre amizade, esperança e recomeços. Mas isso tudo é passado de uma forma que deixou muito a desejar. Eu não me diverti, não me emocionei, só achei bem ok e um pouco chato.

A narrativa é boa, fácil de ler, mas não é envolvente. Infelizmente o livro não me prendeu.
Obs: Uma coisa que achei legal no final, foi que a autora diz que o clube é real, que ela faz parte e que as biscoiteiras e as receitas são reais também.

Larissa Destro 13/10/2020

Quando terminei senti vontade de aplaudir!
Todo ano nos primeiros dias de dezembro o Clube do Biscoito se reúne para fazer um balanço do ano que passou, e para se presentearem com biscoitos natalinos caseiros.
São 12 amigas que se conhecem há muitos ou poucos anos, mas que se amam, se apoiam e fazem questão de estarem presentes nas vidas umas das outras.
Nesse grupo há mulheres de 30 a 60 anos aproximadamente. É um livro extremamente maduro. Quando terminei, senti vontade de aplaudir, e de dar de presente para as minhas tias. Hahah
A líder das biscoiteiras, Marnie, conta as histórias de suas 12 amigas, em 12 capítulos dedicados a cada uma delas. No início de cada capítulo tem uma receita de biscoito, e no fim uma curiosidade sobre um ingrediente (que para mim, foram partes um pouco desnecessárias).
Mas fica a dica de um livro natalino, que era pra eu ter lido em dezembro, caso estejam procurando algo pra ler no natal!

Marli.Faveri 15/02/2020

Um café, um biscoito e uma amiga pode salvar o dia !
O ano de 2018, foi marcado pelo melhor reencontro de minha vida, mas também foi um ano onde minhaha saúde esteve bastante debilitada. O tratamento, as diversas medicações e terapias fizeram com que eu deixasse de lado coisas que adorava fazer como por exemplo ler. Ler para mim sempre foi algo magico e especial e chorei muitas vezes por não conseguir ler uma página sequer. Então estou feliz, início 2019, devagar, sem pressa, mas caminhando sempre e com este pensamento concluo o primeiro livro de 2019 intitulado "o Clube do Biscoito " de Ann Pearlman e, é basicamente um livro sobre amizade, com personagens que passam por algo que nós provavelmente já passamos ou ainda vamos passar algum dia..

Daiane386 03/02/2020

null
leitura gostosa, cada capítulo nos mostra uma lição de vida.

Sandra45 26/12/2019

Um livro que a princípio parece bem doce... Mas, com o decorrer dos capítulos revela as lutas das personagens e a força que dão umas as outras. As receitas são um presente a parte, assim como as informações sobre alguns ingredientes "as pessoas também são ingredientes mistos. Cada uma é uma combinação entre o açúcar e o sal..." p290

Paula.Hirano 11/07/2019

Delícia de livro, tanto para ler, quanto para comer
Que surpresa ao me deparar com o formato desse livro, um encontro de amigas biscoiteiras, cada mulher com uma experiência de vida diferente, que é narrada pela dona da casa, e com receitas e ingredientes unicos que traduzem em símbolos e sabores o que foi uma experiência marcante para cada uma destas mulheres. Com algumas a gente se identifica, com outras sentimos empatia, choramos, rimos, queríamos algumas como melhores amigas e conselheiras de vida. Não provei nenhuma receita de biscoito do livro, mas só pela leitura, vocÊ se sente parte do clube e quer também trazer sua receita a tona.

Mila F. @delivroemlivro_ 27/05/2019

Leitura gostosinha, mas nada demais.
The Christmas Cookie Club no Brasil traduzido como O Clube do Biscoito foi escrito pela norte-americana Ann Pearlman e é um livro muito intenso sobre amizade e amor, temas que são absolutamente pertinentes para o fim do ano e as festividades de Natal.

Um ponto super interessante nesse livro é que toda a estória se passa em um dia. Como assim? Mais de 200 páginas acontecem em um dia?! Calma, explico:

O Clube do Biscoito é um livro que vai contar a história de 12 mulheres que ao longo dos anos (já há 16 anos, pelo menos) se reúnem na primeira segunda-feira de dezembro na casa da "biscoiteira chefe" Marnie com 13 dúzias de biscoitos, enquanto uma dessas dúzias vai para a caridade, as outras 12 são divididas entre as integrantes do clube.

Durante a noite mais esperada do ano, elas se reúnem e comemoram, conversam e confraternizam a amizade, a esperança e o amor. É muito lindo. Mas não pensem que O Clube do Biscoito não tem regras, pois tem! Fazer parte desse clube exige algumas regras a serem cumpridas e que dão autenticidades e responsabilidade ao trabalho das integrantes.

Ao longo do livro em cada capítulo vamos conhecendo um pouco mais sobre cada uma das 12 integrantes do clube, suas fragilidades, seus medos, suas conquistas, desafios e desânimos tanto pessoais quanto familiares, além de também vermos as rachaduras entre algumas das amizades dentro do clube e os esforços para se reconciliarem.

Um dos pontos sensacionais do livro é que no começo de cada capítulo temos a receita do biscoito que cada personagem fez para o clube, algumas das receitas são bem simples, outras um pouco mais difíceis, mas TODAS parecem absolutamente deliciosas. Fiquei morrendo de vontade de fazer algumas. Quem sabe....?

Outro ponto legal é que no final do capítulo também temos a história do principal ingrediente da receita de biscoito, e o motivo deles serem utilizados na receita. Essa parte também é bem legal.

Em suma, acredito que esse livro temático é extremamente incrível para esta época do ano e nos faz refletir que ao longo de nossas vidas cultivamos amizades que estão presentes em várias fases que passamos e que, quando a amizade é verdadeira, ela dura, ajuda, aconselha e se intensifica cada vez mais ao longo dos anos. Absolutamente lindo!

site: www.delivroemlivro.com.br

Carous 20/05/2019

Não tem um dia sequer desde que terminei a leitura deste livro que não pense sobre a resenha que não postei. Não me preocupei no início porque achei que com o tempo eu conseguiria digerir melhor a história e logo minhas impressões sobre o livro sairiam da minha cabeça.
Primeiro dia. Segundo dia. Terceiro dia. Um mês. Nada.

Bom, eu tentei fingir que o livro tinha me impactado mais do que impactou. Eu curto histórias sobre amizade feminina. Eu curto historias passadas no período do Natal. Eu curto histórias sobre mulheres maduras. Mas este livro foi totalmente indiferente pra mim. Sequer me animei para guardar as receitas de biscoito e testar depois.

Agora que finalmente surgue alguma coisa concreta para escrever sobre O clube do biscoito, admito que tive que procurar o nome da protagonista porque nem isso me lembrava mais. Nada aqui me marcou.

Não que seja um livro ruim,não que as personagens sejam rasas, mas não são marcantes de modo algum. Inclusive, acho até que teve enredo que se repetiu entre as amigas.

Eram muitas, aliás. E eu não gravei o nome de ninguém nem seu histórico.

A única coisa que posso dizer é que a filha mais velha de Marnie mal tem espaço nas páginas, mas o pouco que tem me pareceu invejar a mais nova que conseguiu engravidar. Eu tenho ranço de mulheres com dificuldade para engravidar que insistem em tudo quanto é método ao invés de adotar as milhares de crianças nos orfanatos. A desculpa de todas é que querem ver o que a união do gene delas e do marido resulta. Pra falar a verdade, não compro essa justificativa e às vezes essa união nem gera algo tão proveitoso assim.

Já a filha caçula me pareceu uma porra louca difícil de se gostar também. Completamente fora da realidade diante da situação em que se encontrava.

Mas de resto, acho que é um livro pouco memorável que ainda assim preenche os requisitos básicos de um romance. Ao se passar durante as festas natalinas deu um amor mágico e de renovação dessa época. Fez com que me sentisse meio deslocada já que o Natal no Brasil não tem neve, nem frio. É calor insuportável enquanto nos alimentamos de comidas que esquentam mais.

A revisão tá boa, não tenho do que reclamar da tradução. E é isso.
Natália Tomazeli 20/05/2019minha estante
Adoro tua sinceridade nas resenhas heueheuehe

Ana 06/02/2017

O clube do biscoito

Só pra variar #sqn eu peguei esse livro na Biblioteca Pública bem do jeito que costumo escolher por lá, ao acaso. Eu simplesmente fico andando e esperando que algum livro me chame a atenção. E dessa vez foi esse. Esse é um livro que eu já tinha certeza que ia gostar por causa do nome. Não é porque é um nome atraente, mas porque eu sabia que ia ter comida envolvido, e como já falei por aqui, costumo gostar muito de livros que envolvam a temática de alguma forma.

Não sei explicar ao certo, não é algo como receitas tá, porque também não sou tão doida assim pra gostar de ler receitas, mas é a forma como relacionam o paladar e os alimentos com a nossa vida e sentimentos/momentos tão importantes. Pensa bem… geralmente grandes eventos e encontros estão associados à comida e bebida, e ali a vida acontece… Sinceramente não sei explicar, mas isso me fascina. Se você já leu Comer, Rezar e Amar, e gostou da primeira parte (ou de todas também porque o livro é perfeito do início ao fim) você vai entender o que estou dizendo e pode ler esse livro sem dó. É muita fofura em forma de “biscoito”.

Há histórias lindas, tristes, românticas, de fé e esperança. Eu achei tão, tão, mas tão bacana, que resolvi transcrever aqui um trecho da sinopse, por não achar palavras mais adequadas para descrever meu entusiamo:

“O Clube do Biscoito fala de caminhos percorridos, da absoluta alegria de viver e amar – apesar das decisões das quais nos arrependemos – , das escolhas difíceis, das reparações que temos que fazer e dos sacrifícios ao longo da jornada. Em última análise, é a história de todas as mulheres. Ao ler esta, a de Marnie e suas ador´veis amigas, suas lutas e triunfos, o que as faz rir e o que já as fez e fará chorar, você queria leitora, verá a si mesma e alguns dos ingredientes de sua própria história de vida.

Celebrando a coragem e a alegria – a despeito das dificuldades -, e honrado a importância da amizade entre mulheres, Ann Peralman escreveu uma história que se destina a todas nós, mulheres do mundo.”

Fala sério, como não apaixonar!?!

site: http://blogmudeideideia.com/livro-o-clube-do-biscoito/

12/04/2016

Amor e amizade
O livro trata da amizade de um grupo de mulheres que se une todos os finais de ano pra trocar biscoitos.
Mas o que elas realmente trocam entre si é o apoio e o amor para enfrentar as certezas da vida.
Gostei e me emocionei muito com o livro.

Monibams 14/09/2015

Tocante
Gostei muito desse livro pois além de nos apresentar a cada uma das 12 amigas que se reúnem e formam o Clube do Biscoito, ainda temos curiosidades sobre os ingredientes e as receitas de cada uma. Para que gosta de livros sensíveis e também de cozinhar. "Vamo'bora por a mão na massa".

site: http://caldeiraocorderosa.blogspot.com.br/2015/09/dica-de-leitura.html

ValGouveia 30/12/2014

Adorável
Peguei o livro pra ler porque queria algo leve pra ler essa semana corrida de Natal. Não fui com grandes expectativas, mas gostei demais.

O livro conta a história de 12 mulheres, a maioria delas na faixa dos 50 anos que todos os anos, se reúnem nesta época do ano, no Clube do Biscoito. Todas elas são bem amigas e de várias classes sociais.

Todas estão passando por algum tipo de problema: um filho que morreu de forma inesperada, o marido que foi embora deixando os filhos e inúmeras contas pra pagar, a preocupação com as filhas que estão grávidas e uma delas corre risco de perder (de novo) o bebê.

Gostei do livro porque tem drama, a autora soube passar de forma quase que real os dramas, desventuras (e porque não?), as aventuras das várias personagens.

No começo de todos os capítulos, é contada a história e a origem dos vários ingredientes que fazem parte das receitas dos biscoitos que são feitos para serem trocados entre as amigas.

São 13 dúzias. Uma dúzia para cada amiga e uma dúzia para uma casa de caridade local.
Na verdade, a mensagem que o livro passa é que apesar de todos os problemas, todas as dficuldades, o mais importante é poder contar com os amigos, o importante é TER amigos e principalmente SER amigo.

Indico bastante a leitura. É um livro "pequeno" e bem rápido de ler

site: http://valgouveia.com.br/

Leticia 11/07/2014

O clube do biscoito
Confesso que foi a capa do livro o que me chamou a atenção ela é toda fofa com esses biscoitos e combina bem com a história.
Esse livro possui uma história bem diferente sobre doze amigas - e ótimas cozinheiras haha - que todo final de ano se reúnem para uma festa do biscoito, quer coisa melhor do que juntar suas amigas e um monte de comida gostosa? Até eu fiquei com vontade de participar desse clube!
A história se passa em apenas um dia e é narrado em primeira pessoa pela biscoiteira líder, a Marnie e vamos conhecendo as outras personagens, suas histórias, seus problemas, este livro aborda temas como traição, divórcio, morte, romance entre pessoas com grande diferença de idade, dificuldades financeiras, entre outros, porém, sem parecer forçado.
Achei bem legal colocar a receita dos biscoitos de cada uma para introduzir cada capitulo e as curiosidades sobre os alimentos ao final de cada um, apesar de ser meio chato e cansativo de ler essas coisas.
De uma maneira geral gostei bastante do livro mas acho que ficou faltando alguma coisa. Mas vale apena ler esta história de amizade entre mulheres e se você quiser ler lá pra Dezembro para ir entrando no clima de final de ano e quem sabe fundar um clube do biscoito! Boa leitura!

"-E talvez o amor seja, em última análise, a melhor coisa que podemos receber. Não resolve tudo, mas, apesar dos pesares, é a coisa mais significativa que possuímos." pag. 287

Lu 26/08/2012

Biscoito enjoativo
Livros e comida formam uma combinação clássica e que já rendeu ótimos livros, como "O Clube das Chocólatras", de Carole Matthews, o maravilhoso "O Chá do Amor", de Jennifer Donnely e o encantador "A Senhora das Especiarias", de Chitra Banerjee Divakaruni.

Comida geralmente dá a ideia de conforto e de lembranças boas. Foi com esses elementos que a Ann Pearlman trabalhou e muito bom em seu Clube do Biscoito. A atmosfera do livro é aconchegante, a narrativa é envolvente. Somado às receitinhas de biscoito e as curiosidades sobre as origens e os usos de certos ingredientes... Parecia um daqueles livros simplesmente perfeitos. Mas não é.

O problema com "O Clube do Biscoito" é o exagero. Há personagens demais, drama demais e detalhes demais. O livro parece um manual de temas dramáticos para folhetins. Problemas com drogas? Tem. Romance com homens mais velhos ou mais novos? Também. Traição entre amigas, gravidez na adolescência, questões raciais.... Pense em um tema e pode ter certeza de que a Ann Pearlman usou. Tudo bem, são bons temas e que rendem boas histórias. Mas não tudo junto. Por mais que a narrativa da autora seja boa e as reflexões sejam interessantes, a leitura se torna desgastante, pesada. Até porque não há um pouco de humor para contrabalançar as coisas. É um choroô atrás do outro. Quando ela chegou na amiga ex-stripper e ex-viciada em drogas, eu simplesmente desisti. Faltavam ainda 100 páginas para terminar o livro.

Outra questão são os personagens, que são muitos, mas pouco marcantes. O que se destaca são os dramas que as biscoiteiras vivem, não suas personalidades. Não me lembro de nenhuma personagem que me cativasse mais, que fizesse com que eu me apegasse à leitura. É complicado ler um livro assim.

O resultado é um livro meloso, cansativo e moralista. Claro, o fato de estar esperando um chicklit engraçadinho e levinho não ajudou em nada. Ainda assim, acho que a autora realmente exagerou. Talvez, se fosse uma trilogia e cada volume agregasse um grupo menor de protagonistas, mais bem construídas e suas histórias desenvolvidas com mais calma, o livro fosse melhor. Mas não assim.

Sinto até pena de dar duas estrelas para um livro que começou bem e que prometia muito, mas não posso ignorar a sensação de irritação que eu sentia quando finalmente decidi abandonar a leitura. Uma pena.

Não recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5