O portal

O portal Eliane Raye

Resenhas - O portal

Luciane 29/01/2012

Li este livro por meio do Grupo Livro Viajante (http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284), disponibilizado pela própria autora. É o seu primeiro livro. Na minha avaliação, gostei bastante da história, que traz um grande mistério em torno da Pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Tem suspense, ação e romance bem gostoso. Parabéns Eliane, pelo belo trabalho!

Lelê 22/01/2012

Resenha: O Portal
Para começar vou falar da capa, que é linda, enigmática, o tipo de capa que só de olhar já dá vontade de ler o livro.
É narrado em terceira pessoa. Mas me impressionou muito o jeito como foi escrito,
No começo, a cada capítulo conhecemos um personagem. Começamos com Lizzie, uma moça recém saída da adolescência que acabou de entrar na faculdade.
Depois passamos a conhecer Robert Mcwood, um rapaz que acabou de terminar a faculdade de engenharia química e mora nos Estados Unidos.
Logo chega Rachel na estória, uma moça muito bonita.
Bom, só que a cada capítulo, todos vão se misturando de uma maneira incrível, como uma teia.
E daí pra frente o livro começa a ter todos os ingredientes que precisam para se tornar um livro viciante.
Inicia com o drama familiar, passa para o mistério, suspense, romance, suspense novamente, volta para o romance, apimenta isso tudo com humor. Depois volta para o mistério, aí pra arrepiar mais tem aventura, envolvendo até uma escalada na pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Não satisfeito, tem mais romance e humor.
Ui! Por isso vicia.

"Lizzie, o que nós sabemos do futuro?
Ninguém tem as respostas. O futuro pertence
àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.
Eleanor Roos Velt foi quem disse essas palavras..."
Pag. 74

"Julio César perdeu tudo por causa de
Cleópatra... E depois de séculos ainda
não aprendi a lição"
Pag. 158

Eu já li muitos livros, mas só três faziam parte dos meus favoritos. A partir de hoje são quatro!!
Agradeço imensamente a autora por ter me dado a oportunidade de ler esse livro maravilhoso!!
Gostaria de falar mais do livro e dos personagens, mas não tem como sem ter spoiler. Como eu disse, os personagens se misturam como uma teia, ou seja, eles fazem parte de uma única estória.
Enfim, vale a pena ler com certeza!!!!

Tarsila 11/01/2012

Eletrizante!
Elizabeth McWood, 19 anos, deixa Nova York e vem morar no Rio de Janeiro, para onde o pai foi transferido e, mesmo aguardando aventuras, não pode imaginar por quantas emoções passará.
No seu primeiro dia de aula na PUC, onde cursará história, Lizzie, como Elizabeth costuma ser chamada, acorda com dor de cabeça e sem se lembrar do que aconteceu na noite passada.
Sentindo-se perdida na faculdade, pede orientações à bibliotecária Flávia, primeira pessoa com quem tem contato por lá. Lizzie, por causa de manchas de sangue, descobre três símbolos marcados em suas costas. A procura de respostas para o que seriam eles, quem e por que teria feito aquilo, além de que o que aconteceu naquela noite com o italiano Marcello, guiam Lizzie, que conta com Flávia e Leonardo, um estudante de Medicina, num mistério que não se sabe até onde levará.
Mais e mais perguntas surgem na busca por respostas e Lizzie não sabe se todos os acontecimentos têm relação um com o outro. Steve, seu namorado cheio de teorias malucas que ela nunca entendeu, talvez não esteja mesmo em Boston, como acredita sua mãe. Endereços, fotos, chaves e cógidos se misturam ao enigma e todos podem estar correndo perigo...
No meio de tudo isso Lizzie ainda se vê confusa com os seus sentimentos. Steve realmente tocou seu coração, mas Leonardo a apoia sempre e a companhia do charmoso Marcello é muito agradável...
No livro ficamos conhecendo histórias de alguns personagens importantes no enredo e apreciei a forma como a autora colocou e ligou tudo isso.
O Portal é baseado em lendas que existem sobre a Pedra da Gávea, que eu desconhecia e por isso a história para mim foi ainda mais surpreendente.
O livro conseguiu me prender no desenrolar do mistério, deixando-me ansiosa, além de em tantos momentos fazer-me rir ou suspirar...
Não está claro quanto tempo Lizzie teve para aprender português, mas tive a impressão de que foi pouco para um complexo idioma. Tudo bem que ela estudou intensamente e se esforçou, mas gostaria de vê-la errando algumas palavras...
A capa é linda, a revisão foi boa e tem uma borboleta fofa no começo dos capítulos, que, sim, tem a ver com a história.
Curiosidade: Além de a protagonista se chamar Elizabeth e ser apelidada de Lizzie, encontrei um acontecimento que me lembrou bastante Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, mas não foi proposital, segundo a autora.
O Portal é, enfim, um livro eletrizante, que me conquistou e recomendo! A história ainda terá uma continuação "cheia de surpresas".

Karine Coelho 11/01/2012

Quer entrar?
Um suspense de primeira. Essa é a primeira frase que me vem à cabeça ao pensar no livro de Eliane Raye, vencedor do Codex de Ouro 2011 na categoria Melhor Capa (parabéns, Eliane!) A história te prende do começo ao fim em um labirinto de suspense, uma teia de personagens e acontecimentos surpreendentes e em inúmeros flashbacks bem no meio da trama que a tornam muito mais complexa.

A parte da história que se passa fora do Brasil tem total coerência, mas a escolha do Rio como cenário principal não poderia ter sido mais perfeita, com paisagens deslumbrantes nubladas por mistérios sinistros, e tudo isso regado a romances complicados, História Antiga, códigos secretos e reviravoltas. Eliane Raye soube cativar os leitores e nos manter prisioneiros ao nos presentear com um livro tão envolvente, que não perde em nada para grandes mestres do suspense mundial!

Juliano 30/12/2011

O Portal: um livro ágil e misterioso
O Portal, de Eliane Raye (Editora Usina das Letras, 202 páginas) é uma história ambientada nas cidades de Nova York e Rio de Janeiro, que leva o leitor a uma dimensão onde o suspense, a aventura e a paixão se fazem presentes do começo ao fim.

O livro traz a história de Elizabeth Macwood, uma garota ruiva, norte-americana, filha de um empresário americano, que decide acompanhá-lo em seu novo compromisso no Brasil. Após uma noite turbulenta, a personagem central acorda com três sinais desconhecidos em suas costas e uma súbita amnésia. A partir daí, tem início uma história permeada por uma escrita clara e concisa: sua graça está na agilidade dos acontecimentos.

A autora, com maestria, traz uma história juvenil, que engloba a busca por um Portal que faz a ponte entre o presente e o passado. Isso desperta o interesse de pessoas que querem o poder que esta conexão entre os tempos pode trazer. Mortes, intrigas e ameaças se tornam frequentes, emoldurando o texto numa névoa de mistério.

Com a ajuda de amigos, Elizabeth, a ruivinha que parece ter tomado um rebite de tão enérgica que é, junta as pistas e, aos poucos, monta um quebra-cabeça que tem a força de prender a atenção dos leitores que admiram histórias ágeis e com doses açucaradas de romance. É uma leitura fácil, descontraída, bem elaborada.

A AUTORA – Eliane Raye é escritora, ilustradora e dentista. Nasceu em Volta Redonda (RJ), criou-se em Brasília e, atualmente, reside no Rio de Janeiro. Foi cantora, designer e é autora do romance O Portal e do livro Os Primeiros Socorros Para os Seus Filhos. Também fez a ilustração do livro Uma Turma Para Dora (Ana Cristina Melo) e Uma Vaca que Não Gostava do Pasto (Nina Krivochein). É também editora do site Tabletes Culturais. Informações: http://elianeraye.com.br/

Mirela L. 21/12/2011

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Quando vi a capa de O Portal fiquei extremamente curiosa e encantada! O primeiro pensamento que tive foi: o que será que ela quer dizer?! Foi com essa indagação que corri pra sinopse e captei uma mistura de mistério, amizade, romance e muita aventura. E eu, felizmente, não estava enganada… Gostei bastante do livro!

Eliane nos conta a história de Elizabeth Macwood, uma garota que vem dos Estados Unidos para o Brasil morar com o pai, Robert, que vem tentando seguir em frente após a separação do seu casamento. Vir para o Brasil representava para Lizzie, uma nova vida, regada de tranquilidade e paz, mas bem, não foi exatamente isso que aconteceu. Na faculdade, Lizzie conhece Flávia [a amiga maluca] e Leonardo [o amigo lindo e fofo *suspiros*] e graças a presença deles, ela consegue ter apoio para tentar desvendar os mistérios que começam a rondar a sua vida, que logo acontecem após a sua chegada na cidade maravilhosa, pois Lizzie se depara com umas inscrições em suas costas e o pior, ela não lembra de absolutamente nada e não sabe o porque “daquilo” ter acontecido justamente com ela [tenso, né?! O.O].

- “Lizzie, você andou se mutilando com gilete, ou então alguém fez isso em você! Não é um corte normal, é uma espécie de desenho ou algo assim!” [pág. 15]
E os tais mistérios não param por aí não… Eles passam a ficar mais presentes na sua vida! Teorias, chave, borboleta, ambição, viagem no tempo e muito mais, acontecem em O Portal, como uma espécie de quebra-cabeça sensacional! E a situação fica ainda mais complicada quando a única pessoa em que ela confiava, seu namorado [que morava nos EUA] Steve, desaparece misteriosamente e não deixa vestígio algum… Somente o conhecimento de que era um garoto muito inteligente e que tentava descobrir algumas questões que poderiam envolver muito dinheiro e pessoas perigosas!

- Borboleta, você já ouviu falar no “buraco da minhoca”? [pág. 53]
A partir daí a autora garante muitas aventuras… O leitor se vê envolvido em tais buscas, passa a desconfiar de tudo e de todos, passa a se apaixonar pela individualidade e atitude dos personagens, além de que Eliane consegue com maestria incluir em O Portal aspectos da história e da Bíblia. Outra sacada bem bacana da autora foi ter intercalado histórias… Ora está mais enfocada em Lizzie, ora em Robert, ora em Rachel, ora em Leonardo e até em alguns personagens secundários, que apesar de “secundários” tem toda uma ligação com a trama! Bem bacana isso, viu?! Todos os fatos colocados pela autora são como teias… E esses recortes que ela coloca, aos poucos, vão se encaixando e convergem num final bem legal e que clama por uma continuação, rs.

Falando mais um pouquinho dos personagens… Todos possuem características fortes e individuais! Gostei de todos, mas destaco a protagonista, Lizzie, que é bastante teimosa, mas também corajosa e muito atenciosa com a sua família; Leonardo, o amigo, quase dermatologista, cheio de charme, fofura, determinação e bondade no coração; e Robert, o pai de Lizzie, que tem sua história e batalha pra ser alguém na vida demonstrada no livro, um personagem que mereceu tudo o que conseguiu! #mecativou

Além de toda essa história fascinante, o livro, tem uma diagramação linda e bem caprichada! Parabéns a autora e a Vermelho Marinho pelo lindo trabalho! Ficou de arrasar! O Portal é garantia de uma narrativa envolvente, contagiante e empolgante! Uma história que consegue mesclar ação, mistério, romance,…, com muita sutileza e de uma maneira bem especial!

“Nada pode mudar o que já está escrito. Por isso, a dor torna-se insuportável, porque a certeza de que cometeremos os mesmos erros é certa.” [pág. 182]

Confere lá: http://inteiramentediva.blogspot.com/2011/12/resenhando-35-o-portal-eliane-raye.html#more

AndreLSarausa 03/12/2011

Resenha - O Portal
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/12/resenha-o-portal.html

Elizabeth é uma garota que mora nos EUA e vem para o Brasil fazer sua faculdade de História.Como toda mudança no começo é dificil, a de Lizzie tambem não seria excessão.
Ela conhece Flávia, uma menina meio boba, e Leonardo, que faz medicina.
Eles viram ótimos amigos!Um dia Lizzie acorda com simbolos marcados em suas costas, que doem muito, e ela não lembra o que tinha acontecido na noite passada.
Depois de algum tempo, ela descobriu que estava na boate com Marcelo, seu..."ficante", e lá as marcas foram feitas, alem de terem deixado com ela uma chave.
Ela vai descobrindo os mistérios, até chegar a conclusão de que tudo isso tem a ver com seu ex namorado, Steve, que descobriu o "buraco de minhoca" onde você pode ir para o passado.
Ela vai atras de Steve que está preso dentro desse portal enquanto foge de todos os outros que a perseguem para conseguir entrar nesse portal.

O livro é bem legal.Eu achei ele meio parado, mas é assim pois tem romance, triângulo amoroso e coisas mais...Já vi varias pessoas comentando que gostaram muito da capa, mas eu sinceramente não achei lá essas coisas, é uma capa até que simples.
Eu já suspeitava de algumas pessoas e no final, minhas suspeitas estavam certas.
É narrado em 3º pessoa, e em alguns momentos, narra onde estão os bandidos, enquando Lizzie procura as pistas, como uma novela, que para de mostrar onde está no meio da investigação, para mostrar como os bandidos estão pertos.
Mas o livro é bom sim!

Guilherme F. 17/11/2011

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
Confira a resenha no blog: http://osimbolista.blogspot.com/2011/09/resenha-o-portal-eliane-raye.html

"Os sinais escondem um mistério que poderá mudar o rumo da história." Elizabeth Macwood foi criada em Nova York. Filha de um grande empresário americano, Robert Macwood, decide acompanhá-lo em seu novo compromisso no Brasil. Após uma noite agitada, Elisabeth acorda com três sinais desconhecidos rasgados em suas costas e uma súbita amnésia que a faz se esquecer dos acontecimentos que geraram as marcas. Em uma busca incessante para desvendar o motivo dos sinais, Elizabeth se vê envolvida em histórias inacreditáveis, verdades, mentiras, símbolos, viagens no tempo, medos, supresas e paixões inesperadas. Ambientado nas cidades de Nova York e Rio de Janeiro, O Portal apresenta um enredo de enigmas, no qual a autora Eliane Raye nos conduz em suspense até o último momento, em reviravoltas inusitadas. Um romance com personagens marcantes em que todos apostam a própria vida para descobrir a verdade.

"-"Buraco de minhoca" em sua essência é um atalho através do tempo.Assim como uma minhoca pode passarde um lado para o outro da casca da fruta abrindo caminho através do miolo, um viajante que passar por um buraco de minhoca no espaço, fará um atalho para o outro lado do universo."

Olá pessoas!Hoje vou debater com vocês sobre O Portal, de Eliane Raye, um livro nacional.

A estória do livro conta sobre Elizabeth Macwood uma americana, que vem ao Brasil por uma tranferência de sua universidade de Nova York para a PUC do Rio cursando história, até que um dia acorda e descobre três sinais em suas costas, junto com dois amigos que conhece na nova instituição de ensino vai atrás disso para tentar resolver este quebra-cabeça que a cerca.Com uma mistura de ação, história e mistério Eliane narra a trama que hora se passa em território carioca, hora em americano(do norte, kkkkkkkk, por que brasil também está na américa).
A história não é totalmente linear, variando conforme as descobertas que são feitas, as voltas ao passado.

"Minha bela Lizzie...-Marcello enxugou uma lágrima que corria o rosto.-Você terá de criar uma pele mais grossa se não quiser se machucar tanto.-Ele deu um sorriso carinhosos.-Mas não deixe que isso mude o que você tem por dentro."

Quando vi a capa e o booktrailer do livro fiquei super ansioso para ler, mas tenho que confessar que não era o que estava pensando(o tema),a história começa a pegar fogo mesmo do meio para o final que é feita uma verdadeira corrida.O que gostei é a mistura de thriller e história juntos, sendo uma narração atual mas com toques históricos que influenciam diretamente, e sem querer dizer spoiler, esses toques não serem aqueles tramas religiosos, também não é aquele livro mega dark e sombrio, de maneira simples vai se passando a história, com romance, traição.Fiquei imaginando como seria a estória se fosse incorporado mais mistério e mais personagens, e quando estava lendo imaginando também como seria uma versão para o cinema deste livro.No geral gostei, acho que por ser o 1º livro dela está bom, e conforme a autora divulgou no twitter terá O Portal 2, mas ainda sem nada definido, e nem imagino que será a próxima estória, pois as questões levantadas no livro são respondidas até o final dele, então agora é esperar, leiam "O Portal" da Eliane Raye e se aventurem nesta história!

Leitora Viciada 08/11/2011

Me interessei por esse livro quando o vi entre os indicados ao Codex de Ouro 2011. O Portal possui 3 indicações no total, nas categorias Melhor Booktrailer, Melhor Ficção/Fantasia e Melhor Design de Capa. Particularmente, concordo com as indicações, ainda mais agora que o li.

Conheci a Eliane Raye durante a Bienal do Livro do Rio e pela primeira vez vi o livro ao vivo e constatei que realmente a capa é muito bela. E a escritora me deu bastante atenção. Acrescentei o livro à minha wishlist e quando o ganhei da própria Eliane, quase morri de felicidade!

Uma observação pessoal é que Eliane enviou o livro com a dedicatória mais linda que já recebi, e este tornou-se um dos livros mais especiais de minha estante, antes mesmo de ser lido. A Eliane enviou também um kit que está sendo sorteado aqui no blog, não perca a chance de participar!

A capa, o material, a diagramação e a revisão estão aprovados! Um livro de qualidade, isso nota-se ao segurá-lo e folheá-lo. E o conteúdo? Maravilhoso!

Na minha opinião, existe um estilo de narrativa semelhante ao estilo do Sidney Sheldon, que pode ser notado na forma como a ação e suspense ocorrem, nos capítulos empolgantes, no mistério envolvido, nas referências modernas nos detalhes... e muitas outras coisas. A protagonista é uma mulher com uma personalidade bem definida.
Mas é claro que existe o diferencial! Eliane consegue ser mais sensível e profunda. Além disso, apesar da protagonista, Elizabeth (Lizzie) ser de Nova Iorque, os pontos poderosos da trama se passam no Rio de Janeiro (com uma escapadinha em Búzios). Cenários típicos da cidade, como as encantadoras praias e pontos turísticos estão bem explorados e detalhados. Moro em Cabo Frio (do ladinho de Búzios; poxa quando lerei um trechinho de algo em Cabo Frio, hein? Na série Horizontes, outro livro nacional que li neste ano, Búzios também é citado, e nada de Cabo Frio ahaha.), mas nasci e vivi no Rio e adorei ver cenários como a Biblioteca Nacional e o Pão de Açúcar, locais que eu amo!
Também existem momentos em Nova Iorque, no Central Park ou na Wall Street. Damos também um "pulinho" em Columbia e Orangeburg.

O Rio de Janeiro e Nova Iorque são interligados numa teia curiosa de acontecimentos capaz de agarrar o leitor. O retorno ao passado surge contando a história dos pais de Lizzie, e de sua infância. Essas voltas ao passado são importantes para entendermos melhor as personagens, o presente e também outras coisinhas. No início me perguntei se isso era apenas uma tática da autora para "enrolar" um pouco, mas descobri que nada é exposto por acaso, todos os fatos vão se encaixando e fazendo um tremendo sentido. Uma teia muito inteligente interligando os ambientes e a linha temporal.

Todas as personagens possuem características marcantes e apesar das mudanças sofridas, existe fidelidade em manter suas personalidades, fato que achei uma ótima estratégia.

Lizzie é uma jovem mulher de personalidade marcante, teimosa, charmosa e inteligente. Seus defeitos são tão fortes quanto suas qualidades, o que a torna uma moça real. Em alguns momentos você a admira, pela coragem em enfrentar o desconhecido e carinho com os pais, por exemplo. Em outros momentos você tem vontade de agarrá-la pelos ombros e gritar-lhe sobre sua indecisão e insistência. Isso faz da leitura uma ação muito divertida.

Uma personagem que gostaria de destacar é seu pai, Robert. Conhecemos sua história de trabalho duro, um rapaz simples e estudioso que se transforma num homem rico e bem-sucedido. Você não o inveja, pelo contrário, vê o quanto ele merece. É um ótimo pai e marido, uma pessoa de bom coração.

Leonardo, o médico que é quase dermatologista, literalmente esbarra em Lizzie, e acaba se metendo numa confusão e suspense que muda sua vida para sempre. Gosto de como ele e Lizzie brigam, se desentendem e num minuto depois se acertam e continuam na tentativa de descobrir o grande mistério que envolve Lizzie.

As personagens secundárias são tão bem estruturadas quanto as principais, um ponto forte no livro. A única diferença que as separa é a frequência com que aparecem nas páginas: Brian, Flávia, Rachel, Cíntia e Marcello. Gostei de todos eles!

O mistério envolve marcas estranhas feitas dolorosamente nas costas de Lizzie, uma chave misteriosa, um enigma fenício, papéis com teorias loucas, borboletas, interesse de grupos poderosos, perigo e a Pedra da Gávea! Totalmente eletrizante! Um portal para viajar no tempo, parece loucura? Não nesse livro empolgante.

Além da ação-suspense-mistério-perigo, existe o romance. Um "quadrado" amoroso para leitor algum colocar defeito! Com quem Lizzie deve ficar? Com seu primeiro amor adolescente, com um sedutor refinado ou um amigo apaixonado? Isso também faz parte do mistério do livro...

Depois do término da leitura, me senti um pouco incomodada. Quero mais. Existe muita coisa ainda a ser explorada, não que não tenha sido bem trabalhada pela autora, muito pelo contrário. Não sei se ao escrever O Portal ela já imaginava a continuação, ou se foi uma necessidade que nasceu depois de ver o livro publicado. O que importa é: O Portal 2 será muito bem-vindo! A Eliane anunciou por esses dias que está finalizando a continuação e eu fiquei muito interessada!
Gostaria de agradecer a Eliane por me proporcionar momentos agradáveis de entretenimento, pois na última semana passei por um estresse e não conseguia me concentrar em ler e escrever. O Portal foi uma salvação, me fazendo "escapar" do problema.

Livro agradável e viciante que recomendo a todos.

Para mais informações sobre o livro, como adquirí-lo e para ler uma pesquisa sobre o tema: http://www.leitoraviciada.com/2011/11/o-portal-de-eliane-raye.html

AndyinhA 09/10/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

O Portal tem um suspense grande e pouco romance, quando digo romance, falo da ideia em si, o casal junto, numa coisa as vezes quase melosa. Aqui há tensão romântica, pois a protagonista tem bastante gente ‘babando’ por ela.

Elizabeth é americana e vem estudar no Brasil, e numa festa algo acontece com ela e simplesmente ela não se lembra, tudo porque uma tatuagem aparece em suas costas e ela nem sabe como aqui chegou ali. Então este é o primeiro mistério do livro. E a partir de então rola juntar pistas para entender o que aconteceu na festa e o que são essas marcas. Para ajuda-la, ela conta com dois brasileiros – Leo e Flávia – eles tentam de todas as maneiras descobrir onde Lizzie se meteu.
Outros que (as vezes) estão prontos para ajuda-la são Steve (seu ex/atual namorado) o qual ela não vê

Para saber mais acesse: http://bit.ly/q35Wqn

Annie 26/09/2011

O Portal, por Ana Nonato.
Espaço
Varia entre EUA e Brasil.

• Caracterização: É descrito com precisão de acordo com a necessidade; esta descrição poderia ser melhor explorada em ambos os locais, mas especialmente no Brasil (país natal dos leitores). Não há nenhuma indicação acerca dos conteúdos reunidos (nem mesmo uma bibliografia), o que pode deixar o leitor confuso acerca da distinção entre os espaços ficcionais e a realidade.

Tempo
Século XXI, em especial os últimos anos.

• Caracterização: Não há indicação definida (escrita, por exemplo); é inferido através dos espaços, das personagens e dos aparatos tecnológicos, o que não altera significativamente o aproveitamento da história. Mesmo as alternâncias entre passado e futuro são perfeitamente identificáveis sem as referências explícitas.

Personagens
As principais são Elizabeth e Leonardo. Há uma pequena influência de "Orgulho e Preconceito" na história, seja no nome da mocinha (Elizabeth Bennet Macwood), seja na relação entre Lizzie, Leo e Steve.
As personagens secundárias são tão complexas quanto as principais; o que as diferencia é o enfoque dado às mesmas, o número de aparições, etc. Houve uma preocupação nítida da autora em conferir veracidade às personagens (principais ou secundárias) e ao enredo (através desta maior caracterização).
A personagem mais engraçada e interessante do romance é Flávia, que traz momentos de descontração e boas risadas ao clima tenso da narrativa.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
A costura entre os três é perfeita. O tempo faz o espaço e as personagens (de certo modo, uma lógica determinista) e vice-versa, o que ocorre naturalmente neste livro.

Enredo
Segue uma linha lógica de acordo com as pistas e lendas propostas. Reintera-se: seria interessante a autora ter disponibilizado uma bibliografia ou notas acerca das informações verídicas utilizadas. Ademais, toda essa sequência lógica de que o enredo se utiliza é intrigante (até mesmo umas passagens clichês entre Leo e Lizzie). É bom para conhecer História (fenícios) relacionada com a bíblia e as teorias de volta ao tempo.Narrado em 3ª pessoa do singular de forma onisciente, proporciona uma visão mais ampla das personagens e dos fatos. Conta com 202 páginas, ou seja, é um livro bem curtinho e de fácil leitura.

Capa
É bonita e simples. O problema é entender a relação da pedra amarela com o resto do enredo. Tal letra (impressa na pedra) foi procurada por esta autora em todo o enredo e nada foi encontrado. Pode ser apenas um símbolo do enredo, mas prejudica a coerência entre a capa e a narrativa. Se a autora quiser explicar o motivo de capa, as portas deste blog estão abertas.

Estrutura física
O material com o qual o livro foi confeccionado é de boa qualidade (apesar de que o material de capa poderia ser um pouco mais grosso - a possibilidade de amassar perto da lombada é muito grande); as páginas amarelas diminuem a intensidade do reflexo da luz (o que não ocorre no papel branco), cansando menos os olhos; As letras são de bom tamanho e legíveis.
Quanto à parte gramatical, a grafia das palavras e as regras de concordância e regência foram respeitadas.As vírgulas, entretanto, são o "Calcanhar-de-Aquiles" deste romance. São muitas colocações inadequadas que travam a leitura e atrasam o ritmo, um verdadeiro problema para os leitores. Neste aspecto, a revisão falhou miseravelmente; nos outros, cumpriu seu papel.

Gostou da obra?
Apesar destes errinhos de vírgula, da capa e da falta de bibliografia ou notas acerca das informações tratadas, eu gostei muito deste livro! Torci muito pela Rachel e Robert (na verdade, eu teria gostado mais se os protagonistas fossem eles - não me levem a mal, mas a Lizzie e toda aquela dúvida me davam nos nervos. Sem contar naquela lábia do Marcelo que me fazia pensar que DIABOS a menina viu nele) e também torci para a Lizzie, mas a "tripolaridade" dela me deixava maluca! Em um momento ela estava se lamentando pelo amor da vida dela, noutro estava se derretendo pelo Marcelo, então flertava com o Leo... Quanta indecisão! A Rachel errou muito, mas ao menos foi mais concisa. E o Robert é um amor de pessoa, né? Super pai, super marido, super pessoa. Adorei!
O carisma dos "mocinhos" ou "galãs" do livro, confesso, não me conquistou, ficou só no papel... E o Robert, que era para fazer a linha "paizão", me fez ofegar.

Avaliação
- Enredo: 8
- Capa: 8
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 8
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 8
- Aspectos gramaticais: 7
- Estrutura física: 9
- Gosto da autora: 9

Nota: 8,1 (3 estrelas - Bom)

Recomendações
Não se assustem com a nota! Se vocês conferirem o Critério de Avaliação, verão que eu sou bastante rigorosa. Recomendo a todos que gostem de História, Bíblia, teorias do tempo, amor... Não deixem de ler!

Veja mais em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/09/resenha-o-portal-eliane-raye-book-tour.html
Bárbara Machado 30/11/2016minha estante
Nossa, Annie, que resenha mais completinha! Adorei. Fiquei até curiosa para saber a sua opinião sobre meu livro de estreia, Antes de Casar! Rs

Annie 16/12/2016minha estante
Haha, oi, Bárbara!! Que bom que você gostou! Eu tenho um blog literário, já faz um tempinho que não escrevo nele, mas pretendo voltar em 2017. Se quiser conversar sobre alguma parceria, estou às ordens! \o haha Leituras são a minha paixão

Rafa 16/08/2011

Resenha - O Portal - Eliane Raye
Quando comecei a ler "O Portal", senti uma extasia total, quando me cadastrei no BT do livro pelo blog do Joe, mal esperava para começar o livro, além disso estava eufórico por causa das várias resenhas que já li com tantas críticas boas. Pois bem, a história é bem legal, cheio de aventura e para lá de emoções com pitadas quentes de romance, mas que não extravasou muito nesse aspecto, mas mais para o lado aventura, não deixando o texto cansativo, mas garanto que o conjunto das duas transformou o livro da Eliane numa espécie de livro irresistível, tentador, com um poder enorme de nos fazer acreditar que o portal é o centro da história, mas no fim não é lá grande coisa, talvez só seja nossa curiosidade com que faça para ler o livro até o fim, e confesso que compensou e muito, a narrativo da autora é maravilhosa, está de parabéns.
Em 3ª pessoa, a autora descrevia todos os personagens com todo detalhe possível, e não poderia deixar de dizer que fez, quase como um histórico da vida dos pais de Lizzie, hora ia para o romance feliz dos pais de Lizzie, hora voltava para a história atual de Lizzie, o que me deu raiva no começou, mas percebi que foi mega importante ler o início da paixonite dos pais dela, foi bem piegas, mas adorei.
Lizzie é uma garota super divertida e toda decidida, porque sabe o que queria, ela é daquelas personagens fortes e marcantes, que você vai comparar com várias outras que já leu, sabe, que se encontra em todos os romances da Meg Cabot, ou não? Então, eu fui me acostumando a ideia de tê-la como minha ídola, até saber que estava no coração de três rapazes, aí foi pedir demais, era Leonardo seu melhor amigo aqui no Brasil, o Marcello seu amigo de Nova York, e Steve que estava em um lugar que não posso falar bem aqui, e no qual Lizzie namorava no momento. Ela só foi parar no Brasil porque os pais dela haviam se separado e Robert, o pai dela resolveu ficar distante e esquecer do passado que estava em Nova York convivendo só com sua filha aqui no Brasil, exatamente no Rio de Janeiro, com descrições perfeitas da autora sobre a beleza natural daqui.
Confira uma passagem, na qual Lizzie, está no portal:

_ Eu não sei como cheguei aqui, mas tinha a certeza da existência desse lugar. Ele era tão real nos meus sonhos. - Lizzie agarrou as mãos dele, como se fossem salvá-la dos pesadelos que vinha enfrentando. - Nem acredito que cheguei até aqui... O pior é que não consigo entender essa necessidade de estar aí dentro. É como se tudo dentro de mim implorasse pela paz que senti momentaneamente.

Foi tanta aventura, mistério, suspense que pensei que iria enfartar com tamanha história, e apesar de que tudo encaixasse perfeitamente como se fosse um quebra-cabeça e ficava imaginando como resenharia um livro tão difuso e ao mesmo tempo delirante de tão apaixonante que a Eliane criou, cheguei a pensar que seria um clichê qualquer pelo começo, pensei também na história de Clea de Elixir, que me lembrou um pouco, mas percebi que estava boiando, inclusive a história da Eliane é bem mais agitada e inusitada, essa comparação que fiz, faz com a obra de Eliane se torne bem mais cortejante para apreciar.
Meu objetivo maior, ao ler esse livro foi ter que saber o que é esse tal portal tem de tão importante para estar na capa, e por quê a Lizzie estava atrás dele como uma louco psicopata atrás de algo incomum, com tantos enigmas para revelar que surgia todo dia na sua frente, além de mafiosos atrás da mesma também, uma perfeita trama, concordam? O que me deu raiva agora, é que não posso contar o que é o tal portal para vocês, se não vai perder toda a graça para se caso você for ler, mas garanto desde já que é uma das criações mais bem planejada que já li e presenciei ao destacar com meus olhos a leitura, fantástico e chocante, não tem como escapar.
Se você adorou tudo isso que eu disse, e ainda tem dúvida de que o livro é super massa, não sabe o que está perdendo, é tanta aventura, suspense, além de ser nacional, tenho certeza que sua leitura, se o fizer, será prazerosa, recomendo muito. Comente!

Talita 12/08/2011

“A chance de voltar no tempo é sedutora. É como se a vida desse outra oportunidade de construirmos um futuro sem erros!”
------
------

Elizabeth Macwood, uma jovem de Nova York, que veio para o Brasil, especificamente para o Rio de Janeiro, acompanhando seu pai, Robert, que tenta seguir em frente depois da separação com a esposa, crente que passariam um tempo tranquilo no país, porém estavam enganados.

No seu primeiro dia de aula, Lizzie descobre 3 estranhas inscrições gravadas em suas costas, marcadas como feridas abertas e que deixavam sua alma atormentada. Junto de colegas da faculdade, e de Marcelo um amigo italiano alucinante, vão em busca de respostas e notícias com o propósito inicial de salvar seu namorado Steve, que está desaparecido, mas ela não imaginava que não era bem esse o seu propósito, e para descobrir isso, ela passará por muitas reviravoltas, novos sentimentos, e muito perigo.

A ação da busca por Steve e pela descoberta daqueles símbolos, se inicia e o ritmo é enlouquecedor. Perseguissões, desilusões com parentes e amigos, mortes, reviravoltas no destino, perigo em uma escalada onde não poderia ocorrer erros, ameaças de morte, crises de ciúmes vindas de todas as partes, tudo isso em busca de respostas e soluções que iriam mudar a vida de Lizzie e de todos que estavam envolvidos na trama.

A autora dividiu os capítulos narrando paralelamente as histórias de Lizzie em uma busca desesperada pela verdade, e de seus pais, com seus dilemas carregados de emoção, uma trama muito bem equilibrada, com a medida certa de aventura, romance e drama, envolvendo também algumas citações bíblicas, provando que é possivel sim, envolver ficção e realidade, com bom senso e sem distorções. E ainda contamos com uma linda diagramação que nos deixa simplesmente ''hipnotizados'' na leitura, impossivel de se largar antes do fim.

Vamos combinar uma coisa, A Lizzie pode até ter mil problemas, mas tem a sorte de ter três homens perfeitos e apaixonados ao seu redor. Steve é todo bonitinho, Marcelo um galanteador envolvente, mas o que é o Leo galera, eu me apaixonei por ele! (#aiai - #Suspiros). Vocês precisam conhecer, só posso dizer que são todos apaixonantes.

Não sei ao certo, mas acho que terá continuação, será? *-* (#tomara)

Leitora Viciada 04/11/2011minha estante
Sim, terá continuação!

Talita 16/11/2011minha estante
Oba, que bom que vai ter continuação *-*

Renata 31/07/2011

Confesso que so peguei esse livro por curiosidade, e por que conheci a autora Eliane Raye e não me arrependo.
A historia tem romance e misterio na medida certa, durante a leitura fiquei intrigada algumas, não entendia por que a Elizabeth não se lembrava, mas a memoria prega peças e as lembranças vem no tempo certo.
Em quem Elizabeth poderia confiar, nem ela mesmo sabia... bem vou terminar de ler e torcer para que o proximo livro seja lançado em breve, ja estou ansiosa.

Breno Rodrigues 29/07/2011

Blog Livretando
Elisabeth MacWood, ou Lizzie, é uma jovem de 19 anos que mora com sua mãe em Nova York desde a separação de seus pais, mas ao saber que seu pai mudaria para o Brasil, resolveu partir com ele, afinal de contas, não perderia a oportunidade de aventurar-se em uma cultura diferente.

Em seu primeiro dia de aula, ela acorda com uma dor de cabeça enorme e sem lembrar-se de nada do que acontecera na noite anterior, mas ela não tem tempo para questionar sua repentina amnésia, pois já está atrasada e precisa correr para não perder a aula, Lizzie resolve então vestir-se depressa e seguir para a faculdade, não poderia deixar que seu pai desconfiasse que havia algo de errado com ela. Segue então para a PUC, onde cursará História, e lá conhece Flávia, uma jovem e gentil bibliotecária que passara a ser sua melhor amiga. Ao apresentar a faculdade, Flávia percebe que a roupa de sua amiga está manchada de sangue, o que as assusta, pois esse sangramento estaria sendo causado por símbolos que foram, aparentemente, desenhados com gilete nas costas de Lizzie. Mas quem poderia ter feitos uma atrocidade dessas com a garota e, por quê? Elisabeth nem ao menos se lembrava de onde estivera na noite anterior...

Em meio ao seu desespero, Lizzie sai correndo e esbarra em um garoto, Leonardo, que posteriormente passaria a ser seu amigo. Sentindo-se confusa com os últimos acontecimentos, Elisabeth se abre com seus mais novos amigos e conta com suas ajudas para descobrir a origem daquelas marcas misteriosas que inexplicavelmente apareceram em suas costas. Seguem em busca de pistas e, quanto mais próximos chegam da verdade, mais perigosa essa busca se torna. Existem pessoas perigosas envolvidas e Lizzie terá que descobrir o porquê, para que possa dar-se um fim a todo esse sofrimento. Muitas surpresas e reviravoltas se dão, e os mistérios tomam conta de toda a trama.

Em um clima de romance, mistérios e descobertas, somos conduzidos por uma narrativa envolvente, que me deixou ávido para descobrir o que me aguardava nas páginas seguintes. Gostei da forma como Eliane foi alternando entre personagens e momentos da vida deles a cada capítulo que se passava. Desta forma ela nos possibilitou conhecer mais a fundo a história de vida de cada um dos personagens principais. Não gostei do fato de o personagem Marcello ser apresentado quase que como um ser sobre-humano, uma pessoa surreal, me pareceu algo forçado, fora da realidade. Também me senti um pouco incomodado em algumas trocas de cena, senti falta daqueles espaços, mas acredito que tenha sido um descuido, afinal, foram em poucos momentos que pude perceber esse inconveniente. Ah, vale salientar também o cuidado que a autora e a editora teveram com a ortografia, foi tudo escrito de forma primorosa, não encontrei um errinho sequer. Se tem, passou despercebido por mim. O final não poderia ter sido diferente, escrito de forma contida, na dose certa. Adorei!

Bom, é isso aí pessoal! Se quiserem conferir essa e outras resenhas, dêem uma passada lá no blog. http://livretando.blogspot.com/