Heráclito

Heráclito Heráclito

Resenhas - Heráclito

Nemésia 13/01/2023

Um bom ponta pé inicial
Livro bom para quem está começando no munda das leituras com temáticas filosóficas. Está estruturado em três partes: uma com os fragmentos dentro dos textos onde foram citados, outra com apenas os fragmentos isolados e uma terceira de comentários. Penso que teria ficado melhor se as duas últimas partes fossem organizadas em conjunto já com os comentários abaixo dos fragmentos, como está te obriga a ir e vir pelas páginas para ler simultaneamente as duas partes. Por ser um texto de fácil interpretação é bom para que está começando a ler Filosofia.

marianasampaio0 02/01/2022

Harmonia no caos
Este livro é um estudo sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático. A linha de interpretação mais recorrente o entende como o filósofo do fluxo, ou seja, um pensador para quem a realidade está em constante mudança. Neste texto, argumentamos contra essa leitura, apresentando fundamentos para aproximá-lo da idéia de permanência.

Virgilio_Luna 15/04/2020

Lógos
Heráclito, decerto, é mal apresentando aos estudantes de Ensino Médio e fundamental na maioria das vezes. Ele sofre de algo horrível: o título de pré-socrático.

Condicionar uma sabedoria anterior ao nascimento de um novo sábio (que, consta na tradição, estimava Heráclito) é um feitio meramente didático, o qual deixa de reconhecer a grandiosidade desse pensamento.

Não irei comparar, como muitos fazem, Heráclito com o taoísmo ou etc., creio que o melhor a fazer seja aceitar seu pensamento pelo que ele é, pelo que se demonstra ser.

Pelo escutado, antes de tudo.

Sua visão difere muito da maioria dos filósofos de sua época e dos posteriores a ele, inclusive mal compreendido por grande maioria de seus leitores. Uma harmonia encontrada na contraposição de dois pontos díspares, mas comunicantes, convergentes, mas diferenciados de acordo com a justiça. Às vezes, traços de um pensamento espinozístico.

Heráclito, ao que me parece, estava a frente de seu tempo, talvez porque o tempo não o afetava do mesmo modo, não sendo um cronos, mas um reinado da criança: eterno em extensão e duração.

"Eu busco a mim mesmo"

Biblioteca Álvaro Guerra 11/06/2019

Heráclito, pensador grego nascido no século VI a. C., é considerado um dos mais importantes filósofos da Antiguidade, não apenas pelo teor filosófico de sua obra, mas também pela beleza de seu estilo. Desde meados do século XIX, importantes edições de seus fragmentos foram propostas, em diversas línguas, inclusive em português. Contudo, pelo próprio caráter fragmentário daquilo que restou de uma obra conhecida na Antiguidade pelo título. Este livro, em suma, vem nos presentear com a possibilidade de fruir da beleza das palavras de Heráclito, ao mesmo tempo em que nos nutrimos de sua sabedoria.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578760250