A convidada

A convidada Simone de Beauvoir

Resenhas - A convidada

Joice 18/12/2016

A Convidada
A convidada conta a história de um triângulo amoroso no mundo artístico, tem emoção, trapaças, amor e desentendimentos vários... mas o final pode surpreender

Lia Trajano 22/04/2021minha estante
Na verdade, ela mata Xaviére, não tem suicídio

Isotilia 11/04/2015

Pior livro de 2015
Pior livro que eu li este ano.

Para saber mais, visite o blog 500 livros.

site: http://500livros.blogspot.com/2015/04/simone-de-beauvoir-era-feminista.html
Mila 23/11/2015minha estante
Também achei uma merda, mesmo admirando a Simone de Beauvoir. Por ter sido seu primeiro livro de não ficção, vou perdoá-la.

Mila 23/11/2015minha estante
Ah, e eu amei sua resenha e já estou seguindo o seu blog. Sua escrita é concisa e nos conduz a um ordem intelectual. :)

Augusto 13/02/2015

"Triângulo Amoroso"
Primeiro livro publicado por Simone de Beauvoir e meu primeiro contato com ela. Já conhecia os famosos ensaios da autora, sobretudo "O Segundo Sexo", por isso essa leitura foi uma grata surpresa, a descoberta de uma grande ficcionista. Beauvoir cria personagens extremamente complexos, (muito bem construídos) por isso, não há vilões ou mocinhos. O foco principal é Françoise, passamos a maior parte do tempo em sua cabeça, vemos a narrativa a partir de sua visão. Françoise assim como seu companheiro Pierre, acolhem uma moça do interior, Xavière, em suas vidas. Formando-se em volta dos três personagens um "triângulo amoroso", que com o desenvolver da narrativa percebemos que não é tão perfeito como se fazia parecer no início. O desfecho é genial.

Fê Gaia 03/07/2010

Ação psicológica
Realmente um livro fora do comum. A maior parte da trama se passa dentro das mentes dos personagens, sendo as ações e diálogos externos apenas o combustível que alimenta os conflitos internos em que se debatem as pessoas descritas na trama.

No início da história e em grande parte do livro, o foco está na personagem Françoise, mulher serena e devotada ao trabalho, que vive a longos anos uma relação de amor e cumplicidade com Pierre.

As primeiras reflexões de Françoise transmitem uma serenidade agradável, em que ela finge se indignar com seu idílio afetivo, que a mantém no marasmo da felicidade.

Com a presença cada vez mais marcante de Xavière em sua vida, a tal convidada, seus pensamentos se tornam cada vez mais angustiados e sombrios, transformando a atmosfera em algo lúgubre e desagradável.

Xavière é uma moça vinda do interior, que é acolhida em Paris por Françoise. Ela é mesquinha, extremamente egoísta, ciumenta e mordaz, e aos poucos vai envenenando a relação de Pierre e Françoise, por pura inércia desta, que não faz nenhum esforço para se auto-afirmar.

Gerbert, uma espécie de protegido e amigo de Pierre, acaba se envolvendo nesse "trio", o que aumenta a crise num primeiro momento. Depois, ele acaba funcionando como um porto seguro para Françoise, que possui grande ternura por ele.

Fora do núcleo central ronda Elisabeth, irmã de Pierre, personagem repleta de rancor e inveja pelo casal. O ódio maior, no entanto, é devotado a si mesma, por se julgar inteira uma farsa, um cenário cuidadosamente criado, mas oco por dentro.

O final me pareceu absurdo, embora coerente com a personalidade de Françoise, que não parece ter forças para se livrar da presença obsessora de Xavière de uma maneira simples e sensata.

Recomendo e muito a leitura.
Claire Scorzi 10/07/2011minha estante
Que bom que alguém fez uma resenha deste livro. Preciso relê-lo.

Pedro 31/07/2014minha estante
Ótima resenha! Muito obrigado :)

Fê Gaia 01/08/2014minha estante
Obrigada, Pedro. :)

Mila 23/11/2015minha estante
Muito boa a resenha, embora eu não tenha gostado do livro.

Mari Gominho 08/02/2010

Íntimo
A história desse livro, um triângulo amoroso composto por duas mulheres e um homem, seria apenas mais um clichê não fosse o talento de Beauvoir. Sua narrativa em primeira pessoa, abordando os mais profundos sentimentos de Françoise, mostra aos poucos uma visão de mundo deveras interessante. Seu relacionamento afetuoso com Pierre, sua compaixão e posterior raiva de Xaviére... A trama se desenvolve de maneira intrigante e apaixonante, envolvendo o leitor de maneira incrível e tocando seu íntimo ao colocar em discussão assuntos como lealdade, paixão e traição.