Segunda Dose

Segunda Dose Kelvim Vargas Inácio

Resenhas - Segunda Dose

Leandro | @obibliofilo_ 14/04/2012

Para escrever esta resenha foi um pouco complicado. Não pelo fato de o livro ter sido ruim. Não. Apenas porque ele não superou minhas expectativas. O livro poderia ter se tornado um dos meus favoritos, mas não foi o que aconteceu. O que também não quer dizer que ele seja ruim. De forma alguma!

"Este é um romance cativante e dinâmico, que nos faz querer ler cada vez mais à medida que vencemos as primeiras páginas. Livro de estreia de Kelvim Vargas Inácio, Segunda Dose é uma narrativa sobre relacionamentos. Uma história de amor, dúvidas, traição e álcool. Trata-se de um triângulo amoroso vivenciado por um homem e duas mulheres. O personagem principal, Renato Duarte, é o subchefe do setor de Recursos Humanos de uma exportadora de móveis localizada na Cidade de Porto Alegre/RS. Divorciado há alguns anos, apaixona-se abruptamente por Júlia, sua mais nova assessora. Porém, ao ser duramente rejeitado por esta, acaba se aproximando de outra mulher. O romance nos faz sentir na pele as dúvidas enfrentadas por Renato, trazendo à tona sentimentos vivenciados clandestinamente pela maioria das pessoas. Basta ter vivido um relacionamento para identificar-se com os personagens, que, em suas características tão diferentes e acentuadas, são os responsáveis diretos pelo desfecho envolvente desta obra."

A estória gira em torno de Renato — um homem divorciado que sempre está aberto para novos relacionamentos. Sempre se sentiu realizado profissionalmente. Ele trabalha como subchefe do RH de uma grande empresa. Em um determinado dia, ele está fazendo entrevistas com algumas pessoas que querem trabalhar na empresa. E é neste dia, que ele conhece Júlia — uma mulher linda, decidida e inteligente, que consegue mexer com todos os sentimentos dele. Ele imediatamente a contrata, não só por ter mexido com ele daquela forma, como também pelo fato de estar bastante qualificada para o cargo que deseja trabalhar.

À partir daquele dia, eles começam a se encontrar todos os dias na empresa. E Renato se apaixona por Júlia. Ele decide se declarar para ela, mas foi praticamente em vão. Ela diz que não sente o mesmo por ele, ou seja, ele leva um "fora" dela. Mas mesmo assim, não desiste dela. Com o passar dos dias, Júlia percebe que está surgindo um novo sentimento Renato; não mais aquele sentimento de amizade, mas um sentimento maior, mais forte.

Até que, inesperadamente, Renato é atropelado por Camila — uma desconhecida até aquele momento. Ela passa a noite com ele no hospital e os dois acabam se conhecendo e consequentemente, se apaixonando. Tudo começa a ficar confuso para Renato. Mesmo apaixonado por Camila e estando com ela, ele não consegue esquecer Júlia. E tudo começa a ficar realmente complicado para Renato.

Eu até entendia algumas atitudes de Renato, porém, outras me deixavam bastante irritado. Ele não conseguia decidir com qual das duas deveria ficar e sempre conseguia enganá-las. Ele poderia facilmente se decidir, sem ter causado alguns problemas para si mesmo.

A narrativa do autor é rápida e nenhum momento tornou-se cansativa. Ele soube construir bem os personagens, tornando-os bastante reais — apesar de tratar-se de uma ficção.

No cômputo geral, o livro é bom. Mesmo não superando minhas expectativas, o autor tem um grande talento e espero que escreva outras obras. Se você está querendo ler um romance dinâmico, "Segunda Dose" talvez seja a dose certa para sua leitura.

Fica a dica!

Vanessa Vieira 09/02/2012

Segunda Dose_Kelvim Vargas Inácio
O livro Segunda Dose, de Kelvim Vargas Inácio, nos conta a estória de Renato Duarte, chefe do Recursos Humanos de uma exportadora de Porto Alegre. Ele se divorciou de Flávia há alguns anos, e desde então, nunca teve outro relacionamento sério. Renato começa a fazer algumas entrevistas na empresa, em busca de uma assessora para ser o seu braço direito. E em uma dessas seleções, ele acaba conhecendo a estonteante Júlia.

Júlia é uma mulher linda e encantadora. Renato se apaixona por ela à primeira vista e esse sentimento o invade com toda a intensidade, até que um dia ele resolve se declarar. Mas o seu amor não é correspondido e ele fica bastante frustrado.

Ele está tão aéreo em vista do que aconteceu que acaba sendo atropelado. Já no hospital, ele conhece Camila, a motorista que o acertou em cheio e se encanta. Camila é uma moça muito bonita e delicada, e o seu jeito meigo acaba conquistando Renato. Ele ainda ama Júlia, mas acaba se entregando de corpo e alma para Camila, tentando esquecer a mulher que o rejeitou abruptamente.

Quando o seu relacionamento passa a se solidificar com Camila, Júlia começa a demonstrar interesse e se insinuar para ele. Renato não sabe o que deve fazer e se vê envolto em um triângulo amoroso regado por muito álcool. Nos momentos mais cruciais de sua vida, ele se consola com uma boa dose de whisky e vinho, obtendo na bebida sua válvula de escape. E para completar o seu mar de incertezas, sua ex-esposa reaparece e tenta a todo custo conquistá-lo, jogando pesado para alcançar o seu objetivo.

Segunda Dose é o romance de estreia de Kelvim Vargas Inácio e trata sobre relacionamentos. Os personagens são tão bem descritos que se tornam muito próximos ao real. Os seus sentimentos são intensos e em muitas das vezes, palpáveis ao leitor.

Renato é um homem de caráter, cavalheiro e gentil, e até o meio do livro eu conseguia entender a sua angústia. Mas a partir do momento que ele começa a manipular os sentimentos de Camila e Júlia a seu bel-prazer, o encanto que eu tinha por ele se desvaneceu. Fica bem claro quem é a sua favorita e mesmo assim ele não toma uma decisão decente.

Júlia, além de ser linda e sedutora, é uma mulher independente, segura de si e super desprendida. Já Camila é uma moça carinhosa, meiga e doce, ao ponto de ser até mesmo melosa e carente.

A narrativa do livro foi muito bem construída e empolga o leitor página após página. Posso afirmar com precisão que Kelvim Vargas Inácio é mais um dos excelentes autores da nossa rica literatura brasileira. Recomendo, com certeza!

Babi 05/07/2011

Uma palavra que defina o livro: Delicioso

Fiquei pensando em como iniciar essa resenha, pensei “como eu posso em palavras descrever os sentimentos que tive ao ler?”, sinceramente é uma tarefa difícil.

Adoro um bom romance, ainda mais um com triangulo amoroso, e em “Segunda Dose” encontrei uma gama enorme de sentimentos.

O livro tem uma pegada cômica, com, é claro, um fundo de drama.

Renato é um personagem difícil de analisar, ele age impulsivamente e algumas vezes desejei dar um soco nele, desejei gritar com ele, derramar o copo da mão dele e trazê-lo para a realidade... Por que ele é de fato um alcoólatra, e é apaixonado e me torturava quando agia de forma imprudente, mas esse é o Renato, um personagem totalmente imprudente, um homem que faz seu coração pular e depois tira o sentido da sua vida...

Posso estar exagerando na descrição do Renato, mas essa é a minha impressão dele. Durante a leitura eu tentava ignorar o fato de o personagem principal ser um alcoólatra, por que em todo esse tempo em que passei a conviver com ele eu me apeguei às partes boas, ao que no fundo julguei certo, mesmo quando estava na cara que ele não prestava que ele não conseguia ser fiel...

E aí entra a parte boa, o autor conseguiu com êxito mexer com meus sentimentos, consegui me apegar ao personagem, amá-lo e odiá-lo, e não só ao Renato, gostei da força de Júlia, gostei da doçura de Camila e odiei a Flávia arduamente por que uma ex-esposa pode ser o cão na vida de qualquer pessoa...
O livro é escrito em terceira pessoa, devo acrescentar que o autor escreve com grande maestria, ele não se demora nas descrições, e conduziu o enredo com coesão, gostei da mescla entre drama e comedia.

Renato conhece Júlia, sua bela e totalmente desejável (digamos extremamente sexy) assistente, ela o vê como amigo, e ele se decepciona, se entristece e bebe loucamente como se a bebida pudesse afogar suas magoas, e por hora ela de fato o faz, mas quando o efeito passa ele se vê novamente arrasado, e ele passa a nutrir uma paixão não correspondida por Júlia até que a doce Camila aparece...
Gostei de ver o lado masculino dos relacionamentos, não que Renato Duarte seja a regra, e espero que não seja, mas pude ver como um homem se sente ao se apaixonar e isso é louvável.

Eu poderia ficar horas divagando sobre o livro, sobre cada mínimo parêntese... Em suma o livro me pegou, gostei bastante e espero que vocês sintam o mesmo.

Por Babi Ever

Valdirene.Perez 16/06/2011

Não gostei, muito fraco o enredo e personagens sem emoção.

sentilivros 08/05/2011

resenha de Segunda Dose
O livro e muito bom. Renato, o protagonista do livro, é um homem maravilhoso (apesar de ter um defeito, bebe muito) que de repente se vê apaixonado mas dispensado por essa paixão.
Júlia é uma mulher forte, decidida e "autosuficiente".
Eles são um casal incrível, mas sem chances...Porém, Renato conhece Camila e aí as coisas começam a mudar.
A história é muito boa, eu gostei de como os personagens se comportam, mas confesso que há momentos em que me decepcionei com Renato, pois ele falava uma coisa e agia totalmente diferente.
Entendo que o amor é cego, acabamos fazendo algumas besteiras, por medo, insegurança, mas ele abusou um pouco e acredito que isso fez muita gente torcer o nariz pra ele. Eu gostei dele, sei que ele fez besteira, mas no final, acho que se fosse comigo eu o perdoaria....rsrsrs...
Um romance pra lá de atual e complicado...E olha que não tem nada de sobrenatural, nada de "teen", eu diria um romance mais "centrado".
Enfim, recomendo...
Adorei!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/05/segunda-dose-kelvim-vargas-inacio.html

Annie 25/04/2011

Segunda Dose, por Ana Carolina Nonato.
Introdução
Como supracitado, o livro retrata uma fase da vida de Renato Duarte, responsável pelo RH da Dutra Exportadora de Móveis, dividido entre dois amores e uma mulher do passado.

Estrutura
É um romance introspectivo, psicológico. Narrado em 3ª pessoa do singular e de modo onisciente, também é construído em torno dos pretéritos perfeito e imperfeito, ambientado em Porto Alegre, mais especificamente na Exportadora e no apartamento de Renato.

Análise
Os personagens, de um modo geral, são aprofundados ao longo do livro (como é o caso de Júlia, Dona Sandra, Henrique, Camila) à exceção do protagonista, a quem se conhece de forma mais profunda logo nos primeiros capítulos em uma análise comportamental. São complexos (como a maioria dos livros não apresenta) e têm funções decisivas em cada passagem de Renato, o aspecto central.
Em compensação, o ambiente externo é relegado a segundo plano, muito embora isto não prejudique a leitura em nenhum aspecto. O foco central é o aspecto interno de cada personagem, sendo o ambiente descrito apenas em situações em que seja determinante para a construção das sucessões narrativas.
Coerente, podendo-se considerar um romance desmontável em determinadas passagens (a exemplo de Vidas Secas, Graciliano Ramos), o que favorece a leitura e impede que haja a costumeira dispersão da linearidade natural.
Início forte, sucessões sólidas, final um tanto arenoso, pecando em alguns aspectos de "mistério". Um dos erros foi justamente a tentativa de imantar o leitor mais à proposta em virtude do final incerto.
De modo geral, uma temática bem diversificada e um romance linear com aspectos interessantes. A ex-mulher representando o passado, Camila representando a mulher "digna de casamento", prendada, "clássica"; Júlia, sensual e ousada como a mulher moderna consegue ser. Uma tríplice muito bem trabalhada em torno de elementos como preconceitos familiares e temática profissional.
Sintetizando, uma leitura extremamente compensadora, mesmo com os erros (que são, facilmente, perdoados).
A capa é um atrativo sem limites para a leitura. Com uma população que em sua maioria bebe razoavelmente, tal nome e tal temática certamente atrairá desde os mais relapsos quanto à leitura aos mais aficcionados por esta.

Avaliação:
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 8
- Nota do Final: 6

Nota final: 8,5

Recomendações
Aos que apreciarem a boa literatura nacional para conhecerem outros ambientes, outras temáticas, propostas criativas.

Original em: http://anacnonato.blogspot.com/2011/04/resenha-segunda-dose-kelvim-vargas.html

Danilo Barbosa Escritor 13/04/2011

Entre amores e destilados
Narrar as desventuras do homem moderno, entre medo de amar, garrafas de bebida e a danada crise de meia idade é um fato que não vemos normalmente nos livros. Num gênero onde, na maioria das vezes, as mulheres brilham o livro Segunda Dose de Kelvin Vargas (Editora Baraúna, 318 páginas) é uma narrativa sobre relacionamentos do ponto de vista do clássico macho alfa, já em extinção. Para alívio de alguns e tristeza de outros...
Renato é o típico homem que atrai as mulheres. Educado, vida feita e cheio de cavalheirismo, encontra na bebidinha social a fuga de todos os seus problemas. Para que enfrentar a vida, se socializar com os amigos entre porres homéricos faz você pensar com clareza?
Mas, apesar do algo ser um coadjuvante presente nesta história, o livro retrata de amor. Aquele amor que deixa o nosso clássico homem moderno sem chão ou estruturas... E Renato se sente balançado assim ao conhecer Júlia, sua nova assistente. Sedução no andar, um misto de beleza e inteligência que faz o coração dele bater mais rápido e as pernas amolecerem.
Ele tenta de todas as formas cercá-la, mas é dispensado. De orgulho ferido, tenta seguir em frente e por acaso do destino conhece Camila. Ela é linda, loira e meiga. E ainda por cima o trata com todo o carinho que ele sempre quis... Mas será que é isso que o coração dele quer? Será que Júlia não o ama de verdade?
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

ThaisTuresso 01/01/2011

Segunda Dose é um romance contemporâneo, que irá envolver o leitor da primeira à última página, pois a narrativa apesar de simples, é envolvente e dinâmica!

Lendo o livro conhecemos a história de Renato Duarte, um homem maduro, realizado profissionalmente, divorciado e aberto para novos amores. Mesmo divorciado, ele acredita no verdadeiro amor e no casamento perfeito com a pessoa certa. Ele terá que driblar a ousadia e determinismo de sua ex-esposa que insiste em persuádi-lo a reatar com ela, seduzindo e jogando muito baixo para tê-lo de volta.

Em um dia comum no trabalho, fazendo entrevistas para um novo cargo de assessoria para o seu setor de recursos humanos, ele conhece Júlia a primeira candidata, fica perplexo assim que a vê diante de si, Júlia é linda, digna de uma beleza avassaladora, e assim que inicia a entrevista vê em sua candidata novas qualidades além da beleza surpreendente. Cancela outras entrevistas, o cargo é dado a Júlia, que passa a ter uma mesa em sua sala.

O tempo passa e ele se encontra apaixonado por Júlia, e ela começará aos poucos alimentar sentimentos por ele, mas ainda está confusa. Mas tudo muda quando ele é atropelado por Camila, que o socorre e após passar a noite no hospital com ele, se apaixonam.

Renato é muito indeciso, ama Júlia e ama Camila, das duas não sabe qual é a perfeita para si, e começa a nutrir sentimentos confusos, entre uma dose de whisky e outra, o inevitável em sua vida amorosa acontece. O que fazer agora? Aceitar o inevitável destino? Poderá contender com a dor da rejeição?

Um livro encantador e incrível, que além de nos envolver muito, nos ensina que o mundo dá voltas, as encruzilhadas da vida também, e certos fatos tem de acontecer para que enxerguemos o que não víamos e estava bem debaixo de nossos olhos, perder para ganhar, sofrer para amar. Recomendadíssimo!

kelvim_inacio 17/12/2010

Sinopse original do livro, de minha autoria

Detentor de uma vida desregrada, baseada na mistura whisky-cerveja-vinho, Renato Duarte ia passando os dias como se estivesse no piloto automático.

Sua pacata rotina só é ameaçada quando conhece Júlia – uma mulher irremediavelmente perfeita.

Ao envolver-se precocemente com outra mulher, contudo, sua vida toma um rumo inesperado, de modo que o responsável pelo RH de uma das maiores empresas do país se vê ilhado em um mar de dúvidas e decepções.

Numa urgência sem precedentes, precisa decidir-se entre as duas inacreditáveis mulheres que acabaram se apossando de seu coração, bem como driblar Flávia – sua inconveniente ex-esposa -, que ainda sonha em reatar os laços matrimoniais dissolvidos há alguns anos.

Precisa da dose certa. Daquela que somente o caminho complicado é capaz de apontar.