Lúcia McCartney

Lúcia McCartney Rubem Fonseca

Resenhas - Lúcia McCartney

joaoggur 15/01/2024

Perecível.
Este livro padeceu de um tribunal inevitável; o tempo. A maioria das histórias contidas em Lúcia McCartney (que considero o livro mais fraco do autor) não funciona nos dias de hoje. Talvez pelo excesso de sexismo/machismo (não significa que não sejam tópicos interessantes; a grande questão se dá na gratuidade que eles são expostos), ou por muitos dos contos contarem com o tema da prostituição, ou talvez pelo pelo ar monótono em muitas histórias (algumas delas são quase impossíveis de conter o leitor até o final).

Ruben Fonseca tem livros melhores.

Dumbo2.0 27/09/2023

Magnífico
Que conto perfeito, sem palavras para descrevê-lo, qualquer um pode entendê-lo, até aquele que nunca amou, é um conto amplo e identificável, memorável e enriquecedor, talvez o melhor conto que já li na minha vida.
Queria tanto ser amigo de Lúcia, dar um abraço nela e enchê-la de conselhos, talvez eu a adore ainda mais por me identificar com uma parte muito específica dela, a irmã do coração dela tem o nome da minha melhor amiga e uma personalidade igualmente incrível.
Eu só li o conto que dá nome ao livro então minhas opiniões são 100% baseadas nele, mas a escrita é muito fluida e gostosa, provavelmente os outros contos são ótimos também, recomendo muito.

Mauro 24/08/2023

Resenha do conto: "O caso de F.A."
O Caso de F.A. de Rubem Fonseca, é a primeira história onde aparece o advogado/detetive Mandrake.
Mandrake, cujo nome verdadeiro é Paulo Mendes, é um faz-tudo para a elite carioca, ajudando e salvando os ricos e poderosos de enrascadas cabeludas, que apenas um cara com as manhas das ruas, como o Mandrake, poderia fazer.
Neste conto, o milionário e quase anônimo F.A. pede que Mandrake faça todo o possível para resgatar uma prostituta por quem o ricaço se apaixonou de um prostíbulo onde ela é mantida encarcerada.
Com sua costumeira escrita seca, direta e cheia de ironia, este acaba sendo um dos contos mais emblemáticos do autor, em uma de suas melhores coletâneas de histórias.
Nota: 9,0

Erica 15/04/2023

Depois de ler e retornar aos contos pra escolher os que eu tinha gostado, percebi que o livro tinha coisas muito boas, mas durante a leitura, não sei porque, me pareceu todos sem sentido, que começavam a contar as histórias pelo meio e acabavam sem final.

Contos escolhidos:
O ENCONTRO E O CONFRONTO - tirando sarro dos intelectuais
A MATÉRIA DO SONHO - velhinhos
J. R. HARDER, EXECUTIVE - nostalgia

Eliane Sousa 08/01/2023

Primeiro livro do Rubem que realmente não gostei. Vários contos eu pulei porque estavam impossíveis de entender alguma coisa. Não vale a pena a leitura.

Luciano.Pierre 31/07/2022

A arte da prosa
Nessa coletânea de contos pude comprovar minha preferência pelo Rubem Fonseca como o melhor e mais original prosador brasileiro. Alguns dos contos não achei tão bons (um ou outro pareciam não fazer o menor sentido), mas a maioria é daqueles de não se consegue parar de ler.

Daniel Assunção 02/11/2021

Cuidado com Rubão
Meu primeiro do autor, e agora entendi perfeitamente porque o posto de um dos melhores desde Machado. Os estoquistas dos clássicos universais estão perdendo a oportunidade. Rubem Fonseca é maior do que muitos na lista, ingleses, russos, americanos.
O termo "obstáculo", defini bem sua prosa.
Para uns, incompreensível.
Ou uma paixão, artificialmente analisada e ainda incógnita.
Para outros um perigo: atira e puxa, atira e puxa, atira no labirinto quando o neguinho começa a pensar que encontrou a cereja e está ganhando o ''bolo inteiro''.
Aqueles que conseguem visualizar a porta de entrada ou saída do labirinto - respira, respira - são os que deixam de esperar que o autor os puxem de volta. Ganham a leitura, ganham para a vida. (Trecho narcisista, hein. Será que saí ou é pegadinha? rs )
Já para os menos atentos e menos afetuosos, o "brutalismo", tantas vezes mencionado aos textos de Fonseca, torna-se o próprio Minotauro-bicho-papão ali puxando, cutucando seus pés de madrugada.
Curiosos de carteirinha têm que ler com amor, se não... (Saí? Ainda rezando, ao menos ;). Enfim, tudo uma obscena, linda e culta brincadeira.
Destaques:
- Um dia na vida
- A matéria dos sonhos
- Asteriscos
- Correndo atrás de Godffrey
- O caso de F.A.
- O conto Lúcia McCartney é emblemático, mas faltou releitura para confirmá-lo como um dos favoritos.
Kelly Oliveira Barbosa 02/11/2021minha estante
Bom ler esse comentário seu, pois já tinha riscado o autor da minha lista depois de ler um conto dele e não gostar nada. Pode ser que eu dê mais uma chance.

Daniel Assunção 02/11/2021minha estante
Kelly, brigado pelo voto :) Pelo que eu me lembro vc é uma leitora de muita sensibilidade. Os textos deles são muito intricados e acho que a jocosidade do tom tira um pouco da beleza. Mas nas camadas mais profundas, sustentadas por um jogo de técnicas impressionante, beira o misticismo. "- Imagine um edifício na avenida Nossa Senhora de Copacabana. Ele fala? - Não - Então é porque o senhor não está imaginando, está apenas vendo. Vendo por fora. Mas a imaginação vê por dentro. - Não entendo." Olha como o personagem dribla o Censor da ditadura rsrs

Kelly Oliveira Barbosa 03/11/2021minha estante
Obrigada pelo elogio Daniel. Já o tirei da lista negra.

Maria 08/11/2021minha estante
Excelente resenha! Tive a mesma impressão desde o primeiro livro que li do autor, Vastas emoções e pensamentos imperfeitos. Há pouco tempo Eu me referia ao Rubão como "meu autor brasileiro vivo favorito". Agora tornou-se um dos meus favoritos de todo o sempre. No mais, este é, sim, um dos melhores contos do autor. Que você possa ler muitos outros livros dele! Boas leituras!

Daniel Assunção 19/11/2021minha estante
Maria, foi mesmo uma surpresa! De todo sempre combina demais com o Rubem, Nélida Pinon disse que o autor ainda vivo tornou-se imortal. Lucia McCartney é ótimo conto msm, mas o (***) foi meu favorito, se não, confere a loucura que é!!!??

Maria 19/11/2021minha estante
Acho que o Skoob censurou o título do seu conto favorito, Daniel :P Agora fiquei curiosa.

@apilhadathay 22/08/2021

Gostei muito!
Eu precisava ler mais do Fonseca há um bom tempo. Estou analisando uns contos e foi bom conhecer mais a fundo dele. LÚCIA MCCARTNEY (livro) trouxe contos que me encantaram e chocaram:

1- Desempenho - amei
14- Os inocentes
15- J. H. Harder, Executive
16- Os músicos
17- Manhã de sol
18- Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência.

Posteriormente, posso falar mais detalhadamente dos demais. Por enquanto, os 4 primeiros são meus favoritos e valeram o livro pra mim S2

site: www.instagram.com/apilhadathay

Emanuell K. 21/02/2021

Narrativas secas, duras e reais! Recomendo!

alex 10/05/2020

Título original: "Ficção e não"!
Primeira observação: quero de volta o título original.

Não entendi o motivo de nomear uma coletânea de contos com o título de um deles. Particularmente pq há outros contos tão bons qto esse!

A publicação original é de 1969. Tendo isso em mente, pode-se observar uma grande diversidade de testes e estilos literários. Pareceu-me que não houve receio na experimentação. Alguns deram muito certo; outros nem tanto.

Meus 4 prediletos:
- "Lúcia McCartney" (obviamente);
- o futurístico "O Quarto Selo";
- "O caso de F.A.", que nos apresenta o detetive Mandrake; e
- o hilário e mais que sacárstico "Asteriscos" (uma peça de teatro cujo roteiro e o guia telefônico).

Iagne 05/05/2020

Lúcia McCartney (Rubem Fonseca)
O terceiro livro de Rubem Fonseca, o terceiro livro de contos. Ele continua muito bem sua abordagem desse submundo. Confesso que não gostei tanto dos contos curtinhos desse livro, e não achei fluída a leitura dos contos bilíngues com frases com mais de um idioma. Entretanto contos como Lúcia McCartney, O quarto selo,
O caso FA (Origem de Mandrake) não deixam a desejar.

Adriana Scarpin 28/04/2020

Normalmente livros de contos acabam sendo irregulares pelas varações narrativas (isso se você não é o Borges que consegue construir em cada conto uma obra-prima, é claro), esse é quase perfeito, o único incômodo que senti aqui foram as narrativas envolvendo gringos que mesclavam as línguas nas frases como se fossem um jovem empreendedor no Brasil contemporâneo e eu ODEIO como falam os jovens empreendedores no Brasil contemporâneo.
No mais, é livraço.

Luiz Miranda 09/01/2020

Contos do Mestre
Dos 3 livros de contos que li do Fonseca, este é o mais experimental e irregular. As marcas do escritor estão presentes: diálogo ágil, violência e o leque de desajustados de toda espécie. Claro que não poderia faltar o Philip Marlowe carioca, Mandrake.

Momentos brilhantes, como o que dá título a obra e O Caso de F. A., dividem espaço com experimentalismos pra lá de chatos, como Um Dia na Vida e Correndo Atrás de Godfrey. Temos também uma curiosa incursão pela distopia (O Quarto Selo) e uma hilária tiração de sarro com o teatro (Asteriscos), entre muitos outros momentos que alternam do interessante ao enfadonho.

Para fãs do Rubem é obviamente obrigatório, para marinheiros de primeira viagem eu recomendaria dar uma espiada antes em O Cobrador e Feliz Ano Novo, ou partir logo pra obra-prima A Grande Arte.

3 estrelas

Daniel 28/10/2017

Se Tarantino fosse um escritor brasileiro
Apontado pela crítica como um dos maiores escritores brasileiros vivos, mestre da narrativa curta nacional, Rubem Fonseca é uma figura única na literatura brasileira contemporânea. Essa coletânea, publicada originalmente em 1970, reúne dezenove contos consagrados do autor, que vão do suspense policial à ficção científica, do noir ao brutal, em uma leitura veloz e envolvente.
A prosa de Rubem Fonseca é essencialmente visceral. Em sua literatura, não há assunto sórdido o suficiente para não ser retratado. Fonseca é um realista com técnicas pós-modernas.
Utilizando - se de uma linguagem contida, dura e enxuta, repleta de gírias, palavrões e descrições rápidas, como flashs cinematográficos, os contos retratam situações típicas do submundo das grandes cidades, repleto de ladrões, policiais, psicopatas e prostitutas. Mesmo tendo sido publicada na década de 70, a obra continua inovadora por sua ousadia formal, usando os mais diferentes recursos para captar a atenção do leitor e criar uma narrativa ágil. Há contos em forma de notícia de jornal, crítica literária, em versos, em diálogos e outros formatos que impressionam pela originalidade.
A violência, tema que permeia toda a obra de Rubem Fonseca, pode ser sentida em toda a sua intensidade. É uma violência ao mesmo tempo sórdida e lírica, sombria e cômica, quase como se estivéssemos assistindo a um filme do Tarantino. Aliás, acho que se Tarantino fosse escritor suas obras não seriam muito diferentes das de Rubem Fonseca.
Personagens icônicos como o advogado Mandrake, Lúcia McCartney e outros anti - heróis demonstram a habilidade do autor para criar personagens complexos, humanos e imprevisíveis.
Por trás de uma atmosfera noir, em tramas as vezes irônicas, as vezes perturbadoras, Fonseca reflete os dramas humanos universais: a traição, a violência, a pobreza e a indiferença para com o próximo.

Antonio Maluco 19/01/2017

Expectativa x Realidade=Decepção
só gostei de alguns contos do livro mas to ansioso em ver a série Lúcia McCartney no canal a cabo GNT