Amar ou Depender?

Amar ou Depender? Walter Riso

Resenhas - Amar ou Depender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

marcelo.garib 22/08/2010

Excelente
Realmente muito bom. O autor consegue falar de um tema complexo, profundo e há tantos séculos cristalizado pela sociedade, o amor romântico desesperado e vicioso, sem ser chato e técnico nem pessimista.
Ao contrário do que muitos podem pensar a liberdade afetiva não significa libertinagem. Um relacionamento onde os parceiros parecem viver mais 'soltos ou distantes' sempre incomoda a todos, já que a idéia do casal inseperável e amantes até a morte (se você morrer, morro junto) sempre nos é vendida a todo momento na novela, no cinema e em alguns tipos de música. Somos ensinados a 'amar' de forma errada e nociva há muitos anos.
Este livro com certeza mostra o outro lado da coisa. Amar e manter um relacionamento que nos engrandece pode ser uma coisa rara hoje em dia num mundo cheio de modelos ruins, vazios e carências, mas está longe de ser impossível.
Jennyfer.Goncalves 01/01/2022minha estante
Muito bom mesmo este livro, aprendendo muito com ele ??

marcelo.garib 16/06/2023minha estante
Aprendi algumas coisas também, me tirou de um círculo vicioso.

Mips 02/01/2022

Tipo de livro que pode mudar sua vida
Esse livro me deu insights maravilhosos, é daqueles livros que eu penso como seria bom se todo mundo o lesse, recomendo demais. O livro traz frases incríveis de outros autores também. Até agora todos os livros que li do Walter Riso eu amei, é inpressionante a capacidade dele de falar de coisas complexas e importantes de maneira simples, cativando o leitor. Esse livro fez muito sentido para mim, ele traz ações que você pode aplicar para mudar sua vida realmente. Ler esse livro mudou meu comportamento do dia, me ajudou a tolerar o desconforto em algumas situações, ter coragem para agir diferente. Porque a essência é isso, fazer o que se teme, se expor a situações desconhecidas, explorar as possibilidades para conseguir se desenvolver, ser autêntico e com isso criar uma base sólida contra a dependência emocional. Eu destaquei uma imensidão de frases que me marcaram muito ( dentre outras):

" A dependência afetiva é um vício, depender da pessoa que se ama é uma maneira de se enterrar em vida, um ato de automitilação psicológica"

" São poucos os que querem a liberdade, a maioria quer apenas ter um amo justo"

" Coloque-se à prova. Faça exatamente o que lhe dá medo. Não espere que a situação chegue, provoque-a."
Jão 26/01/2022minha estante
Estou lendo ... A partir de uma pesquisa que fiz na internet encontrei-o ... Já conhecia o autor, está sendo muito bom ... Vou usar na terapia ??

Mips 03/02/2022minha estante
Ahhh que ótimo, eu amo todos os livros que já li desse autor, sempre me ajudam muito.

Bia 05/12/2021

Walter Riso é um psicólogo que escreve de uma forma simples e direta, sem rodeios. O livro nos mostra que o amor não é e não deve ser confundindo com dependência afetiva, medo de solidão, ou qualquer coisa muito intensa e irracional. Amar alguém é uma escolha e um processo consciente, orgânico e racional.
Jennyfer.Goncalves 01/01/2022minha estante
Muito bom mesmo

Matheus Lôbo 25/07/2021

Recomendação n° 1
Resolvi ler o livro por conta de um vídeo que vi no TikTok (isso mesmo!) e não me arrependo. Walter Riso nós leva a entender que não devemos nos tornar dependentes afetivos, e que a dependência afetiva não deve ser romantizada. Além disso, em um exercício de auto-analise, é possível compreender onde cometemos erros e onde podemos melhorar. Com base no aprendizado do livro, também é possível notar relações a nossa volta que estão repletas de dependência, e por isso esse livro se tornou um dos mais indicados por mim. Não me arrependo!
Bianca.Marinelli 26/07/2021minha estante
ta na minha lista por conta do vídeo do TikTok também kkkkk amo indicações

LaraF 31/01/2010

O autor consegue passar conceitos simples a respeito dos vínculos (destrutivos e nada saudáveis) de dependência, descrevendo e indicando formas de lidar com isso até o rompimento desse círculo vicioso...Bom livro, esclarecedor.

Paulinha 14/07/2010

Um dos melhores livros que já li. Deveria ser obrigatória a sua leitura, para todas as pessoas que pretendem se relacionar um dia. De fácil leitura, agradável escrita, Walter Riso explica, sem dó, todas as dependências amorosas em que nós podemos entrar em algum momento da vida.

Todo mundo já deve ter conhecido, passado por alguma situação parecida, ou possuir alguma dependencia. Objetivamente, ensina como passar por essas situações e pensar com clareza o seu relacionamento.

Diferente de propagar o desamor, Walter Riso promove o amor próprio!

Muito bom! Recomendo a leitura.

Rech 15/11/2010

Excelente livro. Recomendo para as pessoas que acham que estão amando, estão num relacionamento, ou já sofreram ou ainda sofrem por alguem. Diz a pura realidade e situações em que as pessoas irão se encontrar, que amar não é só coisa boa, há muitas dificuldades e realidades envolvidas.

Shana 19/12/2010

Um livro excelente sobre os relacionamentos afetivos, o autor vai direto ao ponto e não fica divagando sobre o assunto. Trata da dependência afetiva, das relações pouco benéficas que mantemos porque temos baixa auto estima, medo de abandono, medo de encarar o sofrimento, imaturidade.... Aprendi muitoooooo e percebi como é imaturo o meu medo de me relacionar para evitar o sofrimento. Para todos nós que vivemos envolvidos emocionalmente, eu recomendo.

Milka 07/11/2011

Maravilhoso
Este livro ele passar a mensagem de forma clara e dinâmica sem mudar seu foco, e nos mostrar de forma gostosa como você pode amar uma pessoa sem depender e sufoca-lo.

anavi15 17/05/2024

Recomendo muito
Esse livro foi muito importante pra mim, emprestado pela minha irmã.

a leitura é fácil e dinâmica, o autor conseguiu me fazer rir bastante em algumas partes quase na mesma proporção do quanto chorei lendo esse livro, quero lembrar dele pra sempre e ter ele na minha estante.

o livro era o que eu precisava pra entender o que acontecia e o que eu preciso fazer pra que tudo seja melhor, tenho vontade de reler ele mil vezes.

Alana Boop 10/06/2015

Recomendo
Leitura bem importante para mantermos relações saudáveis.

Jocélia 31/01/2016

''... amar sem prejudicar seu amor-próprio''
Em Amar ou depender? O autor identifica quando uma relação torna-se doentia, conceituando a dependência afetiva e expondo os mais freqüentes mal-entendidos que confundem as pessoas que se encontram no limite entre o amor e o vício.
Em seguida, o leitor é convidado a uma verdadeira aula de auto-estima, à qual se chega apenas por meio da independência afetiva – muitas vezes erroneamente percebida como “falta de amor”, mas que constitui o princípio básico da imunidade ao vício.
Ao final do livro, é proposto um verdadeiro teste de fogo: são apontados exercícios práticos para desligar-se de uma vez por todas de um relacionamento doentio e estratégias para se iniciar uma vida nova, elaboradas a partir de casos confrontados pelo autor em mais de 20 anos de exercício da psicologia.
Este livro destina-se a abrir os olhos, bem como a consolidar as experiências mal ou bem-sucedidas, levando o leitor a autoavaliar sua capacidade de amar, bem como a distinguir o amor e o apego.
Para todos os que acreditam que é possível amar sem prejudicar seu amor-próprio e fazer da paixão uma experiência plena, saudável e feliz, ótima leitura.

Wilian 08/11/2019

Um livro de auto ajuda e auto conscientização
É uma leitura fácil que demonstra quais são os pontos da dependência emocional/afetiva e ilustra com exemplos suas respectivas características. Alguns trechos senti demasiadamente desconexos e outros um pouco abstratos. Serve mais para referenciar se o leitor tem traços ou não de codependência e o seu teor.
Particularmente não senti imersão por parte do autor e percebi que por meio de inúmeros exemplos (boa parte sem aparente solução) ele mostra como pensa uma pessoa dependente de afeto.

heyjcf 02/08/2020

Maravilhoso livro
O livro não é técnico e apresenta poucos dados científicos mas é bem legal de se ler, você aprende e tem insights, maravilhoso. Recomendo para quem quer um livro simples que parece uma conversa mas que ensina e direciona ao mesmo tempo.

gabilarentis 14/09/2020

Livro essencial
Todo mundo deveria ao menos uma vez na vida ter contato com esse livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6