Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Aline 30/01/2021

Excelente, no mínimo!
A primeira regra do Clube da Luta é não falar do Clube da Luta.

A segunda regra do Clube da Luta é não falar do Clube da Luta.

Um dos raros exemplos em que o filme me pareceu tão bom quanto o livro. E olha que o filme não é exatamente igual ao livro, e ainda assim...

Maaaas, sobre o livro... ele pode parecer meio confuso e intragável a quem - como eu - abomina qualquer tipo de violência. E aí, PAH!  Você percebe que a violência é parte inegociável do livro  ela tem uma importante função.

O livro inteiro gera indights, reflexões. É praticamenteum grande brainstorm sobre a sociedade e os indivíduosdentro dela - afinal, ninguém é igual a ninguém e, portanto,  temos necessidades diferentes.

Ah, a reflexão sobre o consumismo, tema tão recorrente na sociedade atual e grupos de discussões. "Aquilo que você tem acaba possuindo você."

Reflexões profundas, como 'Por que eu nasci? Por que continuo vivo não? Qual meu propósito?', sintetizadas em uma única frase: "Não quero morrer sem nenhuma cicatriz."

Outra coisa... Todos temos necessidade de extravasar. Não temos? Todos precisam daquela 'válvula de escape'? Talvez seja aqui que entre a violência.

E... Todos temos, em níveis diferentes, múltiplas personalidades?

E, por fim, o ódio daqueles quem tem algo que você não tem justifica sua inveja?

E, claro, a sensação de pertencimento e sua relevância para o ser humano, sensação que permitiu grande parte das tragédias em nossa história.

Luh 08/12/2020

Subversão.
Apesar da extrema violência, a trama do livro não é focada nisso. O livro me fez pensar na perda de tempo com coisas que não gostamos, queremos ou precisamos. Como, por exemplo, passar anos em um emprego do qual não gostamos, ou gastar fortunas em coisas das quais não precisamos.
O livro é totalmente trabalhado na subversão. "Temos uma grande revolução contra a cultura."
O que a sociedade nos impõe muitas das vezes não é o que queremos. Vamos nos impor!!!!

Recomendo e faço um pequeno adendo: O livro contém muitas cenas de violência. Se você, assim como eu, tem uma imaginação fértil... Já fica o aviso! A leitura me fez passar mal em muitos momentos.

Chellesbook 23/12/2020

Clube da Luta
É um livro bom, mas não é a minha vibe. É isso Brasil!

Siga meu Instagram Literário @chelles_book ???

Marcianeysa 11/10/2023

A primeira regra do Clube da luta...
Na grande parte da leitura o livro é repetitivo, quase no final ele dá uma guinada, como se o autor quisesse acelerar a história. Um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro.

Luis Felipe S. Correa 24/03/2014

Lamentável a associação da obra à violência gratuita.
Sempre que comento sobre o livro e principalmente sobre o filme (principalmente o filme, já que muitos não se interessam pelo livro), deparo-me com comentários lamentáveis. Comentários do tipo: "Esse filme é violento demais, o que há de interessante?".

Nas palavras do autor: "Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo.A propaganda faz essas pessoas irem atrás de carros e roupas de que elas não precisam.Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam". É assim que tenho visto as pessoas há algum tempo, cegas pelo mundo esteta que os cerca (eu fico cego constantemente, é inevitável). Porém, isso não me impede de questionar e tentar desvencilhar do conformismo.

É disso que o livro trata. E por mais paradoxal que seja, ainda estou a fazer uma resenha e publicá-la em uma rede social, para pessoas que não ligam ou simplesmente não desperdiçarão preciosos minutos de seu tempo para lê-la. Trata exatamente do quão inúteis somos e do quão especiais imaginamos ser. Não há beleza em nadar na direção da corrente somente por nadar. Não há uma ilha ou porto seguro. A água nos afogará de uma forma ou de outra.

Geovanna.Carla 04/11/2020

Primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta. A segunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
Agora que vi o filme posso quebrar as regras e fazer uma resenha. Quando decidi ler, não tinha visto o filme, nem lido nenhuma resenha sobre, então não sabia o que estava me esperando.
Particularmente, no começo eu achei confuso e continuei esperando melhorar. Mas após as primeiras páginas, quando achei que tinha capitado o plot da história (e sim, tinha), me envolvi demais buscando a certeza (aquelas kk) e a leitura após a criação do clube da luta se tornou bem menos densa. O personagem principal é louco e precisa de terapia; tem toda uma crítica social envolvida no livro; e eu nunca mais conseguirei dissociar a Brad Pitt de Tyler.
Talvez agora que terminei há uns dias, diminuiria metade de uma estrela, mas quando terminei, totalmente perplexa com o final, não poderia dar menos de 4,5.
Ah, e ao contrário das outras resenhas que li. Achei o filme bem fiel ao livro (SIM, livro veio antes do filme) e ao assistir tive a sensação de conhecer a maioria dos diálogos.

Alan.Felipe 23/05/2023

Você não fala sobre o clube da luta...
Esse livro tem uma vibe extremamente esquizofrênica, em que a história parece ser bastante confusa num primeiro momento, mas que vai se encaixando no decorrer do livro. A escrita não é cansativa e me prendeu muito até saber como termina.

O enredo é recheado de ultraviolência e, nas entrelinhas, possui algumas críticas ao capitalismo.

Recomendo demais esse livro e pra quem gostou desse, recomendo ler Ubik (Philip K. Dick), que tem uma vibe bem alucinógena.

Suiany 18/12/2014

A primeira regra desta resenha é que ela não é uma resenha. A segunda regra desta resenha é que ela não é uma resenha. A terceira regra desta resenha é que, não necessariamente, ela fará algum sentido.

Comprei o Clube na Luta pela pura obrigação de ler este, que é conhecido como clássico obrigatório dos anos 1990. E também - claro - porque queria assistir o tão aclamado filme homônimo e... Vocês devem conhecer a regra: “Se existe livro, leia-o antes de assistir ao filme.”

Fato é que me propus a fazer essa leitura sem grandes expectativas, digo, não tinha sequer a pretensão de gostar. Sua temática é algo que nunca me chamaria atenção, sou mais a pessoa do suspense e do drama psicológicos do que do sangue e do enfretamento carnal.

Minha leitura era mais um desejo de dever cumprido do que de prazer. Entretanto, pra variar, me surpreendi. E foi justamente no teor psicológico do livro, que demorou um pouco pra tomar maiores proporções, mas desde que o percebi não larguei mais a história até vê-la chegar ao fim.

Nunca li um autor que misturasse tanto as informações em minha mente, ao ponto de eu começar a ler e achar que não conseguiria acompanhar seu raciocínio non sense. Mas, ao mesmo tempo, através da repetição, ele conseguiu reorganizar todos pedaços do enredo e reutilizá-los ao seu bel prazer.

Posso dizer que Chuck conseguiu a proeza inimaginável de me tornar admiradora do Clube da Luta e sua fã. Não se enganem, não mudei meu gosto literário, mas aprendi que quando uma história é bem escrita, não importa a maneira como ela se desenrole, acaba por cativar os leitores.

Recomendo o Clube da Luta a todos, pois nem sequer imaginava que poderia adorar tanto esse livro e aqui estou, pronta para um segundo round.

site: http://divinaleitura.wordpress.com/

Desiree Iasmin 21/07/2022

Se a pessoa já assistiu o filme provavelmente ficará com interesse pelo livro porém, não me pareceu uma obra prima como muitos falam mas sim um livro interessante que levanta muitos pontos de nossa sociedade.

Amanda Cabral 07/03/2020

Tyler Durden, o cara mais louco do mundo
Louco, misterioso, engraçado, confuso.
Tyler Durden é a segunda personalidade do personagem principal (um homem com uma vida estabilizada, porém sem graça e com um emprego chato). Uma bela e empolgante personalidade (diga-se de passagem), que faz com que a história tome rumos envolventes, onde me surpreendi com a quantidade de coisas loucas (como o beijo cáustico) que Tyler aprontou.
O livro me passou uma mensagem interessante, todos os dias temos nosso afazeres, obrigações, ou seja, rotina. Mas dentro de todos nós existe um Tyler Durden doido pra sair e fazer o que sempre tivemos vontade. Só o que nos resta é saber dosar as duas personalidades e dividir a vida entre as obrigações e os desejos.

V_______ 10/04/2020

A Primeira Regra É ...
Muito provavelmente você não lerá algo tão inovador e transgressor quanto esse livro. Desde seu lançamento Clube da Luta se tornou um clássico moderno, seu linguajar cru, seu humor negro, ácido, suas críticas sociais o transformam em um livro único que fará você refletir sobre toda a conduta da sociedade atual, afinal de contas você é o que é ou o que possui ?
Clube da Luta hoje não é apenas um extraordinário livro faz parte da cultura pop, você pode até não tê-lo lido ainda (ESTÁ PERDENDO TEMPO, CORRE LÁ E LEIA !), mas certamente já ouviu falar de Tyler Durden, ou escutou alguma vez ou outra frases atribuídas a ele (NÃO?), garanto que pelo menos o famoso "a primeira regra do clube da luta é, você não fala sobre o clube da luta". Parece que não andaram respeitando essa regra. Ainda bem.
Clube da Luta é meu livro favorito, e obviamente o que sempre indico quando pedem uma sugestão e se você ainda tem alguma dúvida se deve ou não ler, pelo amor de Deus, você não leu nada do que eu disse acima ?

Edilinda 01/09/2020

Um bom livro
O livro em si no começo é bem confuso e você parece que está em uma prova de matemática do oitavo ano do ensino fundamental, mas ao pouco a leitura se desenvolve para caralho. Ao ler parece que você está em um filme de ação achei isso super interessante.

O livro em si é ótimo em exerção algumas coisas.

Como o exerço de informações sobre explosivos e armas o que torna a leitura cansativa em alguns momentos.

Termos ''difíceis''
Brunna Brasil 01/09/2020minha estante
Li esse mês também e favoritei. Já tinha visto o filme e mesmo assim achei uma experiência incrível.

Edilinda 01/09/2020minha estante
Bem o filme eu ainda não tive a experiência de assitir, porém assistirei em breve rs espero que o filme não me decepcione

Brunna Brasil 01/09/2020minha estante
Acho uma ótima adaptação. Tomara que goste também.

Edilene Freitas 07/04/2022

"Somos os filhos do meio da história, criados pela televisão para acreditar que algum dia seremos milionários, astros de filme ou da música, mas não seremos. E estamos entendendo isso agora."

Clube da Luta é um livro que trata da insatisfação do homem a respeito de sua vida. O narrador, em primeira pessoa (nada confiável, diga-se de passagem) nos conduz através de sua história de inconformismo e impotência diante de uma sociedade capitalista, que o oprime e não permite que ele seja quem realmente deseja ser. Para expressar sua rebeldia com o sistema ele cria, junto com seu amigo Tyler Durden, o clube da luta: um local onde homens frustrados podem extravasar suas emoções socando outros homens frustrados. Mas, claro, a história não se resume a isso apenas. Há muito mais se denrolando nessa narrativa que foi muito bem construída. Os personagens conseguem nos prender na leitura a cada página virada e o final é de surpreender.

Flora 08/03/2021

Incrível!
Esse livro é incrível. Uma escrita diferente, que a princípio pode deixar o leitor confuso mas que é essencial para o andamento da narrativa. O autor traz várias críticas e aborda vários temas de uma forma muito interessante. Realmente é um livro único, diferente de tudo o que já li, e que me surpreendeu muito positivamente.