O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

Hi-Ray 28/05/2021

Meu primeiro livro de mistério
Meu primeiro livro nacional de suspense/mistério. Cara eu amei demais este livro, não me arrependo de ter lido, vivenciado, sentido a história.....

Ana 31/03/2021

Li quando era criança até que eu gostei é bem legal o livro

Lize 20/03/2021

Turma do gordo
Livro rápido e bem fácil de ler. Gostei muito do mistério e de como tudo desenrolou durante a aventura. Estou querendo continuar essa série e ler os outros livros do autor. Amo quando crianças se metem nas confusões dos adultos e são mais espertas que eles.

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Malícia, a idade dourada, as aventuras que vivemos mas que não mais veremos, um convite a reviver a adolescência, e para apresentá-la a essa geração que não mais a viverá.

Samuka 20/01/2021

Primeiramente obrigado Lele por me dar esse livro.

Esse livro superou as minhas expectativas. A principio achei que seria um livro muito meia boca por ser nacional e antigo ja que não tenho boas experiencias com tais.
Mas esse livro me supreendeu de verdade, a escrita é facil de entender(só algumas girias e palavras que são muito antigas mas é bem engraçado), os personagens são bem desenvolvidos, a história é bem simples mas é tão gostosa de ler que te prende de jeito.
Em resumo é um bom livro pra ler e passar um tempo.

Fabiana.CLS 19/12/2020

Amei
Não consegui largar o livro. Esse livro realmente me prendeu na leitura.

Sueli.Cristina 08/12/2020

Divertido e leve, bom para passar o tempo. Gordo e sua turma são garotos desejando um pouco de aventura.

rue0 12/11/2020

Gostei bastante desse livro, foi um livro que tive que ler para a escola, mas foi muito legal, tem vários mistérios interessantes, achei que ia ser chato sabe, mas é legal kk

livia1088 14/10/2020

meio chatinho, mas nada insuportável. Como tive que ler pq a escola pediu, poderia dizer que eh um livro ótimo

Dea 14/08/2020

Divertido
Um pouquinho de literatura infanto-juvenil para relaxar... 26º livro do ano... foi escrito em 1969 e acredito que hoje não seja um livro recomendado nas escolas, porque faz bullying com o protagonista (Bolachão, o gordo). As gírias usadas na época também são ininteligíveis para os jovens de hoje. Divertido, exceto pelo bullying. Vale a pena gastar uma horinha ou duas para lê-lo.

Mr. Jonas 29/07/2020

O Gênio do crime
Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e
mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.

Gabrielle 08/07/2020

Divertido
Divertido, leitura fácil, tem ação, mistério e humor na medida certa. Um ótimo livro para passar o tempo.

Alassis 05/06/2020

Divertido
Um livro infantil bem legal, descompromissado, aventuresco, engraçado. Mas percebe-se claramente que é um produto de seu tempo (anos 60), algumas situações retratadas nele não são bem vistas pela sociedade atual, especialmente se tratando de crianças kkkk (a exemplo do uso da violência, humor pejorativo com o colega gordo, crianças consumindo álcool, etc.). Mas no geral foi uma leitura divertidíssima, recomendo.

Thalles 09/05/2020

Livro antigo ainda tira risadas
O livro mais famoso do João Carlos Marinho está há mais de 50 anos encantando pessoas de várias idades. O primeiro livro que acompanha as aventuras e desventuras da turma do Gordo relata uma investigação dos três garotos na tentativa de descobrir e desmantelar um esquema de falsificação de figurinhas que está levando à falência o sr. Tomé.

Pontos positivos:
- O livro tira boas risadas da gente, especialmente nas partes com o Mister, o detetive escocês.
- A linguagem é fluida, adequada para crianças e adolescentes. Os capítulos são bem curtos também.
- O livro tem uma pegada policial, apesar de infantil. Há boas sacadas por parte dos garotos para resolver o mistério.

Pontos negativos:
- Alguns episódios questionáveis hoje em dia (Ex: criança bebendo uísque, criança sendo torturada, adulto dando uma surra em criança, gato sendo derretido em ácido, etc)
- Bullying/Estereótipo com o personagem Bolacha ("O Gordo").