O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

Leonardo Ferla 22/08/2013

Um dos primeiros livros de "mistério" que eu li...Muito bom!

Gabriel369 19/05/2013

O Gênio do Crime: Um prato cheio para quem gosta de mistério e suspense.
Como amo histórias de suspense e mistério, O Gênio do Crime foi um prato cheio para mim. Apesar de os personagens principais serem bem jovens, o enredo do livro é bem adulto, tendo partes que remetem à violência e tentativa de assassinato.
A fábrica de figurinhas de futebol do Seu Tomé está indo à falência, devido a falsificadores. Bolacha, Pituca, Edmundo e o famoso Detetive Invicto vão atrás desse gênio falsificador, que possui um esquema criminal muito bem armado. O inteligente Bolacha bola estratégias muito perspicazes, chegando até a seguir um cambista de forma inversa.
Um livro bem inteligente, curto e que prende muito quem está lendo. Simplesmente adorei.

Estante Mofada 12/05/2013

O gênio do crime
Finalmente chegou a primavera. Desde então, em todas as escolas, instituições e até orfanatos, só se falava em figurinhas de futebol. Meninos e meninas de todas as idades, sem excessão, tinham o álbum, que era a sensação!
Quando Seu Tomé, dono da fábrica das famosas figurinhas anuncia que dará um prêmio a quem completar o álbum, um número imenso de crianças aparecem com o álbum completo. Porém, de acordo com os registros não foi seu Tomé que vendeu as figurinhas... Há uma fábrica clandestina, falsificando as figurinhas. Isso gera a ele um grande prejuízo, afinal, ele não tem como dar prêmios a todos.
Entram em cena, finalmente, Pituco, Edmundo e Bolacha, três amigos que vão investigar onde é a sede dos falsificadores e quem são eles. Conforme eles vão investigando, concluem que este caso não envolve apenas um simples criminoso, mas sim um gênio do crime.
Eu gostei desse livro mais do que eu imaginava que gostaria! Tem muita investigação e humor, além de ser muito leve e rápido de se ler!

Resenha extraída de: www.blogestantemofada.blogspot.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/EstanteMofada
Twitter: @estantemofada

Estante Mofada 11/02/2013

Equilibrado entre humor e investigação!
O livro é perfeito! Tem muita investigação e humor, além de ser muito real e atual. Um dos meus favoritos

Luisa 01/02/2013

Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu, Aninha e Vic
Seu Tomé é dono de uma fabrica de figurinhas, e toda vez que um colecionador completa o albúm, a fábrica lhe dá um prêmio, mas há bandidos falsificando suas figurinhas, dando o prejuizo de não haver premios sufientes para todas as crianças que completaram o albúm.
É aí que Pituca, Edmundo e Bolacha começam a investigar o caso, perseguindo os bandidos e descobrindo a fábrica clandestina.

Nossa avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥

---Lulu, Aninha e Vic

Blog: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom?fref=ts

Brian 22/11/2012

conta que seu tome e dono de uma loja de figurinhas

AmantesDeLivros 20/11/2012

Resenha do Blog Amantes de Livros
O livro “O gênio do crime” de J. C. Marinho Silva, com 160 páginas, da editora Ediouro.

O blog: amantesdelivros.tumblr.com
A página do Facebook: http://www.facebook.com/amantesdelivrostumblrcom

Felipe 27/09/2012

Eu realmente adorei este livro! Meu pai me deu este livro e quando vi a capa (Era uma versão mais antiga, creio eu que seja do primeiro lançamento do livro) fiquei com receio e não achei muito chamativo o título. Como odeio julgar livros pela capa eu fui ler o livro. Impressionante, em dois dias eu tinha terminado! O Livro apesar de antigo tem uma linguagem fácil e nada arcaíca de entender, eu adorei o livro! Os personagens foram muito bem trabalhados e o livro apesar de ter poucas páginas, é ótimo! Parabéns João Carlos Marinho, por fazer um livro excelente, um clássico! É uma pena que a cópia que eu tenho já está velha e muito mal conservada, algumas páginas até soltaram! )':
Se não eu lia ele de novo, de qualquer modo tentarei comprar este livro!
Até mais!
~Felipe

Silvando 11/09/2012

Uma Breve Resenha de O Gênio do Crime
O livro O gênio do crime escrito por João Carlos Marinho lançado em 1969 pela editora Brasiliense e ate teve adaptacao para o cinema em 1973 pelo diretor Tito Teijido, com o título O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime.
O livro narra história de um grupo de garotos que colecionam figurinhas de jogadores e times de futebol e percebem que existe alguma coisa errada com elas. Então, eles resolvem fazer justiça e descobrir uma fabrica que falsificava figurinhas.
Para quem não O Gênio do Crime é o primeiro livro de João Carlos Marinho; e Teve mais de um milhão de exemplares vendidos em 60 edições e é citado como um fundamentalista da literatura infanto-juvenil brasileira.

Rafael 31/08/2012

esse sim é um dos melhores livros que li em minha vida é demais os garotos descobirem a fabrica clandestina antes do detetive invicto eu amei esse livro e eu recomendo para todas as idades;;;

28/07/2012

Com certeza este é um dos livros que marcou minha infância.
Ótimo

Guy 11/05/2012

Detetive em busca de fábrica que falsifica figurinhas premiadas
Com muito humor, este marco da literatura infanto-juvenil conta a primeira aventura da turma de Bolachão, um garotinho gordo e muito inteligente. Junto com seus amigos Edmundo e Pituca Bolachão banca o detetive e tenta descobrir a localização de uma fábrica que falsifica figurinhas premiadas.

bruno 12/04/2012

muuuuuuuuuuuito legaaaaall
é um livro muito interresante que desenvolve uma historia sobre crianças que viram detetives e investigam sobre uma fabrica clandestina...é muito bom ,eu recomendo!!!
Raquel 10/05/2012minha estante
Li esse livro umas três vezes quando tinha a sua idade! Estou vendo que gosta de histórias d crime e mistério!

Ana 04/02/2012

O melhor de todos os demais livros da Turma do Gordo
Pra quem leu O Gênio do Crime com atenção, ou até mesmo leu comentários do autor sobre tal coisa, certamente perceberá que de início o Gordo era apenas um dos amigos do Edmundo, até então personagem central da história.
Se pararmos pra pensar, ele faz mesmo o gênero de herói: inteligente, bom filho, bom aluno, bom amigo, forte e corajoso. Simplesmente perfeito.
E se pararmos pra comparar Edmundo e Bolachão, o tão famoso Gordo? Nossa... certo é que Bolachão é totalmente o oposto de Edmundo.
Rico, mimado, meio egoísta, preguiçoso, aéreo, piadista (com um humor meio negro), gordo (como bem já diz o nome), comilão... ele é a seleção de muitos defeitos irritantes. Mas, sendo tão absurdamente irritante em suas falas, ações e pensamentos egoístas, maldosos ou até mesmo meio desinteligentes, ele... encantou.
Sim, ele encantou. Encantou desde o próprio escritor até os leitores, que nem mesmo se apercebem, de início, que a Turma do Edmundo se transforma ao longo do livro em a Turma do Bolachão. Por que quando esse aparece, ele rouba o foco pra si. Seja pra o odiarmos e recriminarmos por suas ações ou pra rir de sua irreverência e inteligência fora do comum, ele simplesmente rouba o foco pra si. Então não foi surpresa pra ninguém que João Carlos o colocasse como personagem central de sua trama.
E, sendo novamente sincera, esse livro fascina. Fascina e te prende tal forma que você o devora e, ao chegar a última página, não quer acreditar que acabou.Então você rele, e rele, e rele, e rele... mas nunca se cansa. Pois esse livro é sempre um eterno renovo. Sempre terá aquele ponto no qual você não percebeu aquela mancha cômica na camiseta do Bolachão, ou aquele comentário maldoso dirigido por ele ao Edmundo, ou aquela referência sobre um ponto anterior.
E mesmo que tenha percebido, finge que não percebeu. E então apenas deixa que a magia novamente te domine, e que cada página te fascine da forma maravilhosa que só João Carlos com suas insanas ideias sabe fazer.

*Jaque 12/11/2011

Adorei o livro pois o livro possui muita aventura e diversão
uma grande história de três garotos que sairam em busca de uma investigação muito arriscada
eu recomendo