O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

Raquel Lima 17/01/2009

Pura diversão!
Se você está cansado de ler leituras filosóficas que mais sofremos que nos divertimos...arrisque...leia este livro muito bem feito...Um verdadeiro barato!

Silvando 11/09/2012

Uma Breve Resenha de O Gênio do Crime
O livro O gênio do crime escrito por João Carlos Marinho lançado em 1969 pela editora Brasiliense e ate teve adaptacao para o cinema em 1973 pelo diretor Tito Teijido, com o título O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime.
O livro narra história de um grupo de garotos que colecionam figurinhas de jogadores e times de futebol e percebem que existe alguma coisa errada com elas. Então, eles resolvem fazer justiça e descobrir uma fabrica que falsificava figurinhas.
Para quem não O Gênio do Crime é o primeiro livro de João Carlos Marinho; e Teve mais de um milhão de exemplares vendidos em 60 edições e é citado como um fundamentalista da literatura infanto-juvenil brasileira.

Rafael 31/08/2012

esse sim é um dos melhores livros que li em minha vida é demais os garotos descobirem a fabrica clandestina antes do detetive invicto eu amei esse livro e eu recomendo para todas as idades;;;

28/07/2012

Com certeza este é um dos livros que marcou minha infância.
Ótimo

Guy 11/05/2012

Detetive em busca de fábrica que falsifica figurinhas premiadas
Com muito humor, este marco da literatura infanto-juvenil conta a primeira aventura da turma de Bolachão, um garotinho gordo e muito inteligente. Junto com seus amigos Edmundo e Pituca Bolachão banca o detetive e tenta descobrir a localização de uma fábrica que falsifica figurinhas premiadas.

Ingrid_kiki 13/04/2009

Este livro é maravilhoso. Li durante a minha infância e nunca + me esqueci. Outro dia encontrei com ele na Feira do Livro da minha cidade e não pensei 2x antes de adquirí-lo. História bem contada, escrita e desenvolvida. Muito envolvente. Vc começa a ler e não quer + deixar até terminar. Esse livro deveria virar filme! =D

Ana 04/02/2012

O melhor de todos os demais livros da Turma do Gordo
Pra quem leu O Gênio do Crime com atenção, ou até mesmo leu comentários do autor sobre tal coisa, certamente perceberá que de início o Gordo era apenas um dos amigos do Edmundo, até então personagem central da história.
Se pararmos pra pensar, ele faz mesmo o gênero de herói: inteligente, bom filho, bom aluno, bom amigo, forte e corajoso. Simplesmente perfeito.
E se pararmos pra comparar Edmundo e Bolachão, o tão famoso Gordo? Nossa... certo é que Bolachão é totalmente o oposto de Edmundo.
Rico, mimado, meio egoísta, preguiçoso, aéreo, piadista (com um humor meio negro), gordo (como bem já diz o nome), comilão... ele é a seleção de muitos defeitos irritantes. Mas, sendo tão absurdamente irritante em suas falas, ações e pensamentos egoístas, maldosos ou até mesmo meio desinteligentes, ele... encantou.
Sim, ele encantou. Encantou desde o próprio escritor até os leitores, que nem mesmo se apercebem, de início, que a Turma do Edmundo se transforma ao longo do livro em a Turma do Bolachão. Por que quando esse aparece, ele rouba o foco pra si. Seja pra o odiarmos e recriminarmos por suas ações ou pra rir de sua irreverência e inteligência fora do comum, ele simplesmente rouba o foco pra si. Então não foi surpresa pra ninguém que João Carlos o colocasse como personagem central de sua trama.
E, sendo novamente sincera, esse livro fascina. Fascina e te prende tal forma que você o devora e, ao chegar a última página, não quer acreditar que acabou.Então você rele, e rele, e rele, e rele... mas nunca se cansa. Pois esse livro é sempre um eterno renovo. Sempre terá aquele ponto no qual você não percebeu aquela mancha cômica na camiseta do Bolachão, ou aquele comentário maldoso dirigido por ele ao Edmundo, ou aquela referência sobre um ponto anterior.
E mesmo que tenha percebido, finge que não percebeu. E então apenas deixa que a magia novamente te domine, e que cada página te fascine da forma maravilhosa que só João Carlos com suas insanas ideias sabe fazer.

*Jaque 12/11/2011

Adorei o livro pois o livro possui muita aventura e diversão
uma grande história de três garotos que sairam em busca de uma investigação muito arriscada
eu recomendo

Alê 29/04/2011

o genio do crime
o livro conta de um monte de crianças trabalhando para seu tomé o dono fabrica de figurinhas,pois existia uma fabrica de figurinhas falsas
para mim a obra não é infanto-juvenil.Para mim é infantil!!!

Dante 11/12/2009

É tão simples, tão puro, tão ingenuo...

Bruno.Rysik 28/04/2024

Muito bom! Livro cheio de mistérios e conflitos que prendem a atenção do leitor; possuí uma linguagem fácil de ser comprometida. Li esse livro quando estava no ensino fundamental I, e me recordo da história, clímax e do desfecho como se tivesse terminado de ler recentemente.
Simplesmente incrível!

Fábio Souza 12/05/2009

1º livro
Excelente livro! Primeiro que li sem que fosse cobrado na escola.

Fábio Valeta 15/09/2010

Um dos primeiros livros que li na minha vida.

Homero 09/09/2009

acho q ja li esse livro :P, + não marcou_______FATO!

Bianca Nami 07/01/2010

Imperdível para quem começa a se aventurar no mundo dos livros. Li aos 11 anos e adorei!