Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Lucas 13/12/2011

Em Chamas, fazendo a trilogia pegar fogo!
Logo após terminar de ler o primeiro livro da trilogia, - Jogos Vorazes - pude perceber ser inundado imediatamente pela sensação de quem acabara de ler o primeiro livro de qual virá a se tornar melhor trilogia de toda minha vida.
Achando impossível um livro de silhueta humilde e edição juvenil chegar aos pés de estórias emocionantes e que marcaram e ainda marcam época - "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" - pude perceber que a Editora Rocco nos surpreendeu novamente.
Não conseguindo tirar a série de minha cabeça, dia após dia, não demorei para adquirir o segundo livro, "Em chamas".
Mas ao tempo em que começo a ler, logo comete-me um desespero: E se o segundo livro não for tão bom quanto o primeiro?
Afinal, só se passa neblina na mentes dos quais leram o primeiro livro da trama e imaginam como seria o segundo.
Falha minha. Em Chamas é mais do que qualquer outra coisa: SURPREENDENTE!
O que faz a tarefa de criar uma resenha para essa obra-prima dificílima, sabendo que cada detalhe pega fogo dentro do enredo.

O começo morno no livro, faz jus ao nome da primeira parte - A Fagulha - da qual começa exatamente no ponto em que Jogos Vorazes termina, tendo um começo muito menos aventureiro em relação ao mesmo ponto no livro anterior.
A primeira parte serve para situar-me novamente na estória, o que não demora muito, devido à escrita fervorosa e emocionante de Suzanne Collins que me abrange com facilidade.
Por um momento, sinto-me fraquejar: será que o novo livro traz um enredo tão diferente? Algo que fará The Hunger Games passar a ter o título de "Melhor-Trilogia-De-Toda-Minha-Vida" para "Maior-Decepção"?
Quando de repente, tão rápido quanto uma flecha de Katniss Everdeen, a segunda parte da magnífica obra me acerta.

"O Massacre", permite-nos conhecer mais sobre a vida dos que já estavam presentes em nossa leitura e os que ainda surgirão - obrigado por essa oportunidade Suzanne. Muitas coisas mudam na vida da "Garota Em Chamas" tendo agora que tomar decisões únicas e críticas sabendo que qualquer erro seu pode significar um grande desastre. Profundo e efervescente, a segunda parte transforma "A Fagulha" em uma fogueira aconchegante e anciã, incutido-nos magníficas sugestões do que ainda está por vir. Falha minha outra vez. Nada do que eu poderia imaginar se iguala ao verdadeiro choque do que está por vir.

Perplexidade total. Pude sentir enrijecer-me imediatamente. Ou meus olhos peças pregando-me estão, ou Collins conseguiu superar a si própria fornecendo-nos uma proposta muito conhecida para os quais já leram o primeiro livro da saga.
"O inimigo" mostra tudo aquilo que mais queremos ver desde que abrimos pela primeira vez a capa de Catching Fire - guardem bem minhas palavras - fazendo-nos animais doentes pelo próximo movimento de cada personagem ali presentes.
Quando estamos completamente excitados no ápice da estória, uma bomba explode - literalmente - e me vejo novamente dentro de algo tão maravilhosamente alucinante que cabe-me não acreditar que tudo isso se encontra em um livro só. Porém tudo isso tem um final - 413 páginas para ser mais exato -, e vejo então que a ultima página já se fora.

Acontece que me vejo sedento pelo terceiro e ultimo livro desse magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais.

Foi aí então que aquele meu pontinho de desespero sobre "Em Chamas" não conseguir ser tão bom quanto "Jogos Vorazes" se esvai completamente e tenho a certeza que além de igualmente bom, é melhor.
Cabe-me agora, mais do que qualquer coisa dar uma opinião literária que se possível, daria a todos nesse mundo: Leiam esta maravilhosa trilogia, pois acreditem, além do primeiro livro ser voraz, o segundo fica em chamas!
Foxx 13/12/2011minha estante
nossa, muito boa a crítica, fiquei até com vontade de ler... ah é eu já estava com vontade de ler, e agora fiquei com mais vontade ainda VALEU -2bj \o/

Sabrina 13/12/2011minha estante
Poxa, gostei bastante muito bom :3

Maurício 13/12/2011minha estante
Já me falaram bem da trilogia, agora fiquei com mais vontade ainda de ler.

Flá 07/01/2012minha estante
Muito boa a crítica, parabéns. Acabei de ler "Em chamas" e achei maravilhoso!!!

Gabi @gabidoslivros 09/02/2012minha estante
Cara, sua resenha tá mt louca!!!!!!!!

Lidi 26/02/2012minha estante
Lucas, minha amiga Gabii(essa q comentou ai em baixo)ela vivia falando de Jogos Vorazes e eu sinceramente achava um saco, agora q eu li a sua resenha, cara, juro pra vc to Loouuca pra ler essa trilogia, vc realmente sabe usar as palavras a seu favor e incentivar os outros a ler, Parabéns gostei muito, e tbm acho q vc devia fazer um blog de resenhas suas, vc teria sucesso!Bjos, Lidi.;]

Fernanda Döttling 11/03/2012minha estante
Você disse tudo que eu penso,sem tirar nenhuma palavra e nem por mais nenhuma. Suzanne Collins está se superando e agora estou louca pra ler o 3º e último livro...

Mariane 18/03/2012minha estante
muito boa a resenha senti tudo isso e mais quando li, surpresas, medo e desafios tudo nesse livro . Um dos melhores

Thiago 25/03/2012minha estante
Lucas parabens pela resenha, perfeita, nota 11 pra vc (assim como a Katniss)rsrs.
Nao tiro uma palavra do q vc disse, foi a melhor serie que ja li.

Thiara 27/03/2012minha estante
Eu acabei de ler o primeiro livro e estou contando os dias para chegar o fim do mês, quero comprar o dois para poder ler logo, adorei sua resenha!

Amélia 28/03/2012minha estante
Estava com medo do segundo não ser tão bom quanto o primeiro, ainda bem que li sua resenha agora vou correndo comprar o segundo!
Parabéns pela resenha.

Esther 01/04/2012minha estante
Meu Deus do Céu.
Nossa vc escreve super bem, de verdade.
O pior é que o meu Em Chamas so chega dia 13 e vc me deixou com mais vontade ainda.
Nossa vc escreveu tanta coisa que pensei que ia ter um monte de spoilers mas eu n achei quase nada.
A melhor série de todas (isso porque eu so li o primeiro...)

Amanda 10/04/2012minha estante
Acho que vc tem um jeito Peeta de escrever a sua resenha! haha
Acabei de ler "Em Chamas", infelizmente tive a maldita ideia de emprestar "Esperança" para minha irmã que mora em outra cidade e só verei ela daqui a três semanas... E é ai que me vejo fazendo o download do livro pq não conseguirei esperar um dia para ler, quanto mais três semanas.. haha

Mateus 12/04/2012minha estante
Nossa...Tantos livros que quero ler, nem sei por onde começar, aí vejo essa trilogia, o que me leva a querer ler tudo isso, logo!...Muito bom a sua resenha!

Ricardo Andrade 15/04/2012minha estante
não gostei muito do primeiro, opnião proria, mas não é um livro ruim tambem. da para ler, muito melhor do que outras melações que não quero nem citar nome.

Tamy 16/04/2012minha estante
Simplesmente amei o primeiro (Jogos Vorazes) recomendo a todos, e estou amando o segundo (Em Chamas) *-*, não vejo a hora de começar o terceiro (A Esperança) comprei a trilogia, porque eu sabia que ia amar, e não ia aguentar esperar eu terminar de ler um para comprar o outro *-*

"magnífico mundo fictício porém que é extremamente real em minha mente a ponto de querer mais e mais e mais." tirou palavras da minha boca!!

Karem Braga 18/04/2012minha estante
Nossa amei a Resenha! E este livro é mesmo em Chamas!

Karina 30/04/2012minha estante
Nossa você escreve super bem! Estava em dúvida sobre comprar ou não "Em Chamas",mas depois de ter lido essa resenha, pude confirmar com certeza de preciso urgentemente adquirir essa joia que parece ser esse livro

Manú 07/06/2012minha estante
Ok, você disse exatamente tudo. TUDO MESMO. Fiquei sabendo dessa triologia por uma amiga, e contada ela me pareceu confusa... Então, deixei pra lá. Quando lançou o filme, me interessei e fui ver... Fiquei confusa por não entender ao certo porque os Jogos Vorazes existiam. Me restava então comprar o livro. E comprei logo a triologia toda de uma vez, e me encantei de primeira por cada personagem, por cada aventura ali passada.
Concordo com tudo que diz, e tive o mesmo desespero de acabar me decepcionando com o segundo livro. Fiquei com uma pulga atrás da orelha, e a mesma pergunta ficava me rondando.. " Impossível que consiga superar o primeiro" e E então.. CABUM, todo aquele medo some e da lugar a uma "sede" de ler cada vez mais e mais pra descobrir como terminará esse livro maravilhoso. Impossível criticar alguma coisa, é simplesmente viciante e não tem como não ler. Sem dúvidas, a melhor triologia de todas.

Evelyn709 01/07/2012minha estante
você disse tudo, literalmente tudo o que esse livro te faze pensar.

Uma trilogia simplesmente magnifica.

Julia 07/07/2012minha estante
Estou lendo 'Em Chamas' e realmente penso exatamento tudo isso que você escrevu. A propósito, você escreve super bem.

Mey 18/07/2012minha estante
Putz! Você escreve muito bem
Estava desanimada com "Em Chamas", mas depois de ler sua resenha fiquei maravilhada

Aly-El 24/07/2012minha estante
Essa Trilogia é otima, engoli os três livros em três dias... Maravilhosos... ainda estou com eles na cabeça, amo o Peeta!

Marisa 28/08/2012minha estante
Realmente a história é muito boa e envolvente. não consigo parar de ler um segundo, e nos tempos em que não posso lê-lo, não paro de pensar. É claro que para mim, apesar de incrível, essa trilogia nunca será igualada a Harry Potter (até porque HP é inigualável). Adorei o que você escreveu e concordo plenamente que Em Chamas é maravilhoso.

Deamonts 29/10/2012minha estante
Também pensei a mesma coisa coisa quando terminei de ler Jogos Vorazes, e digo com toda certeza, Em Chamas é um dos melhores livros que já li na minha vida. Vale muito a pena a leitura da trilogia inteira.

Nayara 14/12/2012minha estante
Nossa acabo de ler jogos vorazes, não fiquei muito animada para ler "em chamas" mas depois de ler essa sua resenha ,estou muito animada ,essa vai ser uma das melhores sequencias que eu já li ...como diz Stephenie Meyer sempre fico pensando depois de ler ...maravilhoso

Marianna 31/12/2012minha estante
Você tem toda razão.Os JOgos vorazes(The Hunger Games)mudou minha vida completamente.
Tinha visto o filme primeiro,achei incrivel,depois pedi meu pai de aniversario e ele acbou me dando toda a Trilogia.Achei incrivel todos eles,o melhor pra mim é o Em Chamas(Cathching Fire)Achei perfeito,e é lá que a gente consegue perceber melhor o quanto Katniss é apaixonada por Peeta, e não por Gale.
Eu só tenho que agradecer a Suzanne Collins por ter dado a todos nós essa maravilhosa Trilogia.
E nas palavras da minha mãe:"Meu Deus,como você tá viciada nisso!"hahaha

Petsabé 15/01/2013minha estante
Concordo! O livro é sensacional! Sem dúvida o melhor!

Ju 24/01/2013minha estante
Eu acho que esse é o melhor livro da trilogia. Love it

Letícia 14/02/2013minha estante
Adorei a resenha, é exatamente isso: o primeiro é voraz, o segundo é em chamas. O segundo me pareceu perfeito em tanto mas tantos sentidos... O primeiro introduz o mundo, prepara o terreno; o segundo taca fogo! Os personagens mexem mais com a gente, as cenas nos fazem surtar, informações novas, ação, revolta, desespero... ah, o livro é histérico! Ainda não li o 3, mas posso dizer que gosto mais de Em Chamas do que Jogos Vorazes, com certeza!

Silvia 11/11/2013minha estante
Sua resenha despertou ainda mais minha curiosidade *u*

Isabela 27/11/2013minha estante
Magníficas suas observações e resenha! Parabéns! Com certeza, Jogos Vorazes estão no rol de melhores sagas, ao lado das já citadas por você!

Daniel.Malaquias 13/07/2020minha estante
Excelente crítica, me senti representado nas suas palavras.

Nati 14/08/2020minha estante
Assisti aos filmes um seguido do outro, simplesmente amei cada cena e não conseguia mais pensar em outra coisa, adquiri os livros que chegaram há pouco, confesso que ainda não consegui ler, mas estou na expectativa gritante depois dessa resenha, assim que terminar minhas leituras atuais começo JV ??

Lizzy 05/04/2021minha estante
Disse tudo e mais um pouco! Melhor crítica ever!

Soso 28/07/2021minha estante
Se comparam com palavras de grandes escritores

Juju 19/09/2021minha estante
obrigada por sua resenha, estou na primeira parte do livro e estou com medo de me decepcionar em relação ao primeiro livro que me surpreendeu de maiss!!

Helena Lima Pereiras 16/02/2022minha estante
A luzia já leu essa mensagem para elaborar uma mensagem direto sob proteção total oi luzia

Sabrina 29/01/2023minha estante
Falou tudo

Larinha 09/03/2023minha estante
Justo!

gabskylov 27/03/2023minha estante
muito bommm

Nick 𫶠19/04/2023minha estante
Adorei o segundo livro, comecei a ler o primeiro e tive muita vontade de continuar

Luiz1516 01/09/2023minha estante
Não céu quomo usar o app

Laví Brito 04/10/2023minha estante
concordo plenamente!

Mariað 21/12/2023minha estante
I have a message for President Snow. You can torture us and bomb us and burn our districts to the ground. But do you see that? Fire is catching... And if we burn... you burn with us!!!

anakeilacamargo 24/12/2023minha estante
trilogia maravilhosa, queria que eles fizessem mais filmes e suzanne escrevesse mais sobre

anakeilacamargo 24/12/2023minha estante
infelizmente já tinha assistido à trilogia antes de ler os livros, mas, mesmo assim, ?em chamas? continuou sendo muito emocionante

Chidori69 15/01/2024minha estante
marca como resenha com spoiler, pq acabei de tomar spoiler ?

Celia91 15/01/2024minha estante
Amg, tem spoiler, sinaliza aí pfv

Pam 17/06/2021

Releitura de uma das minhas trilogias favoritas
Acaba sendo um livro de transição, que na minha opinião, é o melhor de toda a saga!

Começando com pequenas situações que vão resistindo e gerando novas situações, que culminam em um final fantástico, nos deixando cheios de expectativas para o próximo livro.
Chorei muito, assim como da primeira vez, e continuo achando impecável do começo ao fim.

Gisele 28/04/2022

Esse livro pegou fogo mesmo ?
Consegue ser o melhor que o primeiro e uma das coisas que eu mais amo é que a autora consegue compartilhar todos os sentimentos que a Katniss sente e conseguimos sentir tudo com ela.

Nesse livro os vencedores dos jogos precisam voltar para a arena. Fiquei tensa em todos os momentos, com a nova arena e os novos personagens. Além da Katniss e do Peeta, meu novo personagem favorito é o Finnick.

O romance não é o foco nos livros, mas é impossível não torcer para a Katniss e o Peeta principalmente depois desse livro. Katniss entende o que ela sente pelo o Peeta.

Esse livro tem muitas reviravoltas e um final desesperador que me deixou ansiosa para ler o terceiro. Se tornou um dos meus livros favoritos e arrisco dizer que é o melhor da trilogia.
@livroseresenha 28/04/2022minha estante
O melhor da trilogia

Luna.Bard 29/04/2022minha estante
Perfeitooo

Renata.g 23/06/2022

Porque Cinna me transformou num tordo!!
Gostei do livro, no início achei meio parado, parecia que estava dando voltas, acontecia algumas emoções como a visita do Presidente Snow a casa da Katniss, os levantes nos Distritos, as chibatadas no Gale, fora isso achei parado. Porém quando eles vão para a Capital a história começa a engrenar, ficar mais movimentada e emocionante.
A parte que o Cinna é espancado e que a Katniss fica sabendo que o Peeta foi pego pelo Capital é de cortar o coração. A parte dos Jogos eu prefiro a do 1° livro, achei mais envolvente, me prendeu mais. Muitas cenas são diferentes em relação ao filme mas isso não tira o encanto. Bora para o terceiro livro. ???

Lido em 21/06/22

Isa lê as vezes 10/02/2024

Em Chamas
Eu amo a Johanna, que personagem boa viu. Queria começar falando disso.

E agora a gente pula pra como esse livro é incrível e muito bem construído. Toda a construção de mundo ao redor da história de Panem e os Jogos Vorazes é muito bem feita. A história não se perde em nenhum momento e conseguimos acompanhar visivelmente como a Katniss consegue se manter como uma garota comum de 17 anos (confusa e assustada, com os sentimentos a flor da pele) ao mesmo tempo em que se mantém firme em seus objetivos e luta por todos eles.

É simplesmente a melhor saga já escrita pqp
luana 10/02/2024minha estante
esse livro é perfeito!!

dudagomes09 01/01/2024

O último lido de 2023
Tô postando a resenha agr mas terminei antes do ano novoo, foi o último do ano! fechei o ano com chave de ouro pq pqp q livro PERFEITO! eu simplesmente n conseguia parar de ler, era impossível. a cada hr vai ficando mais angustiante e vc fica com cada vez mais vontade de saber oq está por vir!
finnick eu te amo, vc é pfto, mlhr coisa q aconteceu nesse livro foi esse lindo aparecer KKKKK
to com mta vontade de ler o próximo pq com esse final, impossível não estar MTO ansiosa pelo oq vem por aí! só pra ressaltar mais uma vez: q livro maravilhoso! ?? já tá nos meus favoritos ??
zxsaturno 03/01/2024minha estante
Meu favorito! ?

dudagomes09 03/01/2024minha estante
@zxsaturno até agr é meu favorito tbmm! é MTO bom

Jubsju 03/01/2024minha estante
Quem é o personagem mais amado de todos os livros e por que Finnick?? Kkkkkkk ?

Jpedro05 03/01/2024minha estante
Falo e afirmo: o melhor de toda trilogia!

dudagomes09 03/01/2024minha estante
@Jubsju KKKK ele é maravilhoso, perfeitooo

clarinha 03/01/2024minha estante
meu favorito da vida

Sergio250 03/01/2024minha estante
Concordo completamente.

bibis 12/07/2021

gente que livro bom. Eu não sabia se colocava 4,5 ou 5 estrelas, mas eu gostei bem mais do que esperava, então né.
No início eu não tava gostando mto, gosto mais quando as coisas começam a ficar mais agitadas JSISNK. Enfim, achei melhor que o primeiro e vou terminar a resenha por aqui mesmo pra ir ler o próximo logo HAHAH
iamatilda 12/07/2021minha estante
boa sorte

miyuki. 12/07/2021minha estante
aaaaaah, você me deixou super animada pra começar a ler

meumundinhodoslivr 12/07/2021minha estante
ESSE LIVRO EH RUFO

bibis 12/07/2021minha estante
JSSINSUANSISNDJF

Marcos868 13/07/2021minha estante
Esse livro é perfeito

ma. 13/03/2021

Super recomendo, a história é muito bem escrita. Mas ainda acho o primeiro melhor.
Ansiosa pelo próximo!
Rafa.Meyer 23/03/2021minha estante
que edição mais linda mds

Vinicius 15/04/2020

Ótimo!
Manteve o ritmo.

Depois de toda a carnificina dos jogos, Katniss e Peeta estão de volta a normalidade, só que agora com riqueza e fama. Porém, logo se percebe que as coisas não estão tão normais assim, as atitudes na arena tiverem mais consequências do que o esperado e a situação do Distrito 12 fica mais dura.

Katniss demora muito para ficar revolucionária, a falta de esperança quebra qualquer tentativa que ela tenha dentro de si. Peeta é um amor, pense num personagem gostável, só que ele atrapalha um pouco nas horas do perigo por ter nascido bem de vida e não tem muita noção das coisas difíceis.

Particularmente gosto bastante da escrita da autora, flui bem, não tem detalhes desnecessários, o final dos capítulos quase sempre tem ganchos bons para o próximo o que faz termos vontade de ler o mais rápido possível, resumo? Livro devorante!

Final com grande revelação e bem difícil, tive de ler duas vezes para absorver tudo. O desespero de katniss é comovente.

mia 04/01/2023

releitura
eu lembrava que esse livro era bom, mas não que era TÃO BOM assim, tanto é que substituiu o primeiro livro da série e passou a ser meu favorito agora. que livro GENIAL, eu fico chocada com a genialidade da collins, juro. e os momentos fofinhos de peeta e katniss são tão nhonhonhon, queria morar nas cenas deles. enfim, é ainda mais fantástico do que eu me lembrava, e é onde você começa a sacar mais as coisas e consegue ver a revolução se desenrolando bem diante dos seus olhos.
tothel4kes 04/01/2023minha estante
Esse é um dos melhores, se não o melhor, que eu já li até agora

FabiellyK 04/01/2023minha estante
O melhor de jogos vorazes! Tem um lugar especial no meu coração

Lídia 04/01/2023minha estante
Jogos Vorazes melhor saga do mundo!!!

Isa 04/01/2023minha estante
o melhor da trilogia

Beatriz.Fuscaldi 04/01/2023minha estante
Cadelinha do peeta ??????

Lau 20/01/2023

perfeito
É tão diferente do filme. Acontece tanta coisa no livro que o massacre quaternário só começa depois da metade do livro. Ainda bem que a Katniss lembrou quem era o inimigo na hora certa.

Marina 28/11/2023

Um turbilhão de emoções completamente envolvente, mesmo sabendo a ordem das coisas e impossível não se sentir apreensiva a cada página. Cada detalhe, personagem super bem trabalhados.

Sl@ck 08/06/2021

Revolução
Esse segundo livro chega a ser melhor que o primeiro, amplia ainda mais o universo da saga. Mostra como um regime opressor pode manipular e ameaçar as pessoas de um forma cruel.

Katniss e Peeta eveluiram muito nessa continuação, fora a introdução de novos personagens que só acrescentaram no decorrer da história era para deixar o enredo mais rico.
psraissafreire 08/06/2021minha estante
Aii, amo

Sl@ck 08/06/2021minha estante
Muito bom, não sei pq demorei muito para ler

alissonltl 09/06/2021minha estante
Esse livro é o meu favorito dos 3