Os Ladrões de Cisne

Os Ladrões de Cisne Elizabeth Kostova

Resenhas - Os Ladrões de Cisnes

luna188 27/01/2024

Arte e obsessão ?
Se a arte é um sentimento, então a pintura é esse sentimento expresso em formas e cores.

Os ladrões de cisne é sobre um pintor que é preso ao atacar uma pintura no Nacional Gallery, depois disso a vida do pintor se torna um grande mistério. Veja que o crime cometido que envolve o livro é sobre arte e a obsessão é sobre arte. A história tem como pano de fundo o mundo das artes, precisamente a pintura. O mundo de grandes pintores, belos quadros, magníficas obras de arte.

Não é melhor que o outro livro da autora ?O Historiador?, mas é tão envolvente quanto. Vale muito a pena a leitura, principalmente se gosta de arte.

~ Quero ver um artista pintando, o cheiro que emana do pincel, ver a tinta tomar forma na tela antes em branco, a intensidade do foco de um pintor ~

LER ETERNO PRAZER 01/03/2015

Os ladrões de cisne.
“Os ladrões de cisne" é uma obra bem diferente dos romances que li até hoje. Tem como pano de fundo o mundo das artes plásticas, mais precisamente a “pintura”. Nessa obra, escrita por Elizabeth Kostova, teremos o prazer de entrar no mundo de grandes pintores, belos quadros, magníficas obras de arte.
“Os ladrões de cisne” conta a história de um pintor, sua arte, suas paixões e sua loucura e obsessão. Robert Oliver é um grande pintor, talentoso e com uma obsessão por uma imagem de mulher, um rosto, alguém que ele vislumbrou em uma grande obra um quadro que desencadeou sua loucura.
Em um belo dia ele é preso em uma exposição de arte por tentar atacar com uma faca um quadro que faz parte da coleção permanente das obras do século XIX da National Gallery em Washington. Após ser preso, Oliver é mandado para um hospital psiquiátrico sob os cuidados do psiquiatra John Garcia. Esse vendo que não iria conseguir fazer nada por esse novo paciente liga para seu amigo, também psiquiatra, Andrew Marlow e lhe pede para cuidar do caso desse paciente, pois, Garcia diz que ele é a pessoa certa para cuidar do problema de Oliver.
Marlow aceita o caso. Ao receber Oliver no hospital onde é chefe de equipe, logo percebe que conseguir arranca algo de Oliver para que ele possa esclarecer o que o levou a tentar atacar com uma faca a um quadro, será muito difícil!Oliver se fechou em uma redoma de silencio total e intransponível. A única coisa que Marlow encontra para lhe dar alguma pista dos motivos que levaram Oliver ao estado em que se encontra é um maço de cartas que ele traz consigo e que as lê frequentemente.Essas cartas eram a correspondência trocadas entre Beatrice de Clerval e tio de seu marido, Olivier Vignon e são datadas de 1879, mais de cem anos atrás.Marlow logo percebe que estas cartas podem ajuda-lo a encontrar os motivo que levaram Oliver a surtar.Marlow então resolvi ir contra a ética profissional e embarca nos segredos da vida pessoal de seu paciente. Parti então em busca das respostas que seu paciente não lhe dá. Enquanto isso Robert Oliver passa seus dias no hospital psiquiátrico pintando seus quadros em um estado de melancolia e no seu eterno silencio. Em sua busca por respostas, Marlow encontra as duas mulheres que fizeram parte dos últimos anos de Oliver antes do surto. É através delas que Marlow descobre alguns fatos importantes da vida do pintor. Marlow sem perceber, acaba vivendo a vida do seu paciente e fica completamente obcecado em descobrir a verdade não apenas para Robert, mas também para si mesmo.
Kate e Mary são as duas mulheres que mostram toda a intimidade, temperamento, manias e personalidade do seu paciente. Com as informações das duas, o psiquiatra vai montando o quebra-cabeça bastante complexo para desvendar os mistérios que levaram seu paciente ao estado em que se encontra atualmente. Kate é o primeiro amor da vida de Oliver e é com ela que ele casa e tem dois filhos.Já Mary é uma ex-aluna sua que tempos depois se reencontram e nesse reencontro acabam se apaixonando e ela se torna sua amante dando-lhe coragem para se separar de Kate.É com Mary que Oliver passa seus últimos momentos antes do seu surto psicótico.
O livro é todo narrado por seus personagens principais, Marlow, Kate e Mary. Porém, no decurso dos capítulos vamos conhecendo também um pouco mais da história de cada personagem das misteriosas cartas que Robert tem em seu poder. Todas as cartas são trocadas entre Beatrice e Olivier e elas são descritas no livro e conforme a história vai se desenvolvendo, elas (as cartas) vão se mostrando peças fundamentais para solucionar o caso de Robert.
Elizabeth Kostova é extremamente detalhista, em muitos pontos da narrativa o livro se torna cansativo e monótono, mas que não tira seu interesse pela leitura. “Os ladrões de cisne” não é o tipo de leitura para quem busca um livro cheio de aventuras e ação. Aqui temos uma obra intensa, bem construída. Apenas o excesso de detalhes acabam sendo desnecessário na narrativa. Posso dizer que “Os ladrões de cisne” é quase um livro histórico um verdadeiro achado para os que amam o universo da “pintura”. O grande problema aqui é “monotonia” de seus personagens. A narrativa só lhe prende devido ao mistério que envolve a vida de Robert Oliver e tudo aquilo que pode ter levado ele a perder seu controle racional, você também ira se prender na incansável e angustiante busca de Marlow para encontrar uma forma de ajudar seu paciente. A obra em si tem sua grandeza, mas também peca, na minha humilde opinião, em perfeição no seu desfecho.Os acontecimentos que finalizam a história são muito rápidos, como se a própria autora já estivesse cansada e quisesse finalizá-la rapidamente e nos revela tudo de uma só vez.
Somando os prós e os contra dessa obra, não posso dizer que não a recomendo. Sim recomendo-a, mas com uma resalva, se você é daquele leitor(a) que gosta ou busca em um livro muita aventura e ação, definitivamente esse não é o livro que você procura.Mas contudo afirmo que é um ótimo livro!!

Rafa 11/08/2014

Interessante para quem gosta de Arte e História
Bom, eu não li o livro todo porque não faz meu tipo de leitura, eu vou ser sincera. Quando o comprei, foi porque me apaixonei pela capa, meus olhos até brilharam. Mas ao decorrer da leitura - li além da página 100 - eu comecei a enjoar da leitura. Eu gosto de Arte e de História, sim. Mas ficou um pouco confuso para mim. Mas reconheço que o livro é muito bom.

Max 30/08/2012

Uma aproximação com o sensível
Elizabeth Kostova conseguiu algo bem difícil ao escrever Os Ladrões de Cisne, ela criou um ambiente de suspense que não sufoca e além disso aproximou o leitor de grandes artistas impressionistas, descrevendo obras de Degas por exemplo. O romance é incrível, meio estagnado no começo, porém quando se pegar o ritmo do livro, parar não é uma opção. Os personagens são espertos, e todos compartilham uma qualidade; o amor pela arte. É um bom livro, com bons personagens.

Tiane 12/03/2021

Um livro rico em detalhes e uma leitura empolgante, que deixa a pessoa ávida por continuar lendo. Teve momento que até quis parar mais fiquei com curiosidade sobre a mulher mistériosa que não deixa Robert Oliver acordado a noite e o motivo dele querer fazer o que fez, só quem já leu esse livro vai saber como é querer descobrir a verdade. Sem falar que é rico em detalhes sobre pintura e sobre pintores famosos, nem eu sabia que existiam.

Eduardo 19/08/2012

Muito bom!
Confesso que ainda nao tinha lido nada dessa escritora. Lamento nao ter feito isso. A escritora e pura emoção. Relata com riqueza de detalhes a trajetória dos personagens com sensibilidade, além de falar um pouco sobre a bipolaridade

cris 04/09/2011

perfeito!
trabalho em uma livraria;indiquei este livro duas vezes e,nas duas vezes pela sinopse que contei,adoraram.
kostova não é apenas uma escritora,ela entende o que escreve;o tema central é arte,loucura amor enfim,sem palavras para um dos melhores livros que li recentemente.