Pântano de Sangue

Pântano de Sangue Pedro Bandeira

Resenhas - Pântano de Sangue

Marianna174 10/05/2024

Gostei, a história é legal, aborda temas super importantes que infelizmente até hoje acontece.
Fiquei com uma pulga atrás da orelha com esse senador mesmo depois do final, sobre o plot rosa eu já tinha desconfiado, muito dinheiro envolvido já dar para desconfiar, e o plot do macaco kkkk esse eu não estava esperando, foi legal acompanhar mais uma aventura deles, e gosto dos mistérios e das partes mais brutais.

Fabio Vergara 30/10/2014

Dica de leitura: Pântano de Sangue (Brasil. 1987)
Sinopse: Crânio vai ao Pantanal investigar um assassinato; dias depois, um cadáver é encontrado com sua gaita no bolso.

Nota (0-10): 8.

Como eu adoro estes Karas! PdS é a história mais complexa do grupo. Quando li a primeira vez, custei a entender o enredo. Bandeira experimenta algo que não se repetiu na série: a narrativa não linear. Apesar de isso dificultar a leitura, a técnica favorece a história, já que, pra mim, PdS tem o final mais surpreendente da série. Além disso, há muitas metáforas inteligentes, como o bebê morto e a tribo formada só por homens. Entretanto, diferente do feito em A Droga da Obediência, nesta obra Bandeira parece não saber aonde direcionar o problema-fundo: tráfico de drogas, desmatamento, extinção dos índios etc. Outro problema são algumas soluções pouco críveis adotadas para a continuidade do enredo, especialmente na chegada de Magri, Chumbinho e Andrade ao acampamento do Centurião. Mas isso não faz da história menos empolgante. Apesar de datado, PdS é ótima leitura para se oferecer ao adolescente.

Duda Garcia 06/04/2015

ADORO (troco)
É impossível simplesmente não gostar dos Karas! MUITO BOM MESMO. Adoro essa coleção(ainda não li todos) mas É perfeito!

João 04/05/2015

pântano de sangue
mesmo o livro sendo curto a narrativa é muito cansativa e redundante em relação aos livros anteriores. Por ser um livro antigo aborda questões que já estamos cansados de saber sobre o desmatamento da floresta Amazônica , tráfico ,valores dos índios e etc. Novamente trata-se de um assassinato de um professor e Magri fica batendo na mesma tecla sobre quem ela vai ficar,como nos livros anteriores .
Na minha opinião esses assuntos são de extrema importância mas a leitura acaba se tornando redundante e chata.

Celia.Rabelo 12/05/2015

Mais uma aventura dos Karas dessa vez no Pantanal, onde Crânio desaparece ao buscar pistas de um professor que foi assassinado. Uma aventura surpreendente, que alerta sobre o trafico de peles de jacaré, comum naquela época e até hoje. Interessante!

Lia Cordeiro 03/06/2015

Aventura no Pantanal!!!
O segundo livro da série "Os Karas" tem o seu cenário principal longe do colégio "Elite", no qual pertencem os protagonistas desta série. "Crânio", o gênio dos "Karas", se depara com o terrível assassinato de seu professor favorito - o professor Elias, de matemática. Assassinos cruéis friamente o aniquilam, roubando-lhe alguns trocados que haviam em seu bolso. "Crânio" não crê que tenha havido apenas uma questão de assalto, mas algo muito mais sério que o levará a região Pantaneira do país. Seus companheiros "Karas" não acreditam nas teorias do mesmo, nem mesmo o seu líder Miguel, e o deixam partir sozinho; acreditando que "Crânio" desfrutará de férias apenas.
Por meio de "slides" - fotos tiradas pelo professor Elias, dos quais estão em poder de "Crãnio", o garoto mais inteligente do colégio "Elite" tenta refazer os passos de seu mestre e acaba se deparando com contrabandistas, coureiros e índios que o ameaçarão e decidirão por sua sorte em meio ao Pantanal Mato Grossense.
Nessa história, há destaque para o simpático e líder local apenas chamado por "Senador" e, a tia de "Crânio", conhecida por todos da região como "Tia Matilde", além do índio chamado "Robson"- guia local.
Embora "Crânio" se arrisca por boa parte sem a ajuda de seus companheiros, os demais "Karas" e o detetive Andrade acabam indo em busca do companheiro gênio, que havia sido mencionado por um piloto pouco antes de morrer e deixado com o mesmo a sua famosa gaita de prata, junto com sua jaqueta.
Pedro Bandeira, nessa obra, nos torna a refletir quanto a questão indígena em meio a civilização e aos problemas acarretados pelo contrabando de couro de jacarés e drogas. O que poderia ser uma viagem incrivelmente maravilhosa, em um verdadeiro paraíso, torna-se a experiência mais sanguinária que um grupo de jovens e alguns de seus entes queridos terão.

site: http://bibliotecapband.blogspot.com.br/

Kath 31/08/2015

Pedro Bandeira é o Kara!
Para começar, Pedro Bandeira é O Kara! Eu só havia lido A marca de uma lágrima pelo menos umas dez vezes, e quando apareceu a oportunidade de comprar Pântano de Sangue, por conhecer o estilo maravilhoso de narração do autor, eu não pude deixar passar. Com uma trama cheia de suspense, Pedro Bandeira nos leva para o interior do Pantanal Mato-grossense, onde os cinco Karas vão embarcar em uma aventura para desestabilizar o maior comércio ilegal de drogas e pele de jacaré que está sob o comando do cruel "Ente" cuja identidade ninguém conhece.
Quando o professor Elias é brutalmente assassinado, Crânio encontra uma estranha ligação com uma série de fotos que foram tiradas no Pantanal e sua morte, decidindo assim partir para fazer o mesmo trajeto de seu querido professor e descobrir quem está por trás de sua morte. Os demais Karas não concordam em acompanhá-lo, tomando seu raciocinio por ilógico, mas quando a jaqueta de crânio aparece suja de sangue e com um buraco de bala, o resto dos Karas parte em busca de seu membro desaparecido e acabam entrando em uma teia de mistérios, tensão e morte na pista por um dos homens mais poderosos e perigosos do pantanal, o que eles não imaginam é que seu inimigo está mais próximo deles do que pensam. Uma série de mortes, uma defesa explêndida da vida natural da riqueza pantaneira, cultura indígena e uma narrativa envolta em mistério, tensão e cenas de tirar o fôlego, Pedro Bandeira nos leva a uma aventura que tem a cara do Brasil e nos faz refletir sobre nossas ações sobre o mundo no qual vivemos.
É fascinante! Segunda obra dos Karas depois de A Droga da Obediência (que eu tenho, mas ainda não li) um livro pra você passar bem o domingo, de leitura rápida, trama bem amarrada e com um desfecho digno de Agatha Christie. Pedro Bandeira é o meu modelo de literatura brasileira! Uma inspiração!

Cami 14/09/2015

como faço para ler ?
não consigo ler, como faço ?
Mai 12/12/2015minha estante
Esse livro é maravilhoso!!

Rafa 24/03/2016

Pântano de Sangue
Outra eletrizante aventura dos Karas, só que dessa vez a turma vai ter que viajar até o Pantanal, era para ser um assassinato qualquer, mas para os Karas é sinal de problemas envolvendo uma perigosa organização criminosa.

Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho vão desvendar o assassinato de um professor e tudo leva para o Pantanal do Mato Grosso, a situação fica complicada, pois seus inimigos são perigosos e fazem de tudo para matar quem aparecer no caminho.

Com o desenrolar da trama, notamos como o ser humano é ganancioso, devastando tudo ao seu redor para obter mais e mais dinheiro. Pedro Bandeira continua magistral na sequencia da série Os Karas, mesmo sendo um livro repleto de mistérios, o autor não deixou o bom humor de lado. O livro mostra toda beleza da fauna e flora do Pantanal, mas também vemos o lado ruim.

A matança dos jacarés deixa todo o meio ambiente em um caos, tudo para vender o couro do animal no mercado negro, sem contar que o Pantanal é usado para contrabando e caminho para contrabandear drogas.

Os cinco jovens vão a buscas de respostas para o assassinato do professor de matemática e o que eles precisam saber que a pessoa é conhecida pela alcunha de Ente.

site: http://www.livreando.com.br/2016/03/os-karas-pantano-de-sangue.html

Heloisa 08/11/2020

Gostei da História, mas a edição...
Gostei mais desse do que da droga da obediência, valorizou e falou de um tesouro nacional que é o pantanal, abordou temas indígenas e etc gostei bastante, mas talvez por ser infanto juvenil e explicar demais algumas partes, alguns momentos achei cansativo.

A Edição deixou a desejar, havia frases completas em inglês no livro e nenhuma nota de rodapé com tradução, eu sei ler em inglês, mas essa não é a realidade de todos, esse é um livro que tem em escolas públicas e é direcionado para uma idade que talvez não domine outro idioma ainda, faltou muito a tradução ali

Clara 29/06/2021

mais um da série dos Karas e a cada livro a história fica melhor, vc começa pensando q tal pessoa é culpada do crime, depois muda de ideia, depois muda de novo, eu me senti a própria Sherlock lendo kkkkkkkkkkk

Nathi 07/07/2021

Pântano de sangue
Gostei bastante do livro, mas acabou tendo uma coisa que me irritou: quase todos os meninos do grupo, com exceção de Chumbinho, estão apaixonados pela Magrí. Tirando isso acho incrível a forma que Pedro Bandeira consegue integrar tantos assuntos sérios em uma narrativa tão atraente para todas as idades. Assim como em “A Droga da Obediência” o autor aborda a questão do tráfico de drogas, só que um pouco mais abertamente dessa vez, e não pára por ai. Em Pântano de Sangue também são abordados o crime organizado no Pantanal, a extinção dos jacarés por causa de sua valiosa pele e a figura do índio e como eles estão cada vez mais extintos enquanto os brancos massacram sua cultura e memória. Pântano de Sangue tem um enredo mais pesado do que a primeira obra dos Karas e isso só acrescentou qualidade à história.

Elis.Sousa 23/07/2021

O livro que me fez me apaixonar pela leitura
Li essa obra quando estava no início do ensino fundamental e foi com ela que me apaixonei pela leitura. Não é o primeiro da série de aventuras dos Karas mas é, de longe, a melhor.

luiz. 01/08/2021

ótimo pra começar a ler, comecei com ele e me prendeu bastante, o mistério é muito bom e vai dar vontade de ler mais livros nesse estilo