Ato 5

André Diniz

Resenhas - Ato 5

Raiane.moraes 06/05/2024

História Linda
"Hoje a ditadura militar para mim não passa disso: Mais um obstáculo superado. O trauma que tudo isso causou, este não será superado jamais. Que morram de vez os generais linha-dura. Não vão fazer qualquer falta."

Ato 5

Nessa HQ conseguimos ver um pouco do que foi o regime militar no Brasil, e como modificou toda a nação. E a arte foi uma das grandes prejudicadas, o teatro que foi invadido no meio de uma apresentação por um grupo que se autointitulava CCC - COMANDO DE CAÇA AOS COMUNISTAS.

Lorena que se apresentava nesse teatro, e foi brutalmente espancada não teve mais coragem de apresentar sua peça no Brasil. E com seu namorado Gabriel, e seu amigo Juan em 1970 eles foram juntos à Itália, apresentar a peça que estava proibida no Brasil.

E no meio desse caos, tivemos a oportunidade de conhecer a história de pessoas que lutaram contra esta opressão e em meio esta luta desenvolveram e amizades rigorosamente duradouras.

HQ lindíssima, com uma história fluida e intensa cheia de reflexões. Apenas Leiam!

Ei, Bora Ler Mais! 03/05/2024

? [RESENHA LITERÁRIA] ?
? ?Ato 5? é aquela HQ necessária que todos deveriam ler e nunca mais esquecer de uma das épocas mais tenebrosas que assolou o país há muitos anos atrás e todos precisam conhecer tudo o que ocorreu no passado, para que nunca mais se repita.

? A obra retrata de forma breve e precisa o que aconteceu com a cultura durante a ditadura militar e como o teatro foi alvo da opressão nesta época. Muitos espetáculos foram cancelados, proibidos ou tiveram que ser censurados, e mostra como os militares invadiam os palcos e batiam nos atores que ali estavam encenando as peças.

? Por meio de Juan e de Lorena, veremos e sentiremos como leitores este caos. Ambos são atores de teatro, sendo Lorena considerada uma das grandes atrizes da época e a história é dividida em atos do início ao fim. No ?Ato 1?, através da narração de Juan, ele vai contando tudo o que vivenciou naquela época, suas desavenças com o diretor do teatro, sua viagem a Itália, assistiu à conquista do Brasil na Copa Do Mundo nos anos 70 e as críticas que algumas pessoas faziam sobre a população estar mais preocupada com um jogo de futebol e esquecer da opressão em que se encontrava o país.

? Já no ?Ato 2?, vemos um breve resumo de tudo isso, mas agora, através dos olhos de Lorena, saberemos de seu envolvimento com o diretor do teatro, o começo e fim de seu romance com Juan e seu afastamento dos palcos.

? Histórias como está são muito importantes para relatar tudo o que aconteceu durante a ditadura e como isso afetou o país e a sociedade, mesmo que seja retratada por meio de personagens fictícios.