O quarto fechado

O quarto fechado Lya Luft




Resenhas - O quarto fechado


18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Flávia Pasqualin 16/12/2019

Narrativa impecável. Apesar das poucas páginas ele consegue transmitir o âmago dos sentimentos dos envolvidos. Após um acontecimento tão trágico os personagens se veem refletindo sobre diversos aspectos de suas vidas, seus segredos e seu possível percentual de culpa no acontecido. A atmosfera construída pela Lya é desconfortável, o que aumenta ainda mais a imersão na história. Não é uma leitura fácil, devido ao seu teor, mas ao mesmo tempo eu altamente recomendo.
comentários(0)comente



Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/04/2018

A história desenrola-se a partir do reencontro de Renata e Martim, separados há anos e agora frente a frente, no mesmo quarto, mas velando o corpo do filho Camilo.

E durante essa noite interminável de dor e sofrimento, em seus íntimos silêncios, as mais sórdidas memórias vão sendo despertadas das entranhas mais profundas dos personagens. É como se uma teia erros e de passos mau dados desencadeassem o sofrimento que vai derrubando um a um naquela família infeliz, fria, vazia, oca...

O livro é indigesto, incômodo, depressivo, nos faz pensar na solidão, nos arrependimentos, nas dores da alma e na morte como alento. Uma sucessão dramática de fatos que arruinaram a vida de todos... Todos. Não há alegrias, nem esperanças. Apenas um ranço pestilento que os sufoca dia após dia, como se estivessem eternamente dentro de um quarto fechado.
comentários(0)comente



Gabi 26/01/2013

No início do livro deparei com as palavras de Lígia Averbuck: “Acho que escrevê-lo deve ter te angustiado muito.” Pesquisei sobre sua biografia e descobri que foi uma crítica literária, trabalhou na direção do Instituto Estadual do Livro e morreu precocemente.

A morte é o tema central de Quarto Fechado. A incompatibilidade de Martim e Renata. A união de Camilo e Carolina. A instabilidade da família. Segredos. Frustações. A morte. Acidente?

Renata é a típica mulher que se anulou “pela família”. Deixou seus interesses e quando percebeu a frustação já era tarde. Os filhos absorveram esse ambiente insalubre. A mulher é peça fundamental na estruturação da família.

Apesar de ser um livro curto, a autora soube falar da alma dos personagens. É uma leitura bem dinâmica. Dá vontade de não parar. Fiquei conhecendo uma nova palavra: Thanatos, deus da morte ou a personificação da morte. Figura com coração de ferro e entranhas de bronze.
AndersonPacheco 12/06/2017minha estante
"A mulher é peça fundamental na estruturação da família."
Assim como a figura paterna também é, Gabi. Como todos os outros integrantes do grupo familiar.




18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR