O quarto fechado

O quarto fechado Lya Luft

Resenhas - O quarto fechado

Flávia Pasqualin 16/12/2019

Narrativa impecável. Apesar das poucas páginas ele consegue transmitir o âmago dos sentimentos dos envolvidos. Após um acontecimento tão trágico os personagens se veem refletindo sobre diversos aspectos de suas vidas, seus segredos e seu possível percentual de culpa no acontecido. A atmosfera construída pela Lya é desconfortável, o que aumenta ainda mais a imersão na história. Não é uma leitura fácil, devido ao seu teor, mas ao mesmo tempo eu altamente recomendo.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/04/2018

A história desenrola-se a partir do reencontro de Renata e Martim, separados há anos e agora frente a frente, no mesmo quarto, mas velando o corpo do filho Camilo.

E durante essa noite interminável de dor e sofrimento, em seus íntimos silêncios, as mais sórdidas memórias vão sendo despertadas das entranhas mais profundas dos personagens. É como se uma teia erros e de passos mau dados desencadeassem o sofrimento que vai derrubando um a um naquela família infeliz, fria, vazia, oca...

O livro é indigesto, incômodo, depressivo, nos faz pensar na solidão, nos arrependimentos, nas dores da alma e na morte como alento. Uma sucessão dramática de fatos que arruinaram a vida de todos... Todos. Não há alegrias, nem esperanças. Apenas um ranço pestilento que os sufoca dia após dia, como se estivessem eternamente dentro de um quarto fechado.

Gabi 26/01/2013

No início do livro deparei com as palavras de Lígia Averbuck: “Acho que escrevê-lo deve ter te angustiado muito.” Pesquisei sobre sua biografia e descobri que foi uma crítica literária, trabalhou na direção do Instituto Estadual do Livro e morreu precocemente.

A morte é o tema central de Quarto Fechado. A incompatibilidade de Martim e Renata. A união de Camilo e Carolina. A instabilidade da família. Segredos. Frustações. A morte. Acidente?

Renata é a típica mulher que se anulou “pela família”. Deixou seus interesses e quando percebeu a frustação já era tarde. Os filhos absorveram esse ambiente insalubre. A mulher é peça fundamental na estruturação da família.

Apesar de ser um livro curto, a autora soube falar da alma dos personagens. É uma leitura bem dinâmica. Dá vontade de não parar. Fiquei conhecendo uma nova palavra: Thanatos, deus da morte ou a personificação da morte. Figura com coração de ferro e entranhas de bronze.
AndersonPacheco 12/06/2017minha estante
"A mulher é peça fundamental na estruturação da família."
Assim como a figura paterna também é, Gabi. Como todos os outros integrantes do grupo familiar.