Arquivo X - DUENDES

Arquivo X - DUENDES Charles Grant

Resenhas - Arquivo X - Duendes

Michael 24/04/2023

Para fã matar saudade.
"Arquivo X - Duendes" (Charles Grant)
Editora Unicórnio
198 páginas.

O universo literário de Arquivo X - série de sucesso de público e de crítica dos anos 90 - é constituído de três tipos de livros: as novelizações dos episódios, os livros guias/documentários sobre a série, e os romances que trazem histórias inéditas. "Duendes" é o primeiro desses últimos, lançado em 1994.

Em Arquivo X, dois agentes do FBI (a cética doutora Dana Scully e o crédulo Fox Mulder) investigam casos sobrenaturais, tudo com uma boa dose de conspirações governamentais.

Nessa primeira história inédita (nunca chegou a virar episódio), os agentes são designados a investigar dois assasinatos que parecem comuns se não fosse uma testemunha que afirma que duendes estão agindo na cidade. Claro que eles não entregariam a "resolução" dos assassinatos assim de cara e a trama vai se desenvolvendo de maneira interessante.

Interessante também é termos Mulder e Scully aqui trabalhando com outra dupla de agentes: Webber (que trabalhou como parceiro de Mulder e o idolatra) e Andrews (uma agente que trata com desprezo tudo que envolve o caso). Apesar de não ter nenhuma ligação direta com a série, sabemos que a trama se passa ali pela primeira temporada. A história se sustenta bem, embora falte um pouco mais de desenvolvimento: tudo caminha mais ou menos devagar e acelera muito só próximo ao fim. Outra coisa que causou estranheza foi a tradução dessa edição - não só pela escolha de palavras, mas também algumas traduções bem ao pé da letra que não fazem sentido.

Recomendado mais para quem está familiarizado com a série - caso contrário parece que falta algo.

2023.30

Momentos da Fogui 24/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/serie-arquivo-x-duendes-charles-grant.html

Fogui 23/07/2015

Série: Arquivo X - Duendes - Charles Grant
Título original: The X Files: Goblins
Título: Duendes
Autor: Charles Grant
Tradução: Georges Ribeiro
Série: Arquivo X
Editora: Mercuryo (Unicórnio Azul)
Ano: 1995

Uma das séries de maior sucesso da década de 90. Arquivo X abril as portas para inovação das séries de ficção científica, transformando hoje as séries deste gênero em ultramodernas.

Na série, nos livros e como nos filmes. Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully são investigadores de Arquivo X: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais (Mutantes, Alienígenas e OVNIs)

O Agente Mulder acredita em tudo, em extraterrestres e em paranormalidade. Já sua colega Scully, é uma médica cética. No início ela é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Depois de algum tempo, sua função era manter seu parceiro na linha. Do meio para fim da série eles desenvolveram um relacionamento mais próximo, dando início ao sentimento platônico e por fim transforma-se num relacionamento romântico, principalmente no fim da série...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

Laura 14/07/2016minha estante
olá, você tem os livros em pdf ou sabe onde encontrar? Obrigada.

Inlectus 01/05/2009

Bom livro.
Agravel para se ler uma tarde de segunda feira,uma trama instigante de fato, livro bom de ler.
Laura 14/07/2016minha estante
olá, você tem os livros em pdf ou sabe onde encontrar? Obrigada.