Morte no litoral

Morte no litoral Nádia São Paulo

Resenhas - Morte no litoral

chele 30/04/2023

Decepcionante
Não tenho muito o que opinar, eu já tinha sacado qual era o plot e achei o livro fraco. Achei o enredo e a escrita muita fraca. O livro tinha tudo para ser incrível! A representatividade no livro é linda!!

Camis 01/08/2012

5 estrelas!
Em Morte no Litoral somos apresentados à Olívia, uma garota que sofre com os abusos dos pais e as implicâncias dos irmãos durante toda e infância. Tudo só piora quando a jovem começa a namorar Ninha, sua melhor amiga. Quando os pais de Olivia descobrem o que estava acontecendo, mais uma vez batem nela sem dó nem piedade.

É por amar Ninha incondicionalmente e por não aguentar mais os maus tratos dos pais, que Olívia decidi fugir de casa, morando na rua durante quase um ano. Até que um belo dia Olívia conhece Madalena, uma mulher jovem, bonita, rica, mas solitária, que decidi ajudar Olívia, dando-lhe casa, comida, conforto e companhia do jeito que a garota nunca teve. Tudo isso sempre dizendo à adolescente que não deveria se preocupar em pagar sua dívida com Madalena ainda, mas sim dedicar-se aos estudos, e que um dia ela cobraria de Olívia toda a dívida.

E dessa forma que a vida da antiga moradora de rua segue, sempre tendo tudo do bom e do melhor, estudando todas as línguas que poderia, e enriquecendo seu currículo, tudo para cumprir o objetivo imposto por Madalena: Olívia deveria passar na difícil seleção de estagiários da empresa na qual Madalena trabalha e enfim pagar sua dívida, seja como for.

A trama de Morte no Litoral é envolvente, surpreendente e repleta de mistérios. Com certeza eu recomendo o livro, pela incrível capacidade da Nádia de escrever, deixando o leitor colocado no livro e se divertindo a cada página. Com certeza este suspense deve ser lido por todos que gostam de final revelador e inimaginável!

"- Eu não sei como agradecer tanta bondade – observou Olívia mais uma vez.
- Você saberá quando chegar a hora. (...) (Página 34)"

"Sozinha em seu quarto, Olívia começou a pensar nas palavras de Madalena: "nunca se apaixone, o amor... é muito traiçoeiro. Ele nos faz fraquejar, nos faz perder, nos faz sofrer, e muito!" (Página 35)"

"- A intoxicação existe, isso é um fato comprobatório. Se não foi um acidente nem um suicídio, então poderemos estar diante de um caso de homicídio – concluiu doutor Osvaldo calmamente, enquanto pegava o telefone para fazer uma ligação. (Página 116)"

"Será que a motivação dessas pessoas é só ganância, poder e dinheiro? Onde está o amor? Onde está o amor verdadeiro? (Página 178)"

Moonlight Books 19/08/2012

Morte no litoral
Olívia sempre foi uma garota muito solitária. Rejeitada pela família, pelo grande amor da sua vida e por uma amiga da escola. Aos treze anos de idade, resolve fugir de casa para tentar um futuro melhor. Mas, as coisas não acontecem exatamente como ela imagina, e sem opção, acaba passando quase um ano vivendo como menina de rua.
Um dia, é surpreendida por uma mulher que decide lhe dar abrigo, alterando completamente o curso do seu destino. Mas, segundo a misteriosa mulher, tanta mudança terá um preço muito alto na vida da garota, e um dia, terá que ser pago.
Resta saber, se Olívia estará disposta a pagar este preço quando chegar o momento.
Deixando para pensar depois, Olívia decide aceitar a ajuda da estranha mulher, mudando radicalmente de vida. Crescerá com uma educação impecável, e aos vinte e três anos de idade irá trabalhar numa grande construtora onde conhecerá Ronaldo, o seu futuro marido. Mas, nem tudo serão flores. Olívia vai embarcar numa aventura sem volta, cercada de mortes misteriosas e acidentes inexplicáveis, com direito a um desfecho surpreendente.

Tudo começa com a morte de um jovem, que está em plena lua de mel, e o que parece um simples afogamento, é na verdade algo muitos mais sério.
A jovem viúva abalada, ao ver seu marido morto, pensa em toda sua vida, e desta forma voltamos então aos seus dias de infância.
A moça que falo aqui é Olívia, que desde criança teve uma vida dura e cheia de decepções.

Imaginem uma criança preferir morar na rua, por achar mais seguro, do que com sua família.

Assim acontece com esta moça. Farta de ser humilhada pelos pais e irmãos, deixa tudo para trás em busca de paz, e após viver algum tempo sozinha, recebe a ajuda de Madalena, uma mulher cheia de mistérios e rodeada de pessoas que lhe devem favores.

Madalena é uma personagem que consegue deixar até o leitor intimidado, pois ao mesmo tempo que estende uma mão para ajudar, deixa a outra aberta para receber por seu favor, o que deixa qualquer pessoa apreensiva pelo momento do pagamento.

Será nas mãos desta mulher que Olívia entregará seu destino, a jovem receberá tudo que Madalena lhe oferece, sem nem imaginar o quanto seria alto o preço à pagar.

Mas não pensem em Olívia como uma indefesa moradora de rua, não mesmo, ela é extremamente forte e decidida, e não mede esforços para conseguir o que quer. Madalena e Olívia,
são duas mulheres de personalidades muito forte, que logo, ficam cercadas por uma série de mortes suspeitas, muita inveja e segredos que podem destruir muitas vidas.

Temos também a presença da família Fonseca de Araújo, mais precisamente de Ronaldo pai e Ronaldo filho, ambos donos de uma das maiores construtoras do Brasil e muito ricos.

Dinheiro, poder, intriga e o fator mais relevante de tudo o amor, pois é por amor que cada um irá justificar seus atos.

" O que você seria capaz de fazer em nome do amor?
Você seria capaz de matar?
Roubar?
Prejudicar um amigo ou um ente querido?
Muitas pessoas alegam serem capazes das maiores loucuras por este sentimento.
E por dinheiro e poder?
O que você seria capaz de fazer por estes dois elementos?"

Nesse clima tenso, temos a sombra de um assassino muito inteligente, que poderia nunca ter sido descoberto, se não fosse a presença do inspetor Xavier, um veterano da polícia, com uma incrível capacidade de desvendar os piores mistérios.

Ler este livro foi muito prazeroso.
Li super rápido, pois não há como largar sem saber quem é o culpado de tudo.
A identidade do assassino, parecer estar muito evidente durante boa parte da leitura, mas conforme Xavier começa suas investigações, todas as teorias caem por terra, e começamos a apontar para todos, já que todos têm motivos fortes para os assassinatos. E pior ainda, quanto mais próximos da verdade, mais mortes encontraremos.
Vale a pena ler este livro, Nádia São Paulo nos presenteia com uma trama muito interessante, conseguindo nos prender desde a primeira página, sem ter ideia de quem é o culpado.

Gostaria de dizer que, na minha opinião, nada justifica um crimes, ou crimes. Quer seja por amor, dinheiro, ou seja lá o que for, não é certo privar alguém de sua vida.
Mesmo tratando - se de uma obra de ficção, infelizmente, nem todos pensam desta forma, e podemos encontrar facilmente pessoas frias e inescrupulosas, tal qual nosso vilão.
Então espero que existam por aí, outros inspetores Xavier, que abraçam sua carreira de policial com muita dedicação e buscam sempre a justiça.

Curtam este livro.

Obrigada Nádia por me apresentar o inspetor Xavier, lembrei sim do Hercule Poirot, de Agatha Christie, como você disse que eu lembraria.

Vanessa Meiser 30/06/2012

Mais uma vez eu venho aqui avaliar um livro da Nádia São Paulo com nota máxima! Definitivamente ótimo, ótimo, ótimo.

Sabe aqueles livros que você desde o início acha que já sabe o final ou que lá no meio muda de opinião mas continua achando que o final tá no papo???Pois Morte no Litoral - Um Crime Quase Perfeito NÃO é destes, hehehe.

Passei simplesmente toda a leitura convicta que sabia quem era a(o) vilã(o) da história o que aliás estava bem explícito e qualquer um pensaria exatamente como eu.

O primeiro capítulo é um pulo na história e nos traz o episódio da lua de mel de Olívia numa praia do litoral brasileiro onde uma tragédia acontece e desencadeia todo o dilema da trama.

Olívia era uma pré-adolescente estudiosa e boa filha, mas infelizmente seus pais e seus irmãos não nutriam por ela o mesmo carinho que ela tinha por sua família, o contato mais afetuoso que a menina tinha era com Ninha sua colega de aula e inseparável amiga. As duas eram as melhores alunas da sala e por estarem sempre juntas acabavam por incomodar os irmãos de Olívia que viviam fazendo comentários dúbios em relação à amizade das meninas.

Depois de um sério desentendimento com sua escola e sua família ela foge de casa e 1 ano depois de sua fuga uma senhora a convida a morar com ela prometendo lhe sustentar e pagar seus estudos para que Olívia fosse alguém na vida, esta mulher era Madalena, a secretária de uma grande empresa no ramo da construção onde era também o braço direito do dono da empresa. Olívia seria então 'preparada' para trabalhar nesta empresa quando estivesse formada.....

Bom, Morte no Litoral é um livro policial, diferente do outro que li da mesma autora que foi O Mistério da Casa da Praia cuja resenha está aqui e era sobrenatural de fantasma. Tive então o prazer de conhecer dois estilos de escrita diferentes de Nádia e afirmo que nas duas experiências ela se saiu perfeitamente bem, eu nem saberia dizer qual o melhor livro e gênero pois, gostei demais dos dois.

Quem ainda não conhece o trabalho da autora eu recomendo que procure um dos dois livros de Nádia para ler e garanto que não irão se arrepender.

Adorei!

Blog PL 22/01/2013

Postado em: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-morte-no-litoral-nadia-sao-paulo.html

Olívia é filha de uma mãe amargurada e um pai bêbado, sendo maltratada constantemente por sua família desequilibrada. Seus irmãos sempre a humilhavam com palavras chulas e xingamentos pesados, e isso somente se intensificou quando perceberam que Olívia parceria nutrir uma paixão por sua amiga de infância – sendo que esta retribuía tal sentimento.
Mas o pior castigo que recebera foi quando a diretora de seu colégio chamara seu pai para contar do relacionamento nada normal que as garotas mantinham. Cansada de ser o alvo de preconceitos e de ser maltratada, escolheu fugir daquela família para morar nas ruas de uma cidade distante dali.
Depois de tanto tempo como uma garota sem teto, Madalena – uma mulher solitária que crescera na vida – decidiu acolher Olívia, dando à ela estudo e tudo que precisasse para que tivesse um futuro brilhante. Porém, nunca deixou de lembrar à enteada de que um dia, iria cobrar tudo o que lhe fora dado.
Olívia cresceu e se tornou uma grande profissional, contratada pela empresa de Madalena, a qual sempre sonhara trabalhar. É dessa forma que conhece Ronaldo, o filho de seu chefe, e depois de algum tempo de namoro, resolvem se casar. Contudo, um trágico acidente acontece na praia onde passavam sua lua de mel: Ronaldo acabou se afogando nas águas agitadas do mar e agora Olívia estava viúva. Entretanto, esse trágico acontecimento não era um acidente, como aparentava, e sim, um homicídio. Ronaldo só se afogara no mar, porque fora envenenado. E agora resta ao Detetive Xavier encontrar o assassino misterioso, e os motivos que o levou praticar tal covardia...

Se eu precisasse resumir em pouquíssimas palavras o livro Morte no Litoral, seria: maravilhosamente diferente.
Quando toquei nesse livro, sabia que poderia me surpreender muito, já que sua sinopse prometia uma história muito bem elaborada. Mas a surpresa me golpeou nas primeiras páginas, quando percebi que o livro não seguia o “roteiro” da maioria dos livros policiais. A história não começava exatamente com um homicídio cheio de mistérios, onde o detetive seguia pistas e criava uma lista de vários suspeitos. Pelo contrário: a história começava com seus personagens, contando com muito cuidado a infância de nossa protagonista, aprofundando-se muito mais nos personagens do que qualquer outro livro policial que li.
Acredito que o único defeito que encontrei nesse maravilhoso livro foi o excesso de diálogos. Contudo, isso não conseguiu me incomodar de modo algum; somente consegui apontar tal problema porque estava analisando rigorosamente todo livro.
De uma leitura fácil e envolvente, Morte no Litoral acaba lhe prendendo, despertando uma curiosidade imensa no leitor, impedindo-o de abandonar essa história tão peculiar. A narração em terceira pessoa nunca foi tão essencial para que o desfecho da obra fosse surpreendente, não há dúvidas que foi muito bem escolhida e utilizada pela autora.
Morte no Litoral conseguiu me enganar, e me apresentou um desfecho de paralisar. Ainda estou abismada com a história que Nádia São Paulo criou, e indico à todos que gostam de se surpreender. Quero ver quem conseguirá acertar em cheio onde essa impactante história foi parar.

Por Letícia Lançanova/ Palácio de Livros

Vanessa Vieira 21/02/2013

Morte no Litoral - Nádia São Paulo
O livro Morte no Litoral, de Nádia São Paulo, nos conta a história de Olívia, uma garota de apenas treze anos. Olívia é rejeitada e maltratada dentro da própria casa, tanto pelos seus irmãos quanto pelos seus pais. A sua única amiga e companheira é a sua colega de escola Ninha, mas essa amizade é discriminada por todos, que alegam que a proximidade das garotas é íntima demais. Quando o pai da garota é chamado na escola para ser advertido do relacionamento das duas amigas, não se contém e agride a filha bruscamente. Inconformada e profundamente magoada, Olívia decide fugir de casa e passa a viver nas ruas. Ela acaba levando essa vida por quase um ano, à mercê de seu próprio destino.

Em um determinado dia, Olívia é abordada por uma mulher bonita e bem-vestida, Madalena, que prontamente lhe oferece abrigo e a oportunidade ímpar de estudar e de ser uma pessoa vitoriosa na vida. A garota, desprovida de sonhos e de um futuro acolhedor, resolve aceitar a proposta. Como diz o velho ditado: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia", Olívia terá que futuramente retribuir o favor de Madalena e pagar um alto preço por isso.

Olívia, uma criança de 13 anos, fica tentadoramente atraída pela promessa de dias melhores e decide pensar no preço a ser pago futuramente. Sua vida dá uma guinada de 360º e ela se torna uma mulher inteligente, atraente e de uma educação impecável. Aos 23 anos, ela se torna estagiária em uma grande e conceituada construtora, por sinal a mesma em que Madalena trabalha, e é nessa renomada empresa que ela conhece o seu marido, Ronaldo. Porém, nem tudo serão flores no caminho do casal, e Olívia acaba embarcando em uma perigosa aventura, cercada de mortes inexplicáveis e desfechos misteriosos. Para ajudá-la nesse emaranhado conflituoso e temível, ela conta com a ajuda do inspetor Xavier, um policial com vasta experiência e prestes a se aposentar, que não sossegará enquanto não revelar quem está por trás dos estranhos assassinatos.

" (...) Os homens não se contentam com a vida maravilhosa que Deus lhes deu. Eles estão sempre arrumando um jeito de profanar o paraíso."

Esse é o segundo livro da Nádia São Paulo que eu tenho a oportunidade de ler e confesso que gosto muito da sua escrita, enriquecedora e repleta de mistérios. Morte no Litoral nos traz um suspense de primeira, com todos os elementos necessários para prender o leitor, e um desfecho surpreendente. Narrado em terceira pessoa, conhecemos a vida de Olívia desde tenra idade até os dias atuais, e acompanhamos o seu sofrimento dentro do lar e nas ruas e também a reviravolta que a transformou em uma profissional consagrada e dinâmica. Madalena agiu como uma fada-madrinha em sua vida, mas os seus atos não foram articulados por extrema boa fé. Ela investiu na pobre garota com o intuito de obter um retorno, e chegou o momento do acerto de contas. Porém Olivia, por mais que se derrame de gratidão pela sua bem-feitora, não sabe se está disposta a pagar o alto valor exigido.

Olívia teve uma infância angustiante, e procurou consolo para as suas mazelas nas ruas. Lutando pela sobrevivência e para se alimentar, ela passou por boas e poucas. A proposta de Madalena vem bem a calhar e ela se encanta com toda a acolhida e carinho destinados a sua pessoa. Gestos simples já conquistam a ingênua garota, como um banho quente e uma boa refeição. Madalena investe pesado em seus estudos, a transformando em uma exímia profissional. Todo esse tratamento terá um preço, alto demais, que Olívia não sabe se está disposta a pagar.

A escrita de Nádia se assemelha bastante a de outros autores do gênero policial investigativo, como até mesmo Agatha Christie. Ela consegue prender o leitor e deixá-lo ávido pela história, e nos brindou com um desfecho inimaginável e deveras surpreendente. O vilão é muito bem intercalado na trama, nos deixando ao término da leitura de boca aberta. A capa do livro é simples e nos mostra uma paisagem misteriosa em meio a uma praia, condizendo bastante com o título e com o tema abordado. A diagramação está boa, apesar de ter achado alguns erros de acentuação, mas nada que prejudique a leitura. Um livro inteligente, bem escrito, que te prende da primeira à última página, e é claro que eu recomendo.

03/10/2013

Uma leitura absolutamente surpreendente, Morte no Litoral começou como mais um livro que se desenvolveria a partir de uma morte. Cheguei a imaginar que seria uma história de investigação, envolvendo muitos mistérios e o talento de um investigador: Inspetor Xavier. A história, de fato, contém vários mistérios, mas o maior deles, o que me fez terminar a leitura atordoada, está na nossa cara desde o início, bem embaixo de nossos narizes.
Olívia e Ronaldo Filho acabaram de se casar, mas, na sua lua de mel, ela acaba viúva, um dia após seu casamento. Foi aí que pensei que a investigação começaria. Mas, contrariando todas as minhas expectativas, o livro volta no tempo, acompanhando a evolução de Olívia, a caçula de uma família simples, mas desde sempre muito infeliz.
Desprezada pelos pais, pelos irmãos e pelos colegas na escola, Olívia decide fugir de casa, para longe de todos os maus tratos e da dor, indo viver nas ruas, completamente sozinha. Após algum tempo, ela se depara com Madalena, uma jovem mulher muito bem apessoada, que decide apadrinhá-la, tirando-a do caos em que está vivendo e oferecendo-lhe uma oportunidade única de crescer e desenvolver-se com maestria.
Engajada nos estudos, Olívia rapidamente torna-se uma jovem impecável, sendo arduamente preparada pela madrinha a estagiar em uma das maiores construtoras do país. Todavia, esse acolhimento vem com um preço, algo que Madalena jamais deixa Olívia esquecer. Em algum momento, a jovem deverá pagar-lhe todos os anos de ajuda, prestando-lhe um enorme favor. Algo que permanece um mistério boa parte do livro.
Morte no Litoral me fez realmente pensar em como Olívia era azarada. Já começamos a leitura com a perda de seu marido e, depois, com a volta no tempo, percebemos o quanto sua vida foi sofrida desde o início. Madalena, a princípio, parece a luz no fim do túnel, mas logo mostra-se uma mulher aficionada pelas trocas de favores, que não está simplesmente disposta a fazer o bem; ela já conta com segundas intenções no momento em que repara no potencial da jovem afilhada.
Até chegarmos à real investigação, a autora conseguiu me fazer suspeitar de todos os personagens. Ninguém escapou. Nádia São Paulo construiu sua história de forma que não pude descobrir quem era o verdadeiro culpado até o final. Todos os caminhos que ela traçava me levavam a becos sem saída, o processo de eliminação pelo qual passei ao descobrir um pouco mais sobre esse império no qual todos os personagens orbitavam não foi suficiente para que eu chegasse à verdadeira resposta. E foi esse desfecho que me deixou completamente estupefata.
Ao contrário de outros livros com temas policiais que já havia lido, Morte no Litoral optou por acompanhar a vida de Olívia logo após o assassinato do marido, em um enorme flashback, ao invés de ir investigando aos poucos seu passado ou de qualquer outro personagem. Apesar de a narrativa ser em 3ª pessoa, é Olívia que acompanhamos. E o Inspetor Xavier, responsável pelo caso, que eu pensei que veria desde o começo, apareceu somente na reta final. Achei que ele comandaria a história, mas acabou sendo um mero peão nas mãos da autora sem, todavia, perder o brilho e sua participação indispensável para atar todos nós.
Morte no Litoral foi uma enorme surpresa, escrito de forma intrigante, a autora soube virar minha compreensão sobre seu livro no avesso. Tudo o que eu pensava saber caiu por terra no momento em que ela decretou o xeque-mate e concluiu sua intrincada trama, cheia de intrigas, trocas de favores, influências e ganância.
Uma leitura que não deve faltar de forma alguma se você curte um bom mistério. Muito bem escrito, rápido de ler, mas difícil de solucionar. Você só saberá quando a autora quiser; antes, poderá "brincar" com as peças que ela for lhe deixando no desenrolar do enredo. Absolutamente encantador e surpreendente!

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/09/resenha-morte-no-litoral-nadia-sao-paulo.html

Gabriela2205 04/01/2024

amei o plost Twist e fiquei surpresa na situação de Amanda no hospital e Olívia falando tudo aqui para ela sinceramente.