O Economista Clandestino

O Economista Clandestino Tim Harford

Resenhas - O Economista Clandestino

Danielly 24/01/2022

Eu amo economia por isso, por estar sempre presente na simplicidade de todas as coisas da nossa vida. Economia são as pessoas, as relações entre elas e o contexto dos acontecimentos. O economista clandestino aborda esses acontecimentos, com uma visão bem capitalista da mundo (não indico aos socialistas de plantão) e um jeito fácil de mostrar aos não economista.

Matheus 26/10/2018

Didático
Um bom livro para entender um pouco de economia. Escrito de forma didática, traz vários assuntos constantemente discutidos nos campos ideológicos entre esquerda e direita. Vale a leitura.

Julião 29/06/2015

Fazendo o café ter outro gosto
O livro começa com algo trivial. Um cappuccino. Você aprecia seu café, de manhã cedo, provavelmente apressado e brigando contra a sonolência. É cotidiano, simples e despercebido. Mas não para todas as pessoas. O jogo de relações por trás de um simples café é imenso e envolve o mundo inteiro - um economista percebe isso.

Qual o preço de um cappuccino? Mas se você decidir tomá-lo numa lanchonete, conclui que será provavelmente mais caro para compensar e corresponder aos gastos com mão-de-obra, energia e aluguel, certo? Errado. Os preços refletem menos os custos, mais o "poder de escassez". O poder de barganha vem do poder da escassez.

Do ponto de vista das empresas, há um dilema que vou expor de modo simplificado: aumentar os preços e reduzir a clientela, ou baixar os preços e perder a margem de lucro mais alta. Os negócios bem sucedidos tentarão cobrar *o máximo possível* dos clientes. E eles cobrarão. Mas "quanto"? Depende do tipo de consumidor que você é. Seria desperdício para uma empresa cobrar "x" por um produto se o cliente estivesse disposto a pagar "2x". E aqui o Tim Harford elucida como são as estratégias para se estabelecer os preços no mercado. Nessa altura, a leitura é simplesmente empolgante.

Os preços revelam informações. O que você acharia de um diamante vendido por apenas alguns dólares? Vendedores e compradores tendem a não revelar todas as informações (para não sair perdendo), não refletem o "mundo da verdade". Por exemplo, se você fosse informado que o cappuccino na lanchonete vendido a 2,50 reais não custa mais do que sessenta centavos, você ainda estaria disposto a pagar?

"Um jogo, para um teórico, é qualquer atividade na qual a sua previsão sobre o que outra pessoa fará afeta o que você decide fazer". Jogos podem incluir o poker, uma guerra nuclear, o xadrez ou um leilão, além de todos os jogos virtuais. Um jogo aparentemente complexo e difícil é o amor (sim, mas claro!) Mas você só mantém essa opinião até tentar entender o Mercado!

Uma das coisas mais extraordinárias do mundo se dá em jogos sociais, nos quais os jogos de previsão podem se tornar bastante complicados, por exemplo: "Eu sei que ele sabe que eu percebi que ele errou". E isso acontece o tempo todo! Daí mudamos as estratégias o tempo todo! Quer dizer, a vida se parece mais com o poker do que com o xadrez.

Tim nos brinda com ideias claras e simples, mas que têm o poder de um clarão de entendimento. Rapidamente o leitor consegue repensar do valor do seu plano de saúde ao preço do iogurte no supermercado, e do engarrafamento no trânsito aos altos níveis de poluição em termos econômicos.

O livro começa pelo trivial e vai arranhado as coisas mais banais, até abordar problemas grandiosos, como o que faz alguns países pobres se tornarem cada vez mais pobres, ou como a influência de políticas econômicas catastróficas revelam ignorância sobre as ideias mais simples da economia.

Em suma, o cafezinho não terá jamais o mesmo gosto depois desse livro.

Em tempo: no Brasil, frequentemente os cidadãos destilam críticas animados por pressupostos políticos mal-informados, de um lado e de outro; já que praticamente todo mundo confunde mercado e política, um livro como esse é básico.

Atenção: não espero que você concorde com todas as ideias do livro. Eu mesmo não concordei. Mas, no mínimo, avalie todas as suas proposições.

Recomendado: para todas as pessoas.
Com destaque para quem deseja começar a entender economia, para quem pretende montar um negócio ou para quem vá arriscar uma opinião sobre políticas econômicas.
E especialmente para quem se enxerga à esquerda e critica o livre-comércio, o capitalismo, a Nike e as grandes corporações.

Junior 09/10/2014

Um livro para leigos ou não
Com certeza O ECONOMISTA CLANDESTINO deixa muito claro como funciona as principais políticas econômicas do mundo. Como funciona a economia simples que cerca a vida de pessoas comuns, desde o preço do café até a economia de um país. Para quem quer entender um pouco mais de economia e discutir sobre nas mesas de bar com amigos, vale a leitura.

Sid 07/09/2010

Expandindo os horizontes da Economia
Você consegue achar uma solução para os problemas do transito? Ou entender porque empregadas domésticas na Grã Bretânia ganham mais em relação a suas colegas no Brasil? Pois respostas para essas e outras perguntas são encontradas neste livro de um dos economistas modernos mais criativos e geniais da atualidade.

Em "O Economista Clandestino" Tim Harford procura explicar teorias econômicas, como a Teoria da Oferta e Demanda (ou Procura), Elasticidade, Externalidade, etc., aplicando isso a situações reais e cotidianas, onde muitas vezes nem imaginasse haver economia, ele revela a "visão" de um economista sobre o fato.

Procura escrever de maneira mais simples e com toques de humor, para agradar tanto conhecedores de Economia, quanto pessoas com interesse no tema. A propósito, este livro eu conheci através de um colega da faculdade, e estava esgotado na editora no início do ano, e eu li emprestado de uma amiga do serviço, que comprou apenas por causa do título e subtítulo, ele estuda áreas relacionadas à informatica.

Uma leitura agradavél e divertida, porém em momentos, com certeza, aqueles não acostumados em alguns conceitos e pensamentos econômicos poderam ter uma pequena dificuldade de entendimento, dada a complexidade e amplitude do tema, mas nada que uma releitura do capítulo ou parágrafos e um pouco de reflexão não auxilie na compreensão.

Para finalizar, sobre o autor, Tim Harford é um dos membros do quadro editorial do "Financial Times", onde conta com as colunas "Dear Economist", onde diversas pessoas enviam perguntas dos mais variados temas e ele responde pelo viés da Economia, e "The Undercover Economist" (ou O Economista Clandestino, pela tradução usada), onde desenvolve artigos no estilo do livro, aliás, foi dessa coluna do FT de onde surgiu a idéia do livro.

Paulinha 20/07/2010

Bastante interessante. O livro mistura teoria e prática. Situações corriqueiras, que você não imagina que tenham a ver com economia, o autor mostra que, na verdade, é pura economia. Mas isso todo economista já sabe hehehehe

O ponto negativo do livro é: diz o autor que o livro foi feito para economistas e não-economistas. Porém, as teorias e a forma como vêm escrito é 'complicada', o que faz com que você tenha que voltar várias vezes o mesmo parágrafo.

O começo do livro é fácil de ler, fica absurdamente parado no meio, os dois últimos capítulos você devora (fala sobre o porque alguns países são pobres e outros são ricos e porque a China cresceu tanto - economicamente falando).

vinicius 26/04/2010

Bom livro para entender o cotidiano
O autor tenta mostrar através de exemplos cotidianos as "forças que governam" a economia. Além disso, ele analisa a teoria microeconomica classica de uma forma divertida e facil de entender sem a linguagem matematica pesada.

Bissu 14/12/2009

Um livro interessante pra quem começa
O livro chamou minha atenção na estante da livraria pelo modelo de capa diferente. Pensei ter feito um péssimo negócio nas primeiras páginas. Um pouco de paciência e persistência foi o suficiente para descobrir que o livro é um tutorial sobre a vida e história da economia. Recomendo pra qualquer iniciante ou curioso da área.

Jumpin J. Flash 02/09/2009

Bom livro
Essa obra ajuda a difundir um pouco do pensamento econômico e suas utilidades, e com isso ajuda a diminuir a má fama que a Economia tem (ela que já foi chamada de a "ciência lúgubre"). Escrito por quem entende o assunto. Recomendável!