Para Gostar de Ler - Vol. 7

Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - Crônicas

Paola66 18/01/2024

Meio paia
Sim, eu entendi o contexto no sentido de gírias antigas e preocupações antigas, mas uma coisa que me irrita um pouco é o jeito que as mulheres são retratadas na maioria das crônicas, e nesse livro tem poucas exceções (eu sei, vivo reclamando disso, mas pô, não é difícil fazer personagem feminina que não seja burra)
Enfim, eu até curti alguns, foi uma leitura de sala de espera, mas não é tudo isso de bom não, em geral mesmo as crônicas que não tinham subtexto machista eram chatinhas, acho que esse gênero literário não é pra mim

Evelize Volpi 03/06/2022

Sigo lendo essas crônicas em ordem de publicação.
Escritas por Mestres da Literatura Brasileira.
Uma delícia de ler, flui bem rápida a leitura.

Ana 03/12/2021

Já conhecia a crônica Antena Ligada, de Lourenço Diaféria, do tempo da escola.
Mas do livro todo, só gostei de três: ''Aeroporto de Congonhas, uma, duas, várias vergonhas'', de Carlos Eduardo Novaes, que fala sobre as agruras da vida do povo que mora perto do famoso aeroporto; ''Kni e Giv'', também de Carlos Eduardo Novaes, que critica a desigualdade de forma bem humorada e com elementos de ficção científica, e por último, ''Lição de Ser'', de Lourenço Diaféria, que nos mostra a sabedoria sem par de um pobre homem que vivia em uma tapera. Ah, e as ilustrações do miolo são muito bonitinhas.

Barbara1444 04/06/2020

Ótimo
Para quem é educador e pretende trabalhar crônicas é um livro que se encaixa muito bem!!!

nilorabi 27/08/2016

Coleção incrível
Essa coleção é simplesmente incrível

z..... 28/04/2015

A vida urbana em aspectos curiosos, apresentados por Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria e Luís Fernando Veríssimo.
Gostei muito das crônicas sobre os transportes, principalmente "Emergência" (hilária desde o desenho com o sujeito dando um nó no cinto, nas agruras no avião então...) e "Aeroporto de Congonhas" (ironizando a imponderável e folclórica rotina).
Me diverti também com "Futebol de rua" (não com tanta personificação, foi o momento nostalgia em minha leitura), "Antena ligada" (quando um fanático e orgulhosamente inteirado torcedor ajuda o filho nas pesquisas escolares) e "Volta às aulas" (a crônica ilustrada na capa do livro, que já diz a que veio projetando uma patacoada daquelas).
Heber.Botelho 14/04/2021minha estante
Lembrei do título "Aeroporto de Congonhas, Mil e Uma Vergonhas" de uma volume "Para Gostar de Ler". Pesquisei na WEB e não achei nada senão aqui. Como nossa memória ainda é mais extensa que as vastas informações das máquinas. Li esse exemplar quando adolescente, muito bem antes de um acidente catastrófico ocorrido no local. Parabéns pela lembrança.

Nara May 17/12/2012

É bom para gostar de ler.
Jovens do século XXI provavelmente vão "boiar" um pouquinho na história. Envolve algumas expressões antigas e preocupações antigas também. Mas o mágico dessa coletânea é dividida em três aspectos: o humor, alguns dilemas que se estendem até hoje e a oportunidade de conhecer mais sobre 4 autores tão inteligentes.

Dividido em 5 partes, que trazem assuntos interessantes para refletir... O livro só perde uma estrela por minha culpa. Não tive a chance de nasce r numa época em que as pessoas tinham uma mente mais avançada e cheguei a me perder. Enfim.

Peterson.Silva 10/10/2012

Muito bom!
Começa meio "bobinho", mas pega um ritmo bom que o faz um ótimo livro no final das contas. Destaque para "'Cãomício' no calçadão", "Confuso", "Comunicação", "As aventuras de um ciclista urbano", "Aeroporto de Congonhas, uma, duas, várias vergonhas", "Futebol de rua", "Antena ligada", "Volta às aulas", "Matemática" e "Lição de ser"

Gláucia 08/07/2011

Crônicas 6 - Vários Autores
Nessa deliciosa seleção de crônicas do cotidiano, Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria e Luís Fernando Veríssimo de revezam nos contos divididos em cinco partes: Vida Moderna, Comunicação Humana, Transportes, País do Futebol (meus preferidos) e Lições.
De ficar rindo sozinho.

Hilton Neves 27/02/2011

Humor de alto nível
Hilário. Que craques os autores! O Juvenal Ouriço é o mais louco de todos.

Bruna Pegoraro 09/11/2010

Um viva à LFV.
Mais um dos inúmeros livros que Luis Fernando Veríssimo faz com que se torne meu amor platônico e se eternize no universo das crônicas.
Com certeza, Futebol de rua é a que mais me provoca risos.

Lucia Sousa 25/11/2010minha estante
Luís Fernando Veríssimo é o máximo!Impossível não rir com a maneira maravilhosa dele descrever o cotidiano!

Dani 13/03/2009

Diferente do volume 8-Crônicas, este volume da série Para Gostar de Ler é muito divertido. Aliás, já o escolhi simplesmente por ter crônicas de Luis Fernando Veríssimo, que mais uma vez não me decepcionou. Tiradas engraçadas, situações cotidianas, não só dele, como dos demais autores. Vale a pena. Li rapidinho, em um dia.
Atenção para a crônica sobre o aeroporto de Congonhas que até parece uma previsão do desastre com o avião da TAM.