Os Colegas

Os Colegas Lygia Bojunga

Resenhas - Os Colegas

1 | 2 | 3 | 4

Eduardo 22/12/2009

Gostoso, delicioso. São esses os adjetivos ideais para os livros de Lygia Bojunga. E para este "Os colegas" não é diferente: uma história bonita, escrita na prosa viciante da autora.
Os colegas do título são os cães Virinha, Latinha, Flor-de-Lis; o coelho Cara-de-pau e o urso Voz de Cristal. A história começa com Virinha e Latinha, então desconhecidos, atracando-se por um velho osso, para em seguida, iniciarem uma parceria. Aos poucos, surgem os outros, cruzando os caminhos e se juntando. Logo o grupo se forma: cinco caminhos cruzados. Cada um com uma história diferente, mas em comum, o desejo de ser livre e feliz. É isso que os une, por isso eles são colegas.
Lygia trabalha com grandes temas que permeiam toda a sua obra: a liberdade, o dilema inépcia versus ação, a luta, o sonho. Todos eles estão presentes em obras como "O sofá estampado" ou "A casa da madrinha". O ato de lutar e vencer os medos é uma bandeira que percorre toda a obra de Bojunga, inclusive em "Os colegas". Eles passam por muitas dificuldades e infortúnios. Vencê-los é a missão desses colegas. Desses amigos.
A prosa é viciante pois é escrita numa linguagem muito moderna. Só Bojunga consegue prender seu leitor de forma tão vibrante: um capítulo puxa o outro, palavra puxa palavra. A linguagem é simples, leve, sem deixar de ser elaborada e inteligente.
Livro recomendado para todos. Delicinha da colega Bojunga.

Assis Editora 26/12/2009minha estante
Lygia Bojunga é dessas escritoras que não queremos parar a leitura. Parabéns, Eduardo, pelas suas observações.

Darien 26/11/2009

A vida social numa visão animal
Mais uma vez Lygia dá show com esse livro. Percebemos o quanto nós somos preconceituosos,e o pior, conosco!

Embora as personagens principais sejam animais, sentimos como se fosse normal que animais (no sentido literal da palavra) interajam com todos os que aparacem a sua frente. O mais impactante é o fato de que em certos momentos a própria sociedade que os aplaude, é aquela que os aprisiona, os delimita, os oprime.

Mesmo sem riquezas, ou ainda sem amaparo familiar algum, as personagens mostram que a força de vontade e a força da amizade e confiança são necessárias para todos aqueles que têm interesse por melhoras, independente de quaiquer sejam ela.

Lívia 14/12/2009

Quando li este livro eu tinha por volta de 8 anos.
É um ótimo livro para se iniciar no mundo das leituras.
Leitura facil e super agradavel. Recomendo....

Lelê 17/03/2011

Rasuavel
Eu n gostei tanto, mas achei q iria gostar menos, a parte do livro em q mais gostei foi quando eles se encontram. Esse livro eu tinha q ler para a escola, ia valer ponto, eu tirei nota maxima, mas o teste etava facil. Mas o livro em si, eh bom.

Gláucia 24/05/2011

Os Colegas - Lygia Bojunga
O livro é uma espécie de clássico infanto juvenil, principalmente na região Sul do país e ganhou alguns prêmios. A leitura não me agradou muito, faltou ação e emoção. Melhor ouvir o CD Os Saltimbancos do Chico.

Maari 28/05/2014

Adorei.....
O livro os colegas é muito importante por que com ele podemos aprender uma grande lição de moral: que nunca podemos nos separar de nossos amigos, mesmo que para chegar até eles seja algo muito impossível de se conseguir.. O livro e muito bom, legal, interessante, importante e emocionante.

Malu.Schemmer 06/09/2015

Lindo!
Encanta jovens e adultos numa leitura leve, deliciosa e inocente! Ótimo livro!

Caroline.Wanderley 11/03/2016

Um dos primeiros livros que li quando criança. Li e reli diversas vezes. Bons tempos.

Valentina 19/02/2017

????????
Muito legal!!! Li pela escola e gostei muito!!!!A minha parte preferida é quando montam um grupo de samba!

Ana 03/02/2018

Pérola da literatura infanto-juvenil
Deu até arrepio ver esse livro aqui.
Quando o li, eu já era adolescente, mas idade nunca foi barreira para eu gostar de
ler livros de ''criança'' até hoje, aos 28 anos de idade.
Neste seu ''Os colegas'', Lygia Bojunga criou personagens que vivem certamente até hoje no imaginário de quem o leu: Voz de Cristal, urso; o coelho Cara-de-pau, e os cães Virinha e Latinha, amigos inseparáveis e unidos por uma mesma paixão: Carnaval.
Imaginem a confusão em que eles se metem quando resolvem sair em um bloco carnavalesco...
Além da paixão por carnaval, os amigos compartilham entre si sentimentos de tolerância, partilha, troca de conhecimentos, e respeito às diferenças.
Eu tenho um sentimento forte por esse livro delicioso e marcante. Acho que não há outros adjetivos melhores para descrever essa historinha maravilhosa de Lygia.

Mariana 15/03/2018

Um livro divertido.
Os colegas é um livro muito divertido, fala a respeito de um grupo de animais que se encontram ao acaso e acabam se tornando amigos e vivendo grandes aventuras. No fim das contas quando se analisa a história é possível perceber a importância da amizade e do trabalho em grupo e que não se precisa ter muito para ser feliz na vida basta apenas ter amizades, verdadeiras o resto se corre atrás.

FScarFace 28/02/2019

Fábula
Uma fábula que trata de amizade, coragem e sonhos, é uma ótima leitura.

21/12/2020

Essa foi uma releitura de um clássico da minha infância.
Durante toda a leitura parecia que estava na escola... Adorei a experiência!

Nascimento 18/02/2021

Dei 5 estrelas não por que toda a história é perfeita, mas ele foi o meu primeiro livro ?grande? que eu li quando criança, então tem sentimentos pra mim, grande pq não era só um conto infantil de 10 páginas, ou um livro de contos, tipos que eu já li, mas esse tinha mais de 100 paginas e para Juscilâine criança ele era grande sim.
No mais, é uma história bem bolada, super instigante que retrata a aventura de 3 cachorros 1 coelho e 1 urso amigos que vivem na rua, vale a pena a leitura principalmente pro infantil ou infanto-juvenil.

1 | 2 | 3 | 4