Paulina Bonaparte

Paulina Bonaparte Flora Fraser

Resenhas - Paulina Bonaparte

Vanessa 25/03/2015

Com base em cartas e diários o livro tenta reconstruir a história da vida de Paulina Bonaparte, a irmã de Napoleão Bonaparte. Paulina é uma figura bem excêntrica e muito admirada, e sua vida é cercada de rumores e boatos. O livro descreve a trajetória da família Bonaparte. Um livro interessante.

Erika 08/01/2011

Paulina revelada
Eu já havia lido sobre Paulina Bonaparte na Wikipedia e em outros livros ("A Vida Sexual dos Ditadores", salvo engano). Tal personagem sempre me despertou curiosidade. Os relatos de seu atrevimento e sua afronta aos padrões morais sempre estão presentes quando se fala dela. Há, ainda, a famosa estátua que a retrata seminua, obra de arte que provocou verdadeiro choque quando de sua exibição. Afinal, que os costumes da corte não eram muito certinhos, todos sabiam. Mas poucos, principalmente mulheres, escancaravam tanto seu despudor quanto Paulina.

Qual não foi minha surpresa quando, em passeio por uma livraria, deparei-me com essa obra. Não pensei duas vezes em adquiri-la e lê-la avidamente. Não se trata, como pode parecer, de um romance retratando personagem histórico, ao estilo dos escritos por Philippa Gregory ("A Irmã de Ana Bolena", dentre outros). "Paulina Bonaparte" contou com árdua pesquisa de sua autora, que é filha de Antonia Fraser, escritora da biografia de Maria Antonieta (livro que deu origem ao filme). É, portanto, uma biografia da irmã de Napoleão.

Todavia, o texto de Flora Fraser não tem a aridez de uma biografia convencional, o que o torna palatável aos leitores comuns. Lá estão os fatos históricos, as datas, os personagens reais, mas em linguagem objetiva e acessível. Paulina é retratada como uma mulher extremamente caprichosa e vaidosa, que subjugava os outros às suas vontades e se prevalecia de sua posição privilegiada. Os relatos sobre seus diversos amantes aparecem mais fortes quando do segundo casamento. Na primeira parte de sua vida, muitas de suas aventuras tinham um certo caráter de boato, o que prejudica a certeza de seu acontecimento.

Talvez por não conhecer bem a História Francesa, mormente o período napoleônico, em alguns momentos eu me perdi diante da fartura de fatos, datas, locais e personagens. Senti falta de gravuras mostrando o rosto das personalidades, o que teria facilitado sua identificação. Também captei alguns equívocos no texto. Daí o porquê das 3 estrelas.

Mas, o livro é interessante e válido para os amantes da História.
Mateus 22/01/2011minha estante
Ótima resenha, a história de Paulina Bonaparte parece ser extremamente interessante e digna de nota. E um livro histórico com uma linguagem objetiva e acessível como vc disse, parece ser imperdível :)

Lucia Andrade 30/10/2011minha estante
Excelente resenha! Penso em comprar o livro.
Obrigada.