Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Diego.Rates 26/10/2021

Watchmen é essencial e revolucionário
História espetacular, traços maravilhosos, personagens densos, bem construídos e complexos. Uma história absolutamente essencial e completamente revolucionária

A forma que a trama se desenrola é fluida, envolvente, cativante e passa toda a atmosfera criada pelos autores. Um mundo gigante, com conflitos e dilemas gigantes, por onde deuses e pessoas andam ao mesmo tempo, todas mostrando noções deturpadas de ética e moralidade duvidosa, no mínimo. História perfeita e genuinamente a melhor HQ de todos os tempos

Mar 07/10/2021

Incrível
Difícil encontrar outro adjetivo para essa obra.
Assisti ao filme e de cara se tornou um dos meus favoritos. Demorei para ler a HQ, mas sem dúvidas valeu a pena. A leitura foi daquelas que despertam diversos sentimentos, mas o principal foi a ansiedade por chegar logo até as próximas páginas.
Sem dúvidas entra para uma das minhas obras favoritas.

homem de letras 30/09/2021

PERFEITO
Infelizmente não tenho ainda a capacidade de fazer resenha desse título, não quero manchar a grandiosidade dessa obra kkk
enfim: LEIA, é a melhor coisa que já li sendo feita no âmbito de quadrinhos americanos ?? vou reeler umas 15 vezes aí estarei apto para fazer uma review :)

mystxxrio0 22/09/2021

Sensacional
Watchmen sempre foi um de meus filmes preferidos, e somente agora tive a oportunidade de ler a HQ que o inspirou. Mesmo sabendo de tudo (ou quase tudo, pois o filme e a HQ tem finais diferentes) que vai acontecer, a história prende você do início ao fim. É uma narrativa que, além de tudo, desconstrói a imagem de super-heróis perfeitos ao nos trazer heróis que são, antes de qualquer coisa, humanos propensos ao erro e a defeitos. Embora escrita no final da década de 80, a história e as críticas feitas pelo autor continuam atuais até hoje.

alice 09/09/2021

Estamos sozinhos. Não existe mais nada.
"Nascemos do nada, temos filhos condenados ao inferno como nós, voltamos ao nada. Só existe isso."

Essa HQ tem uma trama bem elaborada, diálogos reflexivos e heróis insanos que me deixaram questionando a todo momento se eu estava torcendo pela sobrevivência do personagem certo. Além de tudo isso, tem o pânico causado pela ameaça de uma terceira guerra, tudo está um caos e as pessoas comuns estão vivendo sob o medo e a dúvida, alheias perante um plano ainda maior.

Talvez minha resenha fique vaga pois não consigo colocar em palavras tudo que senti e como as revelações e o final abrupto me impactaram fortemente.

"Pela primeira vez, compreendi genuinamente que a terra poderia morrer, reconheci a fragilidade do mundo em tempos de perigo crescente."

Demorei para finalizar a leitura por conta de alguns diálogos que me deixaram sem palavras e grudaram na minha mente, me deixando dias pensando sobre eles. Um desses diálogos foi o do Rorschach com o psiquiatra da prisão, foi uma das melhores coisas que já li e nunca vou esquecer o vazio que senti por horas.

"Não são forças metafísicas vagas que moldam este mundo. Não é deus quem mata as crianças. Não é o destino que as trucida ou a sina que as dá de comer aos cães. Somos nós. Só nós."

Esse é o tipo de HQ que a cada releitura aprendemos mais sobre ela e refletimos sobre a filosofia e a complexidade dos personagens. Tudo se encaixa e nesse encaixe, tudo se destrói.

Felipe.Camargo 05/09/2021

107°Livro do ano: Watchmen, Allan Moore

Nunca gostei muito de ler quadrinhos, mas sempre tive curiosidade de conhecer as histórias de Allan Moore. E realmente ele não decepciona!

Watchmen ótimo um livro que trabalha diversas questões filosóficas em heróis que fogem ao modelo perfeccionista americano...eles são narcisistas, egoístas, niilistas, conservadores, enfim, estão muito mais próximos da realidade do que os filmes da Disney mostram...

Uma cena ficou icônica na na minha memória: quando o comediante atira em um pichador após um protesto e coruja pergunta:
"E o sonho americano?"
E o comediante ri e comenta:
"O sonho americano virou realidade!"

Flávio 16/08/2021

Simplesmente incrível.
Umas das mais famosas obras de Grafic Novel do Alan Moore, inspirado em futuros diatópicos, Watchmen narra um liga de super heróis aposentada por uma lei que proibi vigilantes, e um assassinato de um dos integrantes move uma busca pela verdade. Vale muito a pena assistir a serie Watchmen na HBO Max que e o pós Watchmen HQ.

bardo 05/08/2021

A primeira coisa que chama a atenção ao ler Watchmen é o quanto essa HQ em dado momento se tornou novamente perturbadoramente atual. Talvez hoje ela seja inclusive mais atual do que quando foi lançada e isso é no mínimo inquietante. Outro ponto que chama a atenção é o quanto um de seus personagens é carismático a ponto de simpatizarmos com ele, o fato dele ser o narrador principal e o fio condutor da narrativa potencializa essa impressão, o que nos pode fazer esquecer de que para efeitos práticos ele não é um herói ao contrário. A citação de Nietzsche em certo ponto deixa isso muito claro.
A despeito da leitura relativamente fluída; com exceção da narrativa que se interpõe à principal, a do náufrago, que quebra o ritmo por diversas vezes e num primeiro momento pode parecer não fazer sentido; é uma HQ extremamente complexa com diversas camadas e subtextos que podem não ser tão óbvios numa primeira leitura. Pode-se dizer que grosso modo cinco visões de mundo dialogam aqui e pelo menos dois duplos: Comediante/Rorschach e Dr Manhattan/Ozymandias. Definitivamente é uma HQ que dá muito o que pensar, mas que não agradará a todos. Aos incautos vale ainda a advertência de que a HQ põe a nu preconceitos e ideias que hoje são, pelo menos a luz do dia, rechaçados.

Sid 05/08/2021

HQ imperdível
Nunca li uma HQ tão rápido na vida kkkkk O mundo apresentado é sensacional e a arte se mantém muuuuito atual, tanto na questão dos traços quando na forma com que os quadros são dispostos. A história faz você refletir muito sobre o que temos que estar dispostos a fazer pra melhorar o mundo. O ritmo é muito interessante e todas as cenas com o Dr. Manhattan são inesquecíveis! Acredito que a única coisa que quebra o ritmo são alguns dos textos no final de cada capítulo, mas não por serem chatos ou irrelevantes, mas pela letra minúscula, que prejudica a leitura (apesar de entender a questão do aumento do custo de produção). Enfim, recomendo demais a HQ!!!

Lorran.Cruz 02/08/2021

Melhor HQ de todos os tempos
É uma das melhores produções de todos os tempos.
A trama é super amarrada com conceitos da política mundial dos anos de 1980, teorias de fractais, relatividade, sistemas caóticos, física e viagens temporais.
Tudo é desenvolvido de forma que parece ser super simples mas é algo extremamente complexo.

Doug 07/07/2021

A realidade, só que com heróis reais
Depois de ler Watchmen, as HQs do Homem-aranha e Spawn que li durante a minha adolescência agora parecem gibis da Turma da Mônica.

Watchmen é como seria se os heróis realmente existissem em nossa realidade. Obra prima.

Dave.Christian 20/06/2021

Um HQ fora do comum
Tem de tudo, filosofia, política, história, sociologia? com certeza merecerá uma releitura para entender a profundidade do universo criado!

Dri 17/06/2021

Impecável
Uma obra atemporal que se torna cada vez mais atual a cada leitura.
A possível eclosão de uma nova guerra, a corrida nuclear, heróis humanizados e violentos, um ser que personifica a ideia de um deus, e um dos vilões mais geniais da literatura mundial.
Alan Moore nos leva mais uma vez por um enredo que abraça o leitor e aperta com toda força possível, nos deixando sem ar do começo ao fim.
Imprescindível para quem é fã do gênero.

Marcos Wlrich 14/06/2021

Releitura
Obra prima. Reler Watchmen sempre traz novas percepções filosóficas e novos questionamentos sobre a humanidade. Essa HQ nunca deixará de ser atual.