Marilyn e JFK

Marilyn e JFK François Forestier

Resenhas - Marilyn e JFK

Sparr 31/12/2023

Excelente pesquisa, mas não deu pra mim
Gosto das teorias, conspirações e amo quem trabalha com nomes e dados. A pessoa que põe na roda e não se esconde.

Talvez eu não estivesse no tempo certo de leitura, porque não foi prazerosa e terminei empurrando, após meses. Quem sabe, ao reler em outro momento, eu o aproveite mais.

Laís Gois 24/07/2023

Péssimo
Um livro com fontes nada confiáveis, uma narrativa freneticamente cansativa e ódio sendo destilado a cada frase. O narrador, claramente, odeia os Kennedys e, principalmente, a Marilyn.
Não conheço a história de JFK, mas já li algumas biografias da Marilyn e pelo o que eu conheço da história dela, posso dizer que não confio no que foi escrito a respeito dos Kennedys, pois tive a impressão que as fontes se baseiam em fofocas e tabloides duvidosos.
Enfim, para aqueles que não leram, sugiro nem perder o tempo de vocês, já que o livro se resume a SEXO. Como se, tanto a vida da Marilyn, quanto do JFK se resumisse a somente isso.
Nunca demorei tanto para ler um livro tão curto.

camiscaarvalho 11/05/2023

Péssimo, autor nada confiável, ele deixa claro seus preconceitos e antipatia pela Marylin. Mais um livro que não mostra a profundidade da pessoa e a beleza da personagem.

Nae. 23/09/2022

Sobre Marilyn e JFK:
É... nem sei oque dizer sobre esse livro na verdade. Acho que fico feliz por não ter gastado nem um centavo com ele (o consegui em uma troca no sebo) porque talvez teria me arrependido. Bom, não sei se recomendo que leiam pessoas que verdadeiramente querem saber mais sobre a vida de Marilyn e do JFK, principalmente da Marilyn, muitas vezes durante o livro senti como se cada linha estivesse a ofendendo e acabando com a imagem dela o que é extremamente desconfortável, além de extremamente nojenta a forma que ela é narrada, a impressão que dá é que o autor se baseou unicamente em matérias de tabloids e falas de pessoas que provavelmente não são/não foram confiáveis. Talvez não, talvez tudo que ele escreveu seja verdade mas... sinceramente? duvido muito (repetindo, mais em relação a Marilyn). Quando peguei esse livro, pesquisei sobre ele e na amazon tem um comentário dizendo que é escrito de uma forma muito machista e transbordando misoginia, acho que depois de ler eu concordo. Sem citar as piadas horrendas.

Quer saber mais sobre a vida da Marilyn? não recomendo este livro, vá atrás de uma biografia CONFIÁVEL e que o único propósito não pareça acabar com a imagem de um ícone morto.

Quer saber mais sobre o JFK? talvez esse livro sirva, mas também recomendo uma biografia mais séria e de uma fonte confiável que não o coloque 100% como um herói perfeito.

O único motivo para eu dar mais de uma estrela para este livro é que, mesmo com todos os defeitos, conseguiu me prender do começo ao fim em um nível que em nenhum momento eu pensei verdadeiramente em largar (mesmo muito incomodada com as partes focadas mais na Marilyn). Enfim, é isso.

Aline 26/06/2021

Interessante, faz com que tenhamos uma vivência boa sobre os acontecimentos da época. Porém não gostei muito da forma rasa como a Marilyn foi retratada, o autor poderia ter se aprofundado mais.

Gio119 29/04/2021

Marilyn e JFK por Sonia Abrão
Eu vi alguém dizendo que o autor desse livro não gostava dos Kennedy e de Marily e, é de fato, o que ele transparece com esse livro. "Marilyn e JFK" é uma caça as bruxas. Durante a obra nada minimamente elogioso foi dito sobre qualquer uma das figuras que formavam essa história, o livro inteiro é um conjunto de fofocas degradantes. Fofocas porque nada parece ter uma fonte confiável, é como se o autor tivesse reunido alguns transeuntes dito "certo, agora me digam o que vocês sabem sobre marilyn e os kennedy" e transformado o que foi falado nesse livro. Além de que as informações são mal administradas, todas são jogadas em cima do leitor com rapidez e despreocupação mal dando tempo para processar quem dirá entender.
Tenho que dar um foco também no sexismo gritante: todas, TODAS, as mulheres que apareceram durante a narrativa foram retratadas como desajustadas, viciadas, irresponsáveis, feias, boemias, vulgares, entre outros adjetivos pejorativos. Eu não aguentava mais ouvir falar de como a Marilyn era uma diva intragável, tendo todos os seus atos rebaixados, mesmo aqueles que eram claras demonstrações de poder e força feminina e que deveriam ser vangloriados. Marilyn realmente teve diversos problemas durante sua vida e duvido que tenha sido uma pessoa fácil de lidar, mas nem de longe é tudo o que François Forester diz que ela foi.
JFK também foi diminuído a nada, um mero fantoche dentro do jogo de poder americano. Foi tratado com tanto desprezo pelo autor que em determinados momentos esqueci que estava lendo uma história sobre um ex-presidente americano, ainda mais um que marcou tanto a história.
Enfim, tinha achado a proposta do livro muito interessante, mas ele não é o que promete. O início foi até intrigante, mas depois dos primeiros 30% ficou um saco, pensei até em abandonar faltando menos da metade para acabar porque não aguentava mais.

Luiza 04/01/2021

O lado mais viperino e luxurioso de cada um.
Este livro é delicioso, Forestier consegue escrever de um jeito extremamente fluido, sensual, irônico... O livro é realmente um "page-turner": você não consegue parar de ler!

É claro que tenho minhas dúvidas sobre o quanto a história foi fiel ao que de fato aconteceu, mas é difícil precisar onde estão e quais são essas "verdades", porque as vidas de JFK e de Marilyn Monroe são ambas impregnadas de histórias mal contadas, mistérios, fofocas, mentiras, pessoas oportunistas, acobertamentos etc.

Já li várias biografias sobre Marilyn e sobre JFK e posso dizer que esta obra traz muitos pontos que convergem com as demais investigações... Enfim, pelo menos 90% do livro me parece ser bastante fiel à maioria das outras pesquisas sobre cada um dos dois.

(As maiores divergências sobre a vida de Marilyn e JFK estão nas questões que envolvem suas mortes e sobre se a atriz realmente teve um caso duradouro com o presidente. A maioria dos autores defende que sim - e muitos incluem um caso com Bobby. Ao menos uma noite juntos eles tiveram, e foi em uma data bastante precisa. No mais, os autores divergem bastante.)

O fato de ser ou não o mais "fiel" possível à verdade não diminui em nada o fascínio da história que Forestier nos traz.

Outra questão: embora este seja um livro envolvente (e eu o recomendo muitíssimo) só consegui absorver todo o assunto abordado quando li pela segunda vez. Isso porque entre a primeira e a segunda leitura passaram-se sete anos, e, nesse meio tempo, eu me interessei TANTO pelo assunto que li biografias pertinentes ao universo do casal, como a vida de Frank Sinatra, livros e documentais sobre MM, sobre JFK, RFK, a máfia, Hollywood nos anos 50 e 60, artigos e livros sobre os filmes que ela fez, obras sobre a história dos EUA etc.

Quero dizer com isso que o livro é maravilhoso, sim, mas passa muito superficialmente por toda a história... e são tantas personagens interessantes, com tantas particularidades, que cada uma mereceria um livro para si!

Na primeira vez que eu o li, me surpreendi. Na segunda vez, finalmente entendi. ?

Talvez se chegar a ler uma terceira vez, ainda vá apreender mais detalhes interessantes!

São intrigas dignas do melhor folhetim ou novela, e Forestier foca no lado mais viperino, ganancioso, fugaz, oportunista e luxurioso de cada personagem...

Ah... quem não gosta? ?

Dou 5 estrelas... e um coração!

????? ?

Kirla 06/12/2020

Kennedys promíscuos e Marilyn a deriva
Com certeza o autor odeia os Kennedys. Tem algumas histórias de bastidores interessantes, mas no mais, é só um livro de fofocas. A própria Marilyn é só uma coadjuvante no livro.

Stefany 01/12/2020

O livro começa com a história de uma menina abandonada e termina da forma mais sórdida possível. Gostei muito do jeito sincero que o autor descreve a história, porém, acredito que pecou na questão de citar muitos nomes, você acaba perdido sem lembrar quem era o tal fulano que estava sendo comentado e tendo que voltar pra relembrar a ?apresentação? do tal personagem. Outro ponto positivo é a noção que da dos bastidores do cenário geopolítico da época.

Cyntia.Saray 07/09/2020

Fama, poder e loucura. Marilyn&JFK muito mais que polêmicas
Quando o prólogo sinaliza que, para escrever tal livro "foi preciso uma sólida documentação, um editor paciente e um defeito crucial, uma má índole", certamente irá cativar o leitor. Digo para não julgar o livro pela capa mas, quando trata se de personalidades públicas repletas de tramas com grande repercussão, as palavras-chave Monroe e Kennedy não passam despercebidas. Como se sugere, o livro é biográfico e enfatiza a história de ambos personagens com suas particularidades. Há uma preocupação de descrever a formação da personalidade de cada qual já assimilando características em comum. Provavelmente se você tem menos de 30 anos e pouca vivência com a história norte americana, em alguns momentos terá que consultar o oráculo (Google) para entender o contexto histórico da narrativa. Durante a leitura temos Cuba, Che Guevara, Guerra Fria, CIA, Máfia, Cinema, Hollywood e claro, Frank Sinatra. Mas não se engane em imaginar que uma obra repleta de datas é desinteressante até por que, nada na vida de Marilyn lembra algo normal e simplório. Temos nestes dois personagens vaidades, luxúria, extravagância e poder. Muito poder. Possuíam, por diversos motivos, uma influência sobre todos a sua volta ao mesmo tempo que, acabavam sendo invariavelmente  influenciados por interesses e conspirações. Tanto a atriz quanto "The Prez" possuem biografias que mesclam entre o comovente e o vulgar. O envolvimento de tantos fatores e personagens nessa narrativa faz o leitor oscilar dentre as diversas conclusões mesmo que já saiba o desfecho da história. A verdade é que quando trata se de biografias fica nítida a complexidade da natureza humana. Agora se somarmos a isso o glamour de uma vida puramente estética, problemas psicológicos, ganância, drogas e carências, temos um conteúdo  no mínimo  curioso para se ler.

Carolina 24/04/2020

Uma leitura válida para os fãs de Marilyn, mas não creio ser o melhor disponível. A quantidade de personalidade e fatos secundários citados é muito grande, o que torna a leitura um pouco confusa. De qualquer forma, as revelações sobre muitos nomes famosos presentes no livro torna a leitura interessante.

Priscila Colombelli 24/12/2016

Envolvente e interessante
Uma leitura rápida e muito envolvente. Porém com alguns trechos confusos. Se o presidente Kennedy foi realmente uma pessoa como descrito no livro, certamente um mundo de pessoas desejariam a morte dele. Quanto a Marilyn, acredito na versão dá overdose e manipulação do alto escalão.

Nat 31/03/2016

Marilyn Monroe é uma atriz no auge da carreira. John F. Kennedy está se preparando para a candidatura presidencial. Ela, loura e sexy, que se torna a mulher mais desejada da época, teve uma infância atribulada e difícil. Sua mãe e avó eram loucas e isso sempre foi um fantasma em sua vida. John, filho de um casamento nada feliz, é um mulherengo convicto. Ambos são carismáticos, e a partir do momento em que o caminho de ambos se cruza, começa um relacionamento que vai durar dez anos. Nada secreto, pois os encontros são conhecidos pelo FBI, pela KGB e máfia. A relação esconde segredos sujos, de Marilyn e JFK, e a morte deles (um seguido do outro com a diferença de meses) os eterniza como ícones de sua época.

Eu não sei bem o que achar desse livro. História norte-americana sempre foi uma coisa que nunca me interessou e a vida de Marilyn Monroe idem. Sobre JFK, a única parte da vida dele que me interessava de vez em quando era sobre seu assassinato e as teorias de conspiração em torno do assunto. Nunca entendi o que, na época e até hoje, as pessoas viram de tão maravilhoso em Marilyn. Pra mim, ela sempre foi somente uma vadia, por ter se tornado amante do presidente americano, um homem casado.. Neste ponto, o livro é bom, porque acaba com a imagem perfeitinha do bom moço do presidente que a história resolveu perpetuar. Acima de tudo, explica o motivo de Marilyn ter se tornado um símbolo sexual dos anos 50.

"Ela inventou o erotismo. Torna-se a danação de todos os homens."

Uma das melhores partes do livro é quando narra os bastidores da famosa apresentação da atriz cantando Parabéns para você no aniversário do presidente. Achei uma boa biografia, apesar de ser bem exagerada a forma como o autor relata os acontecimentos. Uma hora pendia para o drama, outra hora para a invencionice pura (principalmente no que diz respeito a descrição dos momentos em que JFK e Marilyn estavam juntos). Apesar de saber que é um livro que eu não vou ler de novo tão cedo, recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/03/marilyn-e-jfk-francois-forestier-dl-2016.html

Fabio Martins 06/08/2015

Marilyn e JFK
O livro tem o seu fio-condutor através do relacionamento secreto entre a principal atriz e símbolo de sexualidade, Marilyn Monroe e o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

A moça tem um histórico conturbado. A avó e a mãe passaram por hospitais psiquiátricos. Desde a infância, vive uma crise familiar. É adotada e não recebe a menor atenção das pessoas. Já o rapaz, cresce em um ambiente extremamente requintado. Seu pai, Joe Kennedy, é um milionário e já prepara os filhos para a fama e o sucesso. Tem ligações com a máfia, com autoridades importantes e diversas pessoas de alto padrão.

Marilyn ganha a fama como atriz – mais pela sua beleza do que pelo seu talento – e passa a dormir com dezenas de pessoas diferentes. Vive em um mundo paralelo de estrela de Hollywood. John Kennedy também é um conquistador nato e trai a esposa quase que diariamente com secretárias, atrizes, prostitutas e esposas de amigos.

O primeiro encontro de ambos é em uma festa, da qual ela vai acompanhada de seu marido, Joe Dimaggio, o maior jogador da história do baseball. A atração é rápida e mútua. Marilyn engata vários casamentos, mas as suas atitudes de traição não mudam. Pelo contrário, todos a desejam e a conquistam com a maior facilidade. Até mesmo o irmão de John, Robert Kennedy.

A atriz, cada vez mais fora da realidade, vive bêbada e entupida de remédios pesados e anfetaminas. Passa a cada vez mais ir atrás de seu principal amante, do qual sonha se tornar primeira dama.

A parte mais surpreendente é sobre a higiene de Marilyn Monroe. Vive suja, come na cama e dorme com os pratos espalhados sobre ela e não limpa as necessidades de seus animais. É praticamente uma depravada sexual que faz questão que a vejam nua e que tenham fantasias com ela.

O livro é interessante, apesar do excesso de nomes e cargos citados, que causam certa confusão ao leitor. Grandes nomes da história mundial têm suas personalidades definidas e seus podres revelados. Frank Sinatra, J. Edgard Hoover, Elizabeth Taylor e diversas outras personalidades tomam as páginas da obra com suas peripécias.

François Forestier muniu-se de documentos, arquivos do FBI, escutas de telefone e diversos registros sobre o caso para que toda a veracidade desse relacionamento conturbado viesse à tona. Muita gente já tinha ciência, mas custavam a dar o devido crédito. Na obra, tudo foi revelado.

site: lisobreisso.wordpress.com

fernanda.alves. 29/04/2015

Só Marilyn e JFK salvam!
Achei o escritor muito pretensioso. Em algumas partes ele perde a mão na ironia e chega até a ser desrespeitoso. Tomou um partido: não aprova o comportamento dos seus próprios personagens! Deixa claro! Fica feio! A história é boa, interessante. Mas ele mistura tanta gente na trama que no final você não sabe mais quem é quem. Contudo, não há livro que não tenha seu valor e este, sem sombra de dúvidas, tem a sorte de contar com dois mitos na capa. Só Marilyn e JFK salvam!