Materialismo Dialético e Materialismo Histórico

Materialismo Dialético e Materialismo Histórico Josef Stalin

Resenhas - Materialismo Dialético e Materialismo Histórico

Raul 19/11/2023

Não muito a dizer
Stalin possui uma compreensão e uma capacidade de síntese maravilhosas e exemplares (atributos compartilhados por Lênin e Mao também). Não é atoa que o Partido Comunista o escolheu como Secretário Geral e recusou os pedidos de afastamento desse grande líder. Muito menos ao acaso foi a sua liderança do Exército Vermelho na vitória da Grande Guerra Patriótica.
Stalin é um personagem que nos deve ser muito caro e devemos defendê-lo dos ataques liberais que o acusam de autoritarismo sem o menor respaldo histórico (afinal, é assim que operam os nossos inimigos de classe).
Precisamos dessa leitura para conduzir bem a nossa Revolução.

Saudações comunistas.

Lista de Livros 12/10/2019

Lista de Livros: Materialismo Dialético e Materialismo Histórico - Joseph Stálin
“Ao contrário da metafísica, a dialética olha a natureza não como uma acumulação acidental de objetos, de fenômenos separados uns dos outros, isolados e independentes uns dos outros, mas como um todo unido, coerente, em que os objetos, os fenômenos, estão ligados organicamente entre eles, dependem um dos outros e condicionam-se reciprocamente.
É por esta razão, que o método dialético considera que nenhum fenômeno da natureza pode ser compreendido se for considerado isoladamente, fora dos fenômenos que o rodeiam; pois qualquer fenômeno, em qualquer domínio da natureza; pode ser convertido numa coisa sem sentido, se for considerado fora das condições que o rodeiam, se for separado destas condições; pelo contrário, qualquer fenômeno pode ser compreendido e justificado, se for considerado sob o ângulo da sua ligação indissolúvel com os fenômenos que o rodeiam, se for considerado tal como é condicionado pelos fenômenos que o cercam.”
“Ao contrário da metafísica, a dialética olha a natureza não como um estado de repouso e de imobilidade, de estagnação e de imutabilidade, mas como um estado de movimento e transformação perpétuos, de renovação e desenvolvimento incessantes, em que sempre nasce e desenvolve-se qualquer coisa, desagrega-se e desaparece qualquer coisa.
É por esta razão que o método dialético exige que os fenômenos sejam considerados não só do ponto de vista das suas relações e condicionamentos recíprocos, mas também do ponto de vista do seu movimento, da sua transformação, do seu desenvolvimento, do ponto de vista do seu aparecimento e do seu desaparecimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2019/08/o-materialismo-dialetico-e-o.html