Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

Mara.Mares 13/03/2021

Minha vida fora dos trilhos
Abilene, 12 anos. Enviada para a cidade de Manifest, Kansas, pelo pai, Gideon.
Ela ainda não entende porque foi enviada para uma cidade que não conhece ninguém.
Na primeira noite em Manifest, ela descobre uma caixa com alguns "tesouros" e à partir daí, vai descobrir histórias sobre moradores do lugar e viver sua própria aventura.
Chorei? Claro! Favoritei? Com certeza!
Iza 14/03/2021minha estante
Tenho ele há um tempão na estante e precisava de incentivo pra ler aaa já quero

Mara.Mares 14/03/2021minha estante
O meu Também estava pegando pó há mais de ano. Se soubesse, teria lido antes.

Iza 14/03/2021minha estante
Eu favoritei Em algum lugar nas estrelas dessa autora, já espero amar esse também

Mara.Mares 14/03/2021minha estante
Estou fingindo que não tenho esse livro. É bom? Vou pegar ele, então.

Pâm @Estantedasabelhas 25/06/2017

Que lindo
Quando você olha para o número de pessoas que leram esse livro. Onze até agora. Pessoas corram e leiam, que história incrível. Cidade pequena, mistérios, herói de guerra. Tudo em um livro só. Eu terminei mas não queria terminar, já estou com saudade dos personagens incríveis, da escrita maravilhosa da autora, dos momentos em que sorri e os que deixei as lágrimas cair. Amei
Cláudia - @diariodeduasleitoras 26/06/2017minha estante
Estou lendo e amando..

Carol 11/07/2017minha estante
Pena que não tem e book

déb 06/03/2020

Terminei e sinto meu meu coração quentinho. Me sinto aquecida. Obrigada, Clare Vanderpool.
Maria Paula de Sá 06/03/2020minha estante
eu amei esse livro

déb 08/03/2020minha estante
ele é muito lindo e reconfortante

Nandsland 03/08/2018

Minha vida fora dos trilhos se revelara um certo desafio para mim, por sua protagonista ser uma menina de apenas 12 anos já que faz muito tempo que não me aventuro com uma personagem principal tão jovem.
Clare Vanderpool nos traz a possibilidade de viver através de Abilene, uma garota de 12 anos que é mandada para uma cidade desconhecida - Manifest - sob a guarda de um estranho durante as férias enquanto seu pai trabalha na construção de uma ferrovia, lugar que ele alegara não ser adequedo para uma jovem moça.
No quarto disponibilizado para ela, sob tabóas no chão, Abilene encontra artefatos antigos aleatórios junto com um conjunto de cartas.
A partir daí, somos encaminhados para duas linhas temporais distintas mas que no final se mostraram muito semelhantes: uma em 1936 (dois anos antes da 2º guerra) onde se encontra Abiline, e a o outra em 1918 ( último ano da 1º Guerra) data em que as cartas achadas foram escritas.
Eu não vou mentir, você só se dá conta da grandiosidade da história no final, onde todos pedaços avulsos e aleatorios da história até então, se mostram peças perfeitas de um quebra-cabeça muito maior. Então, quero deixar claro que não me arrependo da leitura mas também, que a jornada é um saco mas o destino vale a pena.
A única coisa legal do meio da história é que você faz uma viagem do tempo para os EUA do século XX, o que para mim, amante de história, foi uma oportunidade de ver em meio ao cotidiano dos personagens sinais de grandes marcos históricos que vemos na escola como as Grandes Guerras Mundiais, o grupo Ku Klux Klan e até os primeiros indícios da Guerra fria.
Outro ponto que devo ressaltar, é que diferente da maioria das histórias em que vemos o ponto de vista dos soldados que deixaram suas casas para lutar a grande guerra, em Minha Vida Fora dos Trilhos, vemos o ponto de vista daqueles que ficaram. Dos pais que aguardavam seus filhos, as esposas seus maridos, e o vazio que aqueles que não retornaram deixam nas cidades em que cresceram como acontece em Manifest.
Aline 11/08/2018minha estante
Eu desisti desse livro, achei um saco... Nada anda e eu lia e lia... E nada! Não deu liga! Mas lendo sua resenha, será q devo retomar?

Nandsland 11/08/2018minha estante
Aline, eu abandonei esse livro de primeira também e fui ler outro. Acabei que tinha lido todos q tinha pra ler e voltei a ler ele enquanto esperava os novos que comprei. Me forcei um bocadinho e acabou que no final fez mais sentido. Mas o decorrer é um saco mesmo. Se você tiver paciência retoma depois sem muita expectativa

Mariana.Novaes 01/03/2018

Um livro sensível...
Não chorei, nem acho q é um livro pra chorar. Mas é um livro delicado por ser visto na ótica de uma criança. É dinâmico e fácil de ler. Recomendo a leitura.
Gui 16/05/2018minha estante
Nossa eu chorei baldes no final com a história da Srta húngara !

Mariana.Novaes 26/06/2018minha estante
Kkkkkk...pra me fazer chorar é um pouquinho difícil

Tati 20/10/2020

Livro favorito de 2020
Livro que tem crianças como personagem não tem como ser ruim. Livro com uma história emocionante, um pouquinho de Enola Holmes aparece aqui, mais em vez de ser a mãe é o pai que a menina tenta encontrar... No final me emocionei muito. Linda história.
Gabriel.Rodrigues 27/10/2020minha estante
Meu Favorito de 2020 tmb! Chorei no final ? Amei cada personagem de Manifest livro excelente.

Gabriel.Rodrigues 15/10/2020

Uma Cidade Com Muitas Histórias Para Contar..
Foi a primeira vez que ao terminar de ler um livro, senti a necessidade de abraça-lo junto ao peito.

Minha Vida Fora dos Trilhos foi uma história gostozissima de se ler e que aqueceu meu coração.

Recomendo muito para quem quer começar a ler e também para quem quer sair de uma ressaca literária.

Sobre a autora, foi o segundo livro que li da Clare Vanderpool. Gostei muito mais deste do que o Em algum lugar nas estrelas (apesar de ser um excelente livro). Gosto muito da escrita dela, e de como ela insere histórias que parecem ser "secundarias" que são muuito imersivas e agregam muito ao peso emocional dos livros.

- Assim, para saber tudo sobre as pessoas, os eventos, os motivos e os lugares que conquistaram meu coração leia Minha Vida Fora dos Trilhos de Clare Vanderpool. -

Gabriel Rodrigues Dias
Aspirante a leitor...
Raissab33 26/10/2020minha estante
Boa noite Gabriel.

Eu vi sua postagem, e como já li há algum tempo 'Em algum lugar nas estrelas', e me encantei com a escrita da autora, hoje resolvi e comprei o livro.
Vamos lá! para mais uma leitura.

NIX @n.i.c.o.l.l.e 09/07/2021

Emocionante

(apenas um comentário, não uma resenha)

Esse livro era tudo que eu precisava. Deixa o coração quentinho, além de despertar diversos sentimentos durante a leitura. Apenas leiam!!
NIX @n.i.c.o.l.l.e 24/07/2021minha estante
tá como 3 estrelas, mas dei 5 e favoritei

liaraoss 15/01/2021

DE ABRAÇAR O CORAÇÃO
é um livro bom, não é cheio de emoções e aventuras mas é bem gostosinho de ler, te faz se apegar ao personagem e algumas tramas são curiosas pra descobrir.
é um ótimo livro passatempo e o final, é apenas corrente com toda a história e te faz ficar com o coração quentinho
AndrA.Perlman 19/03/2022minha estante
Nossa demais primeiro ele vai esquentando seu coração até um.onetnto que ele destrói ele por completo e depois resconstroi com um calor ainda maior

Algodão_Doce 21/01/2023

"Não está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca."
O melhor livro de ficção história que li que esse ano.

O livro trás uma abordagem interessante sobre a história de imigrantes, e residentes de uma pequena cidade no Kansas, também conta com recortes de jornais e cartas, o que torna a história mais profunda.

A história fala sobre criar raízes e laços, e como eles nunca se desfazem, não importa o tempo ou o lugar em que você esteja. Acredito que esse livro nos oferece uma bela lição através de uma escrita bem fluída e empolgante.

Também preciso acrescentar que nem tudo são flores na história, mas o final é bem feliz e é isso que importa.
Gabriel.Rodrigues 21/01/2023minha estante
Amo esse livro

Luhran 19/07/2022

Esperava chorar
Abilene Tucker não imaginava que um machucado mudaria todo o rumo da sua história. Após se acidentar e ficar em repouso por alguns dias, o pai da garota decide que é hora de tirar Abilene de onde vive, e proporcionar para ela uma vida mais tranquila e longe dos dias ao lado dele no trabalho.

Ao ser enviada para Manifest para passar o verão com antigos amigos de seu pai, Abilene se permite conhecer todas aquelas pessoas profundamente e até mesmo fazer amizades verdadeiras. Mas enquanto anseia pela chegada de seu pai após o verão acabar, a garota descobre uma caixa misteriosa no quarto onde está abrigada e tudo começa a ter sentido.

Com um mistério em mãos e cartas a muito tempo enviadas que atiçam a curiosidade de Abilene, a história de Jinx e Ned que se passou em 1917 revelam um período de guerra e contam como Manifest criou raízes.

Minha vida fora dos trilhos não é um livro surpreendente com grandes acontecimentos. Abilene Tucker é uma garota encantadora, inteligente e muito curiosa, mas que possuiu um enredo simples. O livro demora para criar um ritmo que não deixe o leitor entediado e cansado.

Não é uma historia ruim, mas nem de longe é algo incrível.

site: https://www.instagram.com/oluhran/
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

natAlia1938 15/05/2024

Simplesmente um dos melhores livros publicados pela darkside, eu achei a leveza da historia mt parecida cm "a guerra q salvou a minha vida". a autora fechou aq d um jeito inexplicavel, uma historia leve, um livro bem d boas, da p ficar lendo ele d tardezinha, e se bobiar c termina no mrm dia, pq te prende dmssss. uma vibe bem garota do faroeste a procura d um misterio q ronda a cidade, ela descobrindo mais sobre o pai tbm, mt bom

Cláudia - @diariodeduasleitoras 09/07/2017

Minha vida fora dos trilhos
Essa obra foi escrita por ninguém menos que Clare Vanderpool, mesma autora do maravilhoso livro 'Em algum lugar nas estrelas' (tem resenha por aqui).

Nesse livro a autora trás a mesma essência: personagem muito jovem, longe de seu pai e que partiu para uma jornada repleta de desafios e aprendizados de tirar o fôlego.

A garota peculiar que comanda a história, Abilene Tucker, tem apenas 12 anos, mas é corajosa e impetuosa para desvendar os mistérios da cidade Manifest, Kansas, para onde Gideon (seu pai) a enviou de trem para passar o verão sob os cuidados de um velho conhecido enquanto ele trabalha na ferrovia. O conhecimento de Abilene sobre a cidade se restringia ao que o pai lhe contava do seu tempo de garoto, algumas aventuras com seus amigos, dias de pescas.. mas nada realmente importante como a realidade daquele lugar e dos habitantes. Quando a protagonista chega a casa de seu anfitrião, Shaddy, ela encontra uma antiga caixa de charutos contendo cartas antigas e alguns objetos é que a aventura começa. Abilene foi muito bem recebida por todos em Manifest, fez amizades, e a mais importante delas foi a Vidente Húngara, a Srta. Sadie. Foi prestando serviços a vidente que a menina conhece as histórias por trás das cartas e objetos encontrados. Os segredos enterrados conectam dois momentos históricos da cidade.

O livro se divide em duas narrativas cronológicas: passado e presente (1918 - 1936). Durante a leitura vamos desvendando os mistérios e interligando as histórias dos personagens junto com a protagonista, a sensação é incrível.

Assim como alguns outros livros da linha #darklove os acontecimentos vão da Primeira Guerra Mundial à Grande Depressão Norte-americana. Sem dúvidas, é mais um livro para morrer de amor!! É uma história muito bonita, com um fim de deixar os olhos cheios de lágrimas, e a edição dispensa qualquer comentário.

Trecho Favorito:
"Talvez o mundo não fosse feito de universais que podiam ser arrumados em pacotinhos perfeitos".

Jordana Martins(Jô) 12/07/2017

Minha Vida Fora dos Trilhos | Uma viagem de lembranças.
Lançado no mês de maio Minha Vida Fora dos Trilhos, este é o segundo livro da autora Clare Vanderpool lançado pela Darkside Books® na linha Darklove. O primeiro para quem não leu ou lembra foi o belíssimo Em Algum Lugar nas Estrelas, do qual também resenhamos aqui. Este exemplar na verdade foi o primeiro romance da autora, mas veio a ser publicado aqui no Brasil depois de Em Algum Lugar nas Estrelas pela editora.
A história se passa na pequena cidade de Manifest, Kansas. A protagonista é a jovem Abilene Tucker de apenas 12 anos. Ela foi parar nesta cidade graças ao seu pai Gideon, que por vivia com a filha pulando de trem em trem, mas com o crescimento da filha ele achou melhor deixá-la em um lugar fixo, enquanto ele partia com a promessa de que no verão retornaria para ela.

“Porém, acima de tudo, em sentia o gosto da tristeza na voz dele quando me disse que eu não poderia passar o verão com ele...”.

Abilene fica hospedada na casa de um pastor Howard, mais conhecido por Shady. O pai de Abilene tem uma grande ligação com a cidade e principalmente com as pessoas de Manifest, mas aparentemente ninguém fala sobre isso, nem mesmo Gideon. Isso causa muita curiosidade em Abilene, pois ela pouco sabe sobre o passado do pai.

“Alguma coisa ficou me atormentando a noite inteira. Era Gideon. Onde ele se encaixava em tudo isso? Que ligação tinha com essa cidade? Com essas pessoas? Manifest foi o lugar que ele escolheu para me mandar, mas não parecia que ele mesmo tinha estado aqui.”

Abilene encontra escondido em baixo de uma tábua uma velha caixa de charutos e dentro dela está repleta de recortes de cartas e cartões postais escritos durante a Primeira Guerra Mundial. Dois jovens de Manifest se correspondiam. O jovem soldado Ned Gillen e o mais jovem Jinx. Abilene fica cada vez mais confusa até começar a frequentar o “Caminho da Perdição”. Calma, esse é o nome que está escrito no portão da casa de vidência da Srta. Sadie.

“Muito bem. O que quer? Sua sorte? Seu futuro?”
“Estou procurando o meu pai.”

E é assim que Abilene começa, a saber, sobre o passado de Manifest, através das lembranças guardadas dentro da velha caixa de charutos. O que houve com a cidade que tinha no letreiro “MANIFEST: UMA CIDADE COM UM PASSADO”. Ela irá muito mais longe do que imaginava.

“Talvez o mundo não fosse feito de universais que podiam ser arrumados em pacotinhos perfeitos. Talvez só tivesse pessoas. Pessoas que estavam cansadas, magoadas e sozinhas, da sua própria maneira e no seu próprio tempo.”

Entre o presente e o passado Clare Vanderpool, vai costurando os acontecimentos que tornaram Manifest a cidade que é hoje. São um retorno às origens, as raízes de um tempo que não pode ser recuperado. A história se passa entre 1936 e 1917. Durante as diversas seções com a srta. Sadie nos leva ao passado dourado de Manifest até a chegada da Primeira Guerra Mundial e a gripe Espanhola. Além das “visões” temos os recortes do jornal da cidade o Manifest Harold com o Suplemento de Noticias da Hattie Mae.

“Essa cidade imprimiu algo no seu pai, provavelmente mais do ele saberia dizer. E, às vezes, as marcas mais profundas são as que mais doem.”

Abilene embarca numa viagem ao passado para poder encontrar o seu pai e acaba encontrando muito mais do que procura. Manifest foi uma cidade criada basicamente por estrangeiros de diversas nacionalidades então cada personagem tem um passado interessante e por outras vezes difíceis. As desigualdades da época de 1917 são gritantes.
Assim como a protagonista se identifica com os personagens daquela cidade, nós os leitores também nos envolvemos com cada momento lembrado e com cada pessoa que é citada durante a narrativa. Passamos por momentos históricos importantes da época e de todas as dificuldades passadas por cada membro daquele lugar. Os amores, as aventuras clandestinas. Até nos depararmos com a dor, que virou saudade e que não volta mais. E ainda sim nos trás orgulho de ter pertencido há algo.

“Por intermédio daqueles objetos que eu encontrei embaixo de uma tábua do assoalho, a isca Wiggle King, o dólar de prata Cabeça da Liberdade, a rolha de Shady e a bonequinha de encaixe, eu estava conectada àquele lugar e àquelas pessoas... agora eram familiares a mim.”

É justamente isso que Abilene busca. Ver que ela e seu pai pertencem há algum lugar, que possuem raízes e não que são forasteiros que não criam vínculos com ninguém. Ela quer possuir um passado, uma história para reviver e contar, um lugar para chamar de seu que possa voltar e pessoas que possa amar. E Minha Vida Fora dos Trilhos é isso, é uma história de passado, de raízes, de tristeza e felicidade.

“Qual era o meu lugar? Onde era a minha casa?”

Assim como o primeiro livro que li de Clare Vanderpool, este também é tocante. Clare escreve sobre encontros e reencontros. Assim como Early queria encontrar o seu irmão, Jack queria se reencontrar com o pai (Em Algum Lugar nas Estrelas). Nesta outra narrativa é um reencontro com o passado. O encontro das raízes, de ligação e amor entre pessoas. Família, essa é a palavra, Clare fala sobre família, casa, um lar. Ela nos mostra dois tipos de família. A que nascemos e a que escolhemos.
Assim é Manifest, uma cidade criada e desenvolvida por imigrantes de diversas nacionalidades e que ainda sim se tornaram uma família, mesmo com todas as dificuldades que tiveram. Os personagens são carismáticos, principalmente os do passado. Você fica ansioso por cada ida de Abilene no “Caminho da Perdição”, quais fatos seriam descobertos e que fim teve cada personagem daquela antiga Manifest.

“[...] o que a mulher húngara disse os fez reconhecer de repente algo especial uns nos outros. Eles tinham o mesmo sangue. Sangue de imigrante.”

site: http://nerdpride.com.br/minha-vida-fora-dos-trilhos/ ‎

Na Nossa Estante 08/08/2017

Minha Vida Fora dos Trilhos
Minha Vida Fora dos Trilhos é o segundo livro da autora Clare Vanderpool lançado pela DarkSide® Books, mesma autora do best-seller Em Algum Lugar nas Estrelas, o primeiro romance de estreia da escritora e foi com ele que iniciei minha experiência com a escrita da Clare. E posso dizer que amei!

O livro é narrado pela jovem Abilene Tucker que tem 12 anos e é mandada pelo Gideon (pai) para Manifest, Kansas, acreditando que será só mais uma cidade pela qual ela passará, já que a protagonista vive a vida indo de cidade em cidade com o pai. Porém, depois que ela se machuca, Gideon decide que os trilhos não é vida para uma menina, por isso ele a manda para Manifest, para passar um tempo com Shady Howard, que é o pastor da Primeira Igreja Batista da cidade.

Abilene tem o hábito de estudar sobre os costumes de cada cidade, assim quando chega em Manifest, ela acha que sabe muita coisa do lugar. No entanto, quando ela conhece Shady, a protagonista percebe que ele é um pastor incomum e logo depois a menina é apresentada a repórter da cidade, Hattie Mae Harper, por quem Abilene possui uma imensa admiração. Depois das apresentações, ela conhece a casa onde ela irá morar e percebe duas coisas estranhas: a igreja é um antigo bar e ela participará do último dia de aula, mesmo não estando mais na cidade depois do verão.

Abilene também descobre uma caixa de charutos Lucky Bill cheia de objetos e cartas do ano de 1918 de um soldado chamado Ned Gillen e um mapa de Manifest do espião Cascavel. Ao mostrar suas descobertas a novas amigas, Lettie e Ruthanne, as três resolvem usar o mapa e tentam descobrir quem de fato foi Cascavel.

Confesso que a princípio não achei que fosse gostar tanto de Minha Vida Fora dos Trilhos porque o enredo tem duas histórias dentro de uma. E a narração dele é feita pela a personagem Abilene, porém existe outros narradores, dentro da narração da protagonista, já que o enredo se passa no presente e no passado da cidade de Manifest. Costumo destetar livros assim, mas no decorrer das páginas fui me apaixonando pela história e os personagens. E também a Edição da DarkSide® Books ajudou em muito no meu processo de leitura, já que montaram o livro cheio de fontes diferente e com ilustrações que não nos deixa perdidos. Além disso, é possível perceber o cuidado da editora com a diagramação que deixa a edição lindíssima e a cara da história do livro.

Clare Vanderpool nos apresenta um universo histórico muito rico e uma narrativa bem fluída. A adolescente Abilene é só mais uma personagem num enredo onde tem um espião, um soldado, uma repórter, um pastor com problemas de bebida, um fugitivo e uma vidente. Com a ajuda de Abilene e suas amigas vamos descobrindo o que essa galera tem a ver com a caixa de charutos cheia de objetos.

Achei genial da parte da autora manter o mistério de quem era Cascavel até a última página do livro e por onde andava Gideon, já que Abilene não sabia onde estava o seu pai. Portanto, se você procura um livro cheio de aventuras e descobertas, super recomendo. Minha Vida Fora dos Trilhos me deixou em um incrível suspense até o final e me levou a ter fortes emoções.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/07/minha-vida-fora-dos-trilhos-resenha.html