Zona Morta

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Zona Morta

DAbora.Miguel 31/05/2022

"Às vezes nada está certo, eu acho — disse ele.— Esse mundo é dureza. Às vezes a gente só tem que fazer o que pode e tenta viver com isso...", e foi bem aqui que eu Chorei.

Larissa.Goya 29/01/2014

Não existem adjetivos suficientes para elogiar esse livro, que simplesmente consolidou a minha paixão pela narrativa do Stephen King e o fez se tornar meu escritor favorito. A maneira como ele descreve emocionalmente seus personagens e os conecta através de detalhes sutis e tramas intrigantes é mais do que genial. Nesse sentido, eu me atrevo a comparar a escrita dele com a de J.K. Rowling. Sim, eles podem escrever histórias de gêneros completamente diferentes, mas a maneira inteligente e perspicaz como escrevem, não deixando o leitor desgrudar os olhos da página e deixá-lo ávido a descobrir o que vem pela frente, nisso ambos são muito semelhantes.
Esse foi meu segundo livro dele, antes tinha lido O Iluminado, que também é uma obra-prima. Creio que essa palavra vai ficar cada vez mais difícil de usar no caso do Stephen King, dada a vastidão da sua bibliografia e a qualidade da mesma.
Acabei me afeiçoando pelo personagem de John Smith de uma forma profunda, e creio que a história é genial por que acaba tocando numa gama imensa de questões, indo desde questões mais "primárias" e emocionais como vida e morte, culpa e religião até questões mais filosóficas como política, destino, acaso, fardos a serem carregados, e todos aqueles grandes "e se?".
Na minha opinião, poucos autores conseguem amarrar todos esses elementos de uma forma tão coesa e tão humana...é um livro classificado como "thriller", mas não se deixem enganar pelo nome, uma obra de Stephen King pode ser muito mais do que apenas cenas assustadoras, como a visão macabra dentro do quarto 237, haha (217 no livro).

Conchego das Letras 04/10/2017

Resenha Completa
Existem substâncias capazes de provocar dependência já no primeiro contato. Depois deste fatídico acontecimento, o usuário se sente infeliz quando está sem a droga, busca mais dela em porções cada vez maiores. Hoje irei falar para vocês leitores um pouco sobre meu vício, mais especificamente a origem dele. Dizem que isso ajuda no tratamento mas eu duvido, só de pensar no que escrever fiquei na vontade de mais uma dose. Ainda assim revelarei para vocês leitores como entrei no mundo sombrio e sem volta dos livros de Stephen King.

Já conhecia alguns filmes inspirados em suas histórias, e meu encantamento por eles (quem não adora “Um Sonho de Liberdade” e “À Espera de Um Milagre”?) me fez querer conhecer melhor suas obras. Procurei por um bom tempo nos sebos da cidade, mas nunca tinha a sorte de encontrar algum exemplar de qualquer título que fosse. Os donos diziam “Os livros dele não param na prateleira”, “Saí mais rápido que pão novo”. Mesmo antes de entrar nesse mundo, foi fácil entender que existiam soltos por aí, muitos perigosos usuários sedentos dessas doses milagrosas e que esta droga não era de fácil acesso. As livrarias até ofereciam edições novas, mas o preço era mais caro do que eu podia pagar na época. Provavelmente teria de roubar para sustentar meu vício.

Minha persistência enfim foi premiada, encontrei uma cópia muito velha e amarelada, com algumas folhas quase se soltando (e algumas chegaram a cair durante a leitura) de “Zona Morta”. Nunca tinha ouvido falar do título mas não pensei duas vezes para comprá-lo, imediatamente começar a leitura e conhecer John, um cara comum com pais amorosos e uma bela namorada. Ele tem sua vida revirada por um acidente de automóvel que o deixa em coma por longos quatro anos. Quando acorda seu corpo está totalmente debilitado, perdeu quase toda vida social e ainda por cima descobre que pode perscrutar mentes, o passado e o futuro das pessoas.

A questão deste poder ser um dom ou uma maldição é muito bem feita, mesmo ajudando as pessoas, elas o veem como uma aberração. Johnny fica perdido e só encontra uma motivação ao receber um aperto de mãos de um político em campanha. Neste relés cumprimento John descobre que um futuro catastrófico pode acometer todo o planeta se aquele homem continuar sua carreira política. Assim, impedir que esse armagedon aconteça torna-se sua razão de viver.

Não encontrei o terror que esperava, este é mais um drama com coisas impossíveis que Stephen é mestre em criar. Totalmente indicado para os descrentes que não leem o mestre por medo. Envolvido na teia, tudo que resta ao leitor é torcer. Torci com todas as minhas forças para John se recuperar dos quatro anos de coma e voltar a ter uma vida, para ele achar uma nova namorada, para ele não ser tratado como uma aberração, para o político ser dar mal e John conseguir evitar a catástrofe. Saboriei tudo meio embriagado, encantado ainda mais por ser aquela a minha primeira vez.

O final perfeito serve para refutar a fama de “estraga finais”. Ainda sem saber dessa fama “Zona Morta” me fez adorar seu criador, seria isso o chamado “amor à primeira lida”? Ou quem sabe “viciado ao primeiro trago”?

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/o-marco-leu-zona-morta-stephen-king.html

Aline 06/12/2018

Favoritado!
Em "A Zona Morta" acompanhamos a história de John Smith, um professor com uma vida normal, que após uma noite de "sorte", com sua namorada Sarah, sofre um acidente de automóvel grave e entra em coma por quatro anos e meio.

Quando os médicos já não acreditavam mais que ele iria se recuperar, John acorda do coma com um dom: quando toca as pessoas ou objetos é capaz de ver coisas relacionadas a elas, tanto passado como o futuro.

Após voltar de quase cinco anos em coma e descobrir seu dom, nosso protagonista tenta se recuperar do tempo perdido e fazer sua vida voltar ao normal, mas isso se torna uma missão impossível, já que a mídia não deixa-o "em paz", publicando em jornais e revistas polêmicas ou mentiras sobre o seu poder. Muitas pessoas consideraram esse dom um milagre, inclusive sua mãe, uma fanática religiosa. Para John Smith isso se mostra uma maldição quando, ao apertar a mão de um político, ele vê algo devastador que poderá fazê-lo tomar uma atitude antes jamais imaginada.

"A Zona Morta" me manteve presa à história desde a primeira página até a última sem hipérbole, visto que no dia em que finalizei o livro, li mais de duzentas páginas, e leria mais se houvesse. Eu estava louca para finalizar e ver o desfecho, mas não queria que ele acabasse.

Apesar de o esperado aperto de mão acontecer em aproximadamente 75% da história, o livro não se torna cansativo em momento nenhum, se revelando uma leitura prazerosa onde todos os acontecimentos e desenrolar da história se mostram importantes para a sua própria construção e a do poder de John. Com a exceção, para mim, de um assassino. Não irei negar que gosto desse detalhe uma vez que me deixou ainda mais presa ao livro, me fazendo criar teorias, porém acho que se não estivesse presente talvez não faria tanta diferença. Em um debate sobre o livro houve pessoas que discordaram da minha opinião, então isso é algo pessoal de cada um.

A revelação relacionada ao político foi entregue de um modo mais calmo, e não explosivo como imaginei que seria, o que não diminuiu o impacto. O final apenas melhorou minha experiência com o livro, e achei-o triste e precisei segurar algumas lágrimas.

Me apaguei muito a Johnny (John) e não há como descrever os efeitos causados em mim as mudanças do personagem que ocorreram do início ao fim da história. Nunca vi uma transformação de forma tão clara em um livro já que a pessoa apresentada nas primeiras páginas, jovem e alegre, não se parece com a do final.

Ao finalizar o livro estava extasiada para compartilhar a minha opinião e falar sobre o ele. É difícil não dar spoilers dessa história incrível, mas qualquer detalhe soltado pode estragar a experiência de quem ainda não leu a obra.

Paula.Telles 26/10/2022

Certamente um dos favoritos
(quase) Dois meses lendo A Zona Morta no metrô no caminho pra faculdade. Quase todo dia tentando ler e aproveitar o máximo possível nos 30 min de viagem. E hoje, chegando ao final dessa experiência, posso dizer que valeu muito a pena ter lido aos poucos essa obra. Ritmo impecável, King me fez ficar com frio na barriga e ansiosa desde os primeiros capítulos com suas descrições e os diálogos entre os personagens. Tive tempo para me apaixonar e compreender aos poucos o John Smith, tanto que senti a falta de todas as coisas que ele também sentiu - como a história que ele nunca viveu com Sarah e seus anos de juventude agora irrecuperáveis. Pra mim uma das coisas mais impressionantes foi o fato dessa história não ser voltada para um gato e rato entre o mocinho e o vilão e também não temos várias passagens demonstrando o quão mau esse vilão realmente é. Na verdade temos um vilão construído sutilmente, em meio a tantas coisas ?boas? que ele fez, somos apresentados a relances de sua verdadeira face ruim - um não tão leve assim desvio de caráter. Mas ainda assim temos a plena convicção de que Greg é mau e perigoso, confiando plenamente em tudo o que John nos conta sobre ele (além das poucas passagens sob seu ponto de vista). Uma obra fantástica, certamente entrou pro meu hall de favoritos do mestre!

ise 12/12/2022

Favorito há muito tempo.
Uma obra que eu pretendo reler no próximo ano.

Li muito novinha, e tenho muito carinho por essa leitura porque foi o primeiro do King que li e logo na minha fase de transição de leituras adolescentes para conteúdos mais adultos.

livrodebolso 14/10/2019

Minha primeira experiência com o autor não poderia ser mais frustrante! Iniciei com expectativas altas, pois este é um nome pesado da literatura contemporânea; fiquei contente com os primeiros capítulos, a narrativa ágil e a trama se desenvolvendo bem, mas percebi que King preferiu explorar assuntos desnecessários, inserindo pequenos plots (aparentemente sem importância, mas que se explicam mais tarde), e construir um livro longo sobre acontecimentos pequenos. Algo que não me interessa em uma leitura são as descrições minuciosas que não fazem diferença no enredo como um todo...
Conhecemos Johnny ainda em sua infância, levando um tombo e ferindo a cabeça, tornando-se uma pessoa sensitiva. Ele cresce com uma espécie de "dom de prever coisas". Em uma noite de diversão com sua namorada, decide apostar na roleta do parque e descobre-se capaz de prever em qual número as bolinhas vão cair. Ganha um bom dinheiro e mais tarde sofre um terrível acidente que o deixa em coma.
Ao acordar, Johnny surpreende a todos com seus poderes intensificados, e passa a aterrorizar as pessoas a sua volta revelando coisas que não poderia saber, a menos que fosse um paranormal.
Sua mãe, já religiosamente perturbada, se apega em crenças ridículas muito comuns nos anos 1970, sendo umas das únicas personagens interessantes da obra (para quem leu O Mundo Assombrado Pelos Demônios, é um prato cheio!). Mas Johnny não era capaz de saber tudo, suas sensações eram bloqueadas por um lugar escuro e desconhecido chamado (panpanpan) "a zona morta".
O rapaz vive um monte de bobagens até finalmente encontrar onde usar seu dom divino: ele precisa decidir se deve ou não matar um político que, de acordo com suas sensações ao apertar sua mão, será terrível para os EUA.
A maneira como ele pensa sobre é a seguinte: se tivesse a chance de voltar no tempo e matar Hitler, o que você faria?
Cada vez que eu lia essa pergunta, e as respostas, meus olhos davam uma volta em torno de si de tédio!

Lorena.Arantes 06/10/2022

Sorte
Esse livro me prendeu de uma maneira que eu não queria termina-lo. King é meu escritor favorito e ele é sublime nesse livro.

daniele.nascimento.73 25/02/2020

John Smith tinha um futuro promissor pela frente até sofrer um acidente que o manteve em coma por anos enquanto sua família e amigos seguiam suas vidas. Sendo o tempo perdido uma das questões a serem lidadas por Johnny, há também um estranho dom que vem com o seu despertar, ou seria isso uma maldição?
Em Zona Morta, assim como em outros livros do Stephen King vemos sua maestria em trazer não apenas o sobrenatural em si que é sua marca, mas também o humano em si, pois afinal nem sempre o que se teme está além do natural, e sim mais próximo do que se possa imaginar, na nossa realidade, seja o alcoolismo em O ilumidado, um marido abusivo em Rose Madder ou o medo de uma guerra nuclear como neste livro.

AmadeuPereira 03/04/2020

Nem sei o que dizer desse livro, é perfeito, com um belo romance e um final melancólico. Chorei muito

Junior.Archanjo 05/05/2020

Primeiro do King
Esse foi o primeiro livro que terminei do Stephen King, a narrativa é intensa e nos envolve no mundo de uma maneira maestral. Como assisti a série antes, esperava que houvesse mais momentos de "insights" de Johnny, mas não fez falta de jeito nenhum. Foi extremamente interessante cada uma das vezes que o toque faz com que ele tenha alguma visão e fez com que eu ficasse cada vez mais preso na leitura. Genial.

Julia.Ferraroli 10/05/2020

Livro muito bom e que prende muito, vi o filme primeiro mas não teve problema já que os finais sao diferentes

Ingrid.Coutinho 21/06/2020

Narração impecável, leitura para mergulhar...
Personagens muito bem desenvolvidos, história daquelas que prende a atenção do começo ao fim... Achei o final triste mas vale a pena cada página.
Para os que não gostam de histórias de terror esse é o livro, abrange suspense, romance, politica, forças sobrenaturais, crimes

Mallu.Kredens 20/12/2022

TAMO FALANDO DA ELITE
A bicha sabe escreve um bom livro né???? Gente acho genial esse livro entendeu toma uma virada sensacional e esse me arrancou um choro genuíno no final