Zona Morta

Stephen King

Resenhas - Zona Morta

Carol.Scagliusi 27/02/2022

A zona morta
"A zona morta", é um livro do Stephen King publicado em 1979. Depois de morar muitos anos na minha estante, resolvi desencalha-lo.

A história tem como protagonista Johnny, um homem que depois de sofrer um acidente e passar quatro anos e meio em coma, acorda com poderes sobrenaturais. Ele consegue ver o futuro e o passado das pessoas quando as toca.

Ele é um personagem bastante real, com muitos altos e baixos e muito fácil do leitor se conectar.

O livro narra a vida de mais outros dois personagens além de Johnny e achei muito interessante quando as histórias se cruzam.

Também gostei bastante do final e achei muito lógico, apesar de triste!

Quanto a escrita, não preciso nem falar! Gosto demais de como King nos envolve e nos deixa íntimos dos personagens. Adoro os palavrões e as cenas com grande quantidade de detalhes.

Atenção para gatilho de abuso sexual e violência.

Lucas 17/02/2011

Ótima leitura
Muita gente(incluindo eu) que antes de conhecer as obras do Stephen King julgava pela propaganda feita sobre as obras como sendo muito fora da realidade e um terror forçado. Esse é o segundo livro que leio dele, o primeiro foi "O Concorrente" em que ele escreveu com o pseudônimo de Richard Bachman, o ritmo impresso na leitura é de certa forma semelhante com o encontrado na zona morta, o diferencial é a abordagem dos assuntos que são bem distintos.

Retornando a "A zona morta", o livro é uma ótima diversão, e além disso nos faz refletir como seria se houvesse uma situação semelhante vivida pelo personagem John Smith, um jovem absolutamente normal que após um acidente de carro fica cinco anos em coma e de uma hora pra outra desperta, e desperta com o poder paranormal de prever o futuro das pessoas pelo toque, a grande sacada do King no livro foi fazer a transição desse "dom paranormal" em uma terrível maldição, em que o escritor muito habilmente consegue fazer o leitor entrar no clima de desespero e de muitas vezes tristeza devido as situações vividas pelo personagem. Outra boa idéia do escritor foi procurar fazer o mais real possível a leitura, sem nenhum momento de exageros em superpoderes ou na ficção como ocorre em alguns livros do gênero. As seiscentas páginas passaram bem rápidas. Um clássico do mestre do suspense que vale a pena ser conferido.

hellflections 20/07/2022

Confesso que na primeira vez que o li, não gostei tanto assim, talvez não tenha lido com tanta atenção. Já na segunda, passei a ter uma nova perspectiva de tudo e desenvolvi sentimentos fortes pelo protagonista, o que acabou me fazendo gostar mais da história. Não está entre os meus favoritos, mas a leitura vale a pena!

Sidney Matias 18/04/2013

Excelente!!!!!! A Zona Morta - Stephen King
Publicado em 1979, A Zona Morta é uma das obras mais notáveis de Stephen King, que nos apresenta um livro de ficção marcante, completo e emocionante, somado a um excelente conjunto de personagens cativantes em um cenário muito bem constituído. Resultando em uma referência no mundo literário.
Confesso que A Zona Morta não estava na minha lista de prioridades para leitura de Stephen King, porém já havia recebido boas indicações de amigos, até que fui presenteado com este incrível livro, e me arrependo de não ter lido antes, esta que é uma das mais cultuadas obras do mestre do suspense e terror.
Jhonny Smith, um simples professor em Cleaves Mills, possuía uma vida normal, estava em um início de romance com Sarah, e algo mágico envolvia o casal, possuíam uma química que a muito tempo eles não sentiam. O presente deles era sempre regado de bons momentos.
Até que uma eventualidade do destino muda o rumo de tudo...
Desacreditado da medicina, família, amigos e até mesmo de sua namorada Sara, com exceção de Vera sua Mãe, que já vivia entre a beira da loucura, entre uma paranóia religiosa, fim dos tempos e seres de outros planetas. Jhonny Smith desperta após 5 anos em estado de coma, e não há indícios de sequelas, exceto uma região do cérebro danificada denominada pelos médicos de A Zona Morta, porém ela abriga muito mais do que memórias apagadas, e devido a esta lesão Jhonny desenvolve o poder de prever o futuro, assim como também um pesado fardo de condenação.

Após vários eventos e lampejos de paranormalidade que influenciaram diretamente a vida de todos ao seu redor, ora decepcionando ora sendo herói, odiado e amado, evitado por centenas, e procurado por milhares de pessoas que desejavam que Jhonny utilizasse seus poderes para sanar seus problemas.
Uma vida muito conturbada, e totalmente fora dos planos do nosso protagonista que teve cinco anos subtraído de sua vida, e desejava uma vida normal.
Mas os problemas não eram suficientes até conhecer Greg Stillson, uma figura inescrupulosa candidato a deputado, Jhonny sofre uma gama de horríveis visões após esse contato, visões estas que trazia Greg Stillson a Presidência dos Estados Unidos e desencadearia em uma guerra nuclear, e via toda a nação mergulhada em uma tragédia sem limites.
Transtornado, perturbado, e perseguido por pensamentos malévolos de Greg Stillson, Jhonny Smith entra em um dilema, seguir sua vida e sofrer em silêncio, mesmo sabendo das consequências se o traçado de Greg se cumprisse, ou matá-lo em uma busca alucinada.
A Zona Morta é uma leitura fácil, com um ritmo muito bem construído, leitura obrigatória, um belo exemplo de uma obra, aonde todos os elementos se encaixam perfeitamente, Casa de Livro recomenda.

Título: A Zona Morta
Título original: The Dead Zone
Autor: Stephen King
Páginas: 611
Editora: Ponto de Leitura

Boa Leitura

Sidney Matias

"Todos nós fazemos o que podemos, e isso tem de ser bom o bastante… e se não é bom o bastante, temos de continuar fazendo. Nada jamais é perdido… Não há nada que não possa ser encontrado."

Raquel Holmes 19/04/2013

Pontos positivos e negativos
Não foi um livro que me cativou, que me fez "ouvir sininhos" rs

Sendo assim eu vou apenas comentar pontos positivos e negativos.

Pontos positivos:
-Johnny (personagem principal) é um personagem cativante em grande parte do livro. Fiquei com grandes expectativas até as últimas 80, 90 páginas.

-Stephen (inquestionavelmente) sabe escrever. Quanto a isto não há dúvida. Não é à toa que tem a fama que tem.

Pontos negativos:
-Nas últimas 80, 90 páginas King se perdeu (?). É a impressão que tenho. Eu já SABIA o que aconteceria no final, porém esperava mais do King. O que aconteceu foi uma alternativa? Foi. Mas poderia ter sido de um jeito melhor.

-Quando as coisas começaram a "se resolver", foi tudo tão às pressas. Não sei, muito estranho...

Bom, eu posso ter, digamos assim, dado o azar de pegar justamente este livro para ser o primeiro do King que leio. Só espero que os outros sejam melhores, senão eu desanimarei.

Flávia 26/04/2013

Bom! Cativante e digno de compaixão...
Terminei ontem de ler o livro A Zona Morta de Stephen King. Mais um da coleção, que aumenta gradativamente, de forma lente, mas relativamente constante.
Essa será minha primeira resenha sobre um livro dele.

O livro conta a história de John Smith e seus acidentes, enquanto criança e, depois, quando adulto, que proporcionam a ele uma 'alteração' no seu modo de 'ver' as coisas. Muitos anos se passam entre um acidente e outro, mas ambos revelam uma habilidade. Se será boa ou ruim, vai depender muito do ponto de vista do leitor, pois ela pode proporcionar informações valiosas sobre uma pessoa, para ajudá-la, bem como informações repugnantes e que podem transtornar uma pessoa. Vai depender de Johnny saber como trabalhar com esta habilidade. Seus conflitos pessoais e, após o grande período de coma pelo qual passa, o conflito com a mãe, influenciam bastante nessas decisões, bem como a pouca vontade de ser famoso, de "ter que atender, sempre, as vontades das pessoas".

Gostei do livro, porém senti uma certa compaixão pelo Johnny.
O tempo todo, todos tentando tirar dele informações que lhas convençam de que as coisas serão sempre boas e não respeitando o momento dele de se recuperar de um grave acidente, não permitindo a ele que retome sua vida, pessoal, familiar e amorosa. Associado a isto, vem o conhecimento sobre uma situação muito ruim que pode ser deflagrada dali a alguns anos e que, talvez, apenas ele seja capaz de mudar.

Acredito muito nas possibilidades de exacerbação da percepção por diversos meios. Um paranormal, vidente ou o que quer que seja, possui essa habilidade, que muitas vezes é mal interpretada e não é aceita por muitas pessoas. No caso de John Smith, além do acidente que o mutilou de anos de vida ao lado da família, namorada e de si mesmo, ainda havia as pessoas ao redor, tentando lhe sugar informações, não o deixando por sua conta para se recuperar do próprio trauma de ter perdido a si mesmo para um acidente, que lhe trouxe tantos problemas, dores e insatisfações, assim como para as pessoas, que lhe atormentavam com seus pedidos e desejos, como se lhe fosse possível agradar a todos em detrimento de poder se recuperar e voltar a viver sua vida, como desejava.

Flávia Peçanha - 26.04.13

Yago 17/10/2013

Uma obra bem feita...
Stephen King despensa comentários, eu fico impressionado de como ele consegue tornar uma história envolvente , é como se ele soube-se o ponto em que a mente humana se prende a uma história.

Nesse livro um professor de inglês,(spoiler?talvez) sofre um acidente que dilata a zona morta que ja havia na cabeça dele devido a outra acidente na infância.
O livro se passa com um tenção latente que só um mestre do suspense consegue criar, Stephen King te faz sofrer junto o personagem, e te praticamente projeta a visão dele na sua cabeça.
E com um enredo de suspense pra contar a história de um homem stephen fez mais um best-seller.

Lorena.Arantes 06/10/2022

Sorte
Esse livro me prendeu de uma maneira que eu não queria termina-lo. King é meu escritor favorito e ele é sublime nesse livro.

DAbora.Miguel 31/05/2022

"Às vezes nada está certo, eu acho — disse ele.— Esse mundo é dureza. Às vezes a gente só tem que fazer o que pode e tenta viver com isso...", e foi bem aqui que eu Chorei.

Larissa.Goya 29/01/2014

Não existem adjetivos suficientes para elogiar esse livro, que simplesmente consolidou a minha paixão pela narrativa do Stephen King e o fez se tornar meu escritor favorito. A maneira como ele descreve emocionalmente seus personagens e os conecta através de detalhes sutis e tramas intrigantes é mais do que genial. Nesse sentido, eu me atrevo a comparar a escrita dele com a de J.K. Rowling. Sim, eles podem escrever histórias de gêneros completamente diferentes, mas a maneira inteligente e perspicaz como escrevem, não deixando o leitor desgrudar os olhos da página e deixá-lo ávido a descobrir o que vem pela frente, nisso ambos são muito semelhantes.
Esse foi meu segundo livro dele, antes tinha lido O Iluminado, que também é uma obra-prima. Creio que essa palavra vai ficar cada vez mais difícil de usar no caso do Stephen King, dada a vastidão da sua bibliografia e a qualidade da mesma.
Acabei me afeiçoando pelo personagem de John Smith de uma forma profunda, e creio que a história é genial por que acaba tocando numa gama imensa de questões, indo desde questões mais "primárias" e emocionais como vida e morte, culpa e religião até questões mais filosóficas como política, destino, acaso, fardos a serem carregados, e todos aqueles grandes "e se?".
Na minha opinião, poucos autores conseguem amarrar todos esses elementos de uma forma tão coesa e tão humana...é um livro classificado como "thriller", mas não se deixem enganar pelo nome, uma obra de Stephen King pode ser muito mais do que apenas cenas assustadoras, como a visão macabra dentro do quarto 237, haha (217 no livro).

daniele.nascimento.73 25/02/2020

John Smith tinha um futuro promissor pela frente até sofrer um acidente que o manteve em coma por anos enquanto sua família e amigos seguiam suas vidas. Sendo o tempo perdido uma das questões a serem lidadas por Johnny, há também um estranho dom que vem com o seu despertar, ou seria isso uma maldição?
Em Zona Morta, assim como em outros livros do Stephen King vemos sua maestria em trazer não apenas o sobrenatural em si que é sua marca, mas também o humano em si, pois afinal nem sempre o que se teme está além do natural, e sim mais próximo do que se possa imaginar, na nossa realidade, seja o alcoolismo em O ilumidado, um marido abusivo em Rose Madder ou o medo de uma guerra nuclear como neste livro.

AmadeuPereira 03/04/2020

Nem sei o que dizer desse livro, é perfeito, com um belo romance e um final melancólico. Chorei muito

Junior.Archanjo 05/05/2020

Primeiro do King
Esse foi o primeiro livro que terminei do Stephen King, a narrativa é intensa e nos envolve no mundo de uma maneira maestral. Como assisti a série antes, esperava que houvesse mais momentos de "insights" de Johnny, mas não fez falta de jeito nenhum. Foi extremamente interessante cada uma das vezes que o toque faz com que ele tenha alguma visão e fez com que eu ficasse cada vez mais preso na leitura. Genial.

Julia.Ferraroli 10/05/2020

Livro muito bom e que prende muito, vi o filme primeiro mas não teve problema já que os finais sao diferentes

Ingrid.Coutinho 21/06/2020

Narração impecável, leitura para mergulhar...
Personagens muito bem desenvolvidos, história daquelas que prende a atenção do começo ao fim... Achei o final triste mas vale a pena cada página.
Para os que não gostam de histórias de terror esse é o livro, abrange suspense, romance, politica, forças sobrenaturais, crimes