Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Maysa 04/06/2024

Lindo e complexo. Como a própria autora diz, para ler suas obras não é necessário entender e sim entrar em contato.

Por ser fluxo de consciência, não espere ler e entender tudo de uma vez. É necessário recomeçar parágrafos algumas vezes para entender a profundidade, e é um tipo de livro que não deve ser lido na pressa pois é importante saborear cada pensamento e indagação.

Essa obra é um misto de solidão, abandono, crise existencial, busca pela liberdade?

?Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.? ??

luke - among the living. 03/06/2024

Acho que eu nunca tive que voltar tantas vezes em um parágrafo e ler ele novamente como ocorreu lendo esse rapaz aqui. Termino "Perto do coração selvagem" sem entender ao certo qual o real significado pretendido (falo do significado sob a superfície).

Parabéns pelo feito, Clarice.

Daqui uns anos eu revisito esse livro, porque eu saí muito confuso. E sim, ele possui momentos interessantes, o que justifica minha nota de três estrelas (que você muito provavelmente não se importa).

É isso.

laisfl 30/05/2024

Uma história ordinária, cativante e angustiante
Que Clarice Lispector viceral não é algo novo, mas não esperava que seu romance inaugural já carregasse essa essência e entregasse tanto. Em Perto do coração selvagem acompanhamos Joana uma mulher alucinantemente envolvente, a sua forma de ver o mundo, de se expressar, de tocar em questões tão profundas de forma simples, de ter relações opostas e ao mesmo tempo complementares às personagens, torna a trama da história extremamente rica e ao mesmo tempo delirante.
Acho que justamente esse delírio das personagens que me fez ficar completamente fascinada pelo degringolar da história, seus questionamentos sobra a existência, suas conversas confusas as quais tem mais pensamentos do que falas, a não temporalidade dos acontecimentos (tudo parece um passado misturado ao presente, mas que também pode ser futuro), seus problemas de certo modo muito comuns na sociedade, tudo isso misturado com a escrita brutal da autora faz esse livro único. Cada página parece uma junção de sentimentos socados no papel, cada acontecimento banal parece uma epifania e cada personagem carrega uma personalidade peculiar.
Esse é um livro que impregna no corpo, a revolta, o desespero por apenas existir, todos os conflitos são passados ao leitor. Muitas vezes tive vontade de arrebentar meu kindle e viver de fato, talvez eu que seja uma leitura que sente muito com uma escrita intimista, porém não se pode negar que Joana é muito identificável, talvez por falar o que muitos pensam e agir de maneira sincera, afinal todos têm um pouco de violência e até mesmo loucura reprimida.
Por fim, só não dou 5 estrelas por achar que algumas partes ( principalmente o desfecho ) ficam muito em aberto e confusas mesmo achando que foram feitas com esse propósito.

Nalata 29/05/2024

Perto do Coração Selvagem e a personagem Joana
Terminei o livro um pouco sem reação. Depois comecei a refletir sobre a obra e sobre a complexidade de Joana. Incrível a representação das diferenças entre Lídia e Joana, o espírito mais acolhedor de uma e o livre da outra.

Uma descrição bastante interessante é sobre como Lídia tem pelos e Joana possuía penas. Mostra essa diferença e ideia de que uma é quente e acolhedora e a outra, distante e livre.

Além desse ponto, é interessante entender que Joana é um marco, já que representa uma personagem totalmente diferente das mulheres que eram descritas na época.

Joana claro, não pode ser apenas admirada naquele período, mas vista no atual. Apesar da emancipação feminina, quantas mulheres como Joana ainda não são presas nas convenções da moral.

mariaarins 27/05/2024

"é que tudo o que eu tenho não se pode dar. nem tomar. eu mesma posso morrer de sede diante de mim."

misericórdia Deus

lara855 26/05/2024

Perto do Coração Selvagem é uma obra escrita por Clarice Lispector em 1944. O livro mostra o cotidiano de Joana, menina criada pelo pai, já que a mãe, Elza, morrera muito cedo.

No decorrer de todo o livro mostra o conflito entre morte e vida, bem e mal, amor e ódio, a crise do indivíduo. A busca por algo aparentemente exterior e descobrindo que é a procura do autoconhecimento.

?Perto do coração selvagem? é um dos primeiros romances de Clarice Lispector; romance inovador e renovado, isso por quebrar com a ordem cronológica de início-meio-fim. Deve-se ler obra com um olhar e atitude usada na ciência da anatomia: utilizar o bisturi para dissecar e pinça para estudar e entender os vários personagens como órgãos autônomos, que em momentos se entrelaçam por estranhas ligações, a personagem Joana é o cérebro da trama.

Josiane 23/05/2024

Não dei 5? pq não é um gênero literário que sou acostumada..
Perto do Coração Selvagem é um romance que explora a autoidentidade de Joana, uma protagonista que desafia as expectativas tradicionais de uma personagem feminina. Joana é fria e distante, não se divide entre o bem e o mal, e possui uma presença marcante no livro. Sempre que o leitor pensa estar compreendendo-a, ela escapa como se não quisesse ser capturada ou descoberta. Não é a personagem que sempre esperamos ver; é como se ela falasse por todas as mulheres, uma língua que homem algum entende, representando verdadeiramente o ódio e a raiva feminina. Este livro não é sobre um tema específico; é sobre a vida, sem objetivo claro. É único por ser extremamente íntimo, com descrições detalhadas dos sentimentos e pensamentos humanos. Perto do Coração Selvagem é uma sombra intimidante que, quanto mais você lê, mais te consome. Joana se sente como um exato animal selvagem, perfeita e feita para o mal. Este livro é a prova de que Clarice Lispector escreve como ninguém, e que ninguém escreve como ela.

Júlia 23/05/2024

Um livro que conta a história de uma menina comum e suas experiências internas diante da vida - é bem existencial e um pouco poético e cru - me lembrou bastante uma essência existencialista e humanista - chegando até a comparar com o insitgh de Carl Rogers no livro tornar-se pessoa e me surpreende descobrir que Clarice escreveu esse livro com apenas 17 anos.

Janaína Calmet 21/05/2024

"Perto do coração selvagem" foi minha primeira experiência de leitura coletiva com a Nossa Sociedade Literária.

Mas, confesso, não foi nada fácil ler Clarice desta vez. Não pelo estilo da escrita, que eu já conhecia um pouco. Mas pela ferocidade das palavras; pela verdade das palavras que Joana (a protagonista) derrama sobre o leitor, que acaba por ver-se refletido em muitos dos seus questionamentos, em muitos seus dolorosos dilemas.

Ler Clarice nunca é confortável. É desafiador. É incômodo. É visceral. Mas pode ser muito libertador também!

Bru 20/05/2024

A inefabilidade dos livros da Clarice.
Os livros da Clarice não conseguem ser lidos por qualquer um, após ler três de todos seus livros, eu comecei a compreender profundamente da imensidão de se conectar com o seu interior ao ler a Clarice e até mesmo os personagens que ela descreve como parte do que somos de forma tão ensurdecedora que chega a acolher nossa vida. Incrível como esse livro é lindo! Recomendo

utopiazinho 17/05/2024

Como esperado por mim, fiquei muito perdido durante a leitura. no geral, achei o livro bem chato até chegar na reta final, onde as coisas "esquentam"

Sofia889 17/05/2024

"O peso do coração selvagem"é um livro sobre nada,e é isso oque o faz tão é especial.
O livro é o primeiro da clarice lispector e já me contradizendo,ele não é sobre nada,ele é sobre a vida,mas ele não tem nenhum um objetivo ou um tema preciso o ao menos, mas mesmo assim ele é muito bom; Hoje eu chorei lendo uma simples frase do livro,não porque ela era triste mascsim porque ela era bonita demais,é a estrutura que o faz tão grandioso

Paulina.Godtsfriedt 16/05/2024

Belíssimo! Uma viagem para dentro, um convite ao abraço da sombra...
Sombria, bela, direta, com memórias tão cheias cenário e subtexto que a leitura para mim foi impossível de ser feita de forma corrida. Precisei degustar, apreciar a conta gotas. Feminino mas ao mesmo tempo psicanalítico o que traz uma dose bem masculina para o texto, não só nas partes do Otávio. Joana vai te transportar para questões filosóficas, ao mesmo tempo que te confronta com questões muito humanas. Amei, recomendo e se trata de um livro para reler sempre.