As Minas de Prata (Clássicos Ilustrados)

As Minas de Prata (Clássicos Ilustrados) José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - AS MINAS DE PRATA I

Lu 21/11/2022

Leitura divertida.
É arrastado, difícil, cheio de detalhes, mas é bem divertido!
Tem lutas, cavalheiros, damas delicadas e ainda por cima, muitas subtramas costuradas, além de críticas sociais e religiosas beeem leves.
Parece que estou lendo a novela das seis.

Mauro 25/11/2017

Grande surpresa
As Minas de Prata é o melhor e o pior livro de José de Alencar, ao mesmo tempo.
É uma história muito bem escrita, cheia de reviravoltas, romance e ação, além de ser um romance histórico, no século XVII e ao mesmo tempo ser uma continuação indireta de O Guarani.
É também extremamente longo, mais de mil páginas, e Alencar utilizasse de muitos arrodeios e digressões gigantes para explicar coisas pequenas e o livro possui muitas descrições minuciosas.
Mesmo assim, é uma história que vale muito a pena. Senti como se lesse algo q ninguém mais leu, pois este livro não é um clássico do autor como Iracema ou Senhora.
Mas recomendo.

May 19/11/2017

Livro de introdução
As minas de prata tem três volumes, sendo esse o livro introdutório que apresenta os personagens e o ambiente em que será narrada essa história. Estamos em 1 de janeiro de 1609 e muitas mudanças começam a acontecer na cidade de Salvador, província da Bahia. José de Alencar trabalha com todos os elementos possíveis que se apresenta na história do Brasil Colonial como por exemplo a participação dos jesuítas no ensino e na política do Reino Português nas Américas, a presença de judeus e cristãos novos, a presença do índio e a busca das minas que trará riquezas para os europeus. Vale lembrar que a história é contada por um indivíduo do século XIX, onde a História (matéria) está sendo constituída na Europa e esse romance se caracteriza como romance histórico, pois apresenta elementos da história brasileira e além disso, transforma a ideia do que seria e o que é o Brasil, na sua constituição como Estado-Nação.