Lúcio Flávio

José Louzeiro

Resenhas - Lúcio Flávio

Ellen 10/07/2023

Os passageiros da agonia
Esse livro me surpreendeu bastante, não conhecia a história de Lúcio Flávio até ler (e adicionalmente pesquisar mais sobre durante a leitura). É muito brutal a forma como os personagens lidam com a violência e o crime no sistema judiciário corrupto e cruel, Lúcio Flávio (e vários outros personagens) de modo alguns são heróis, todos cometem e incorporam crueldades desse sistema, cujas raízes fincadas na sociedade brasileira sobrevivem até hoje, sendo um terrível problema do sistema de Segurança Pública.

Luan Miguel 23/03/2023

O título do livro é o que foi a vida de Lúcio Flávio
José Louzeiro, com essa magnifica obra "Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia" alça o segmento romance-reportagem no maior patamar da literatura brasileira, abrindo margens para outras obras de famosos escritores desta vertente literária, como Caco Barcelos.

Neste romance-reportagem não fictício, Lúcio Flávio, personagem central do livro e também da vida real, consegue nos mostrar de uma forma sentimental que toda as suas ações atreladas a criminalidades depois o moldava seu pensamento em torno da culpa, colocando-o sempre em agonia com o que ele poderia ter feito de diferente do passado.

Tudo relatado no livro é real, neste período em que foi escrito é importante destacar o regime militar que operava na época, neste sentido, florescia uma fortificação das forças de seguranças públicas, logo surge então o famigerado Esquadrão da Morte no Rio de Janeiro, sendo este, uma força de extensão da polícia militar do Rio de Janeiro. A partir dai Lúcio Flávio torna sua relação com o Esquadrão da Morte visceral, até a sua morte, tendo como aliado, Mariel Mariscott (retratado no livro como Morett). Entre traições, desconfianças, mortes, roubos, tudo que uma vida voltada ao crime pode proporcionar, Lúcio Flávio torna-se vitima de sua própria agonia em que ele foi construindo durante seu período marginalizado, as idas e vindas das prisões o faziam refletir, aqui então entra o dedo de José Louzeiro contornando os sentimentos de Lúcio Flávio a seu derradeiro fim do sentimento humano.

Importante ressaltar também que, está obra, foi essencial para a criação do filme que leva o mesmo nome, um clássico do cinema, que claro, poderia contar com mais detalhes minuciosos que são descritos no livro, porém, o regime na época não iria permitir tamanha audácia, já que Lúcio Flávio denunciou diretamente a corrupção instaurada na polícia do Rio de Janeiro bem como no Esquadrão da Morte, através de Lúcio Flávio, inicia-se o desmanche do Esquadrão da Morte e do mito em torno do pop star Mariel Mariscott.

Louzeiro consegue nos encaixar dentro da obra, as misturas de sentimentos em que vamos nos envolvendo no livro e no personagem faz com que também pudéssemos refletir acerca da estrutura politica e de segurança do país, celebrado pela eterna frase do personagem principal, Lúcio Flávio: "Bandido é bandido e polícia é polícia é polícia, são como água e azeite, não se misturam".

RAmulo.Jerri 24/01/2022

Um romance-reportagem lançado em 1975 que mantém uma atualidade que nos assombra. Uma leitura imprescindível!

Moises Celestino 11/08/2020

Clássico da literatura marginal...
José Louzeiro, autor de "Pixote", é daqueles romancistas brasileiros que deveria ser mais (re)conhecido pelo público leitor. Baseado em fatos reais, "Lúcio Flávio", conta a trajetória trágica de vida do outrora e famoso assaltante de bancos que ganhou notoriedade no meio policial na década de 70. Este célebre personagem teve sua história adaptada e levada para o cinema, com atuação brilhante de Reginaldo Farias no papel principal.

Elaine P. 21/07/2012

Melhor romance-reportagem brasileiro
José Louzeiro é o pioneiro no Brasil do romance-reportagem, que consagrou Truman Capote nos Estados Unidos. E "Lúcio Flávio, o passageiro da agonia" é sua obra-prima no gênero.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/F0jvy_-aeqI
Tamires 19/10/2012minha estante
Realmente. É um livro muito bom!

Janis 13/09/2016minha estante
Estou relendo este livro. ???