A Porta

A Porta Heloisa Seixas

Resenhas - A Porta

David713 19/01/2021

Um livro instigante
A história começou mais ou menos e de repente me prendeu muito forte. A trama vai se desenrolando com algumas gorduras aqui e ali, mas, no final, deixa um bocado de conclusões em aberto! Senhor! Assim maltrata o coração. (Pode ser também que eu não tenha entendido... Hahahahaha)

Thomas 21/10/2014

Um homem e uma mulher trocam olhares numa orgia, lugar pouco convencional para se conhecer alguém especial, e se sentem atraídos instantaneamente. Então eles começam a se relacionar e amar profundamente, vivendo um grande amor, com viagens para Búzios e Paris. Mas o romance não é uma história de amor de água com açúcar. Também há muito suspense e misticismo afro-brasileiro.

Aliás, suspense é o que não falta. A autora cria vários mistérios que prendem o leitor e empurram-no páginas à frente. São tantos mistérios, no entanto, que a trama fica com muitas pontas soltas, como se a autora tivesse se esquecido de esclarecê-los. Nem mesmo o envolvimento com o sobrenatural é explorado profundamente como deveria ser. A autora toma vários caminhos e no final não sabe qual seguir.

Os personagens também são pouco desenvolvidos, nunca desabrochando nem mostrando seu verdadeiro potencial, tratados sempre superficialmente.

O final é inesperado, sim, mas não gera aquela catarse para a qual a autora nos prepara durante toda a leitura para que acabemos frustrados, como me senti, ficando totalmente aquém do que se espera. Enfim, a expectativa de uma grande surpresa é gerada durante toda a leitura, mas no final o que se tem é mais desapontamento do que satisfação.

É o primeiro livro da autora que leio, e, embora minha avaliação não tenha sido totalmente satisfatória, não será o último. A despeito da trama, que deixa a desejar, a escrita é formidável!

Marselle Urman 07/12/2010

Un peu...
Realmente não é um romance comum, ele tem uma linha histórica fluida e é muito bem escrito, as descrições são deleites estéticos. Conta com um punhado de frases, normalmente chavões no fechamento dos períodos, de efeito interessante, algumas com algum relance de "iluminação" pessoal.

Ainda assim, achei raso. Ficou aquém da expectativa, e embora o desfecho não possa ser descrito exatamente como "previsível", o enredo é banal. Além do que, não me apetecem personagens da elite carioca como aqueles saídos das novelas de Manoel Carlos.

Vale pelas imagens.