Enfermaria nº6

Enfermaria nº6 Anton Tchekhov

Resenhas - Enfermaria Nº 6

janja fragão 12/03/2024

Frustrada
Não se pode ler esse livro com a esperança de resgate da alma humana, tampouco sua regeneração
esperava mais de tchekov
especialistas dirão que não tenho profundidade na opinião
provavelmente, a intenção do autor foi justamente desesperançar

jackpveras 20/06/2023

Tchekhov sublime Tchekhov
Sem muita explicação, rodeios e explanações vagas, este é O Alienista, de Machado de Assis, em sua versão russa. Uma puta história escrita por um puta escritor e lida por um leitor puto. Puto de alegria com a beleza, a delicadeza e a intensidade das discussões filosóficas contidas em alguns diálogos.
Recomendadíssimo!

Déa 22/02/2022

Médico que cuida de hospital e de pacientes com doenças mentais, aproximando-se de um paciente, firmando diálogos.
A sútil diferença entre a sanidade e a loucura.

Janaina.CrisAstomo 19/11/2021

Muito conteúdo para um livro tão conciso!!!!
Um pequeno livro fantástico, que tras várias reflexões. Andrei é um médico psiquiatra que trata pacientes da enfermaria n°6, e se identifica com a intelligência de um paciente, chamado Iva. Ao longo do livro o médico e o paciente trocam várias ideias. Andrei diz que ele mesmo só é desonesto por causa dos tempos, que "se fosse em outros tempos talvez eu seria outro", culpando o meio por seu comportamento reprovável. Ele também diz que a paz e a satisfação dependem exclusivamente do próprio homem, ignorando a miséria e a pobreza onde os homens possam se encontrar. O médico pensa que os homens podem ser insensíveis a tudo ao seu redor. Mas Iva diz que somente um homem que reage aos estímulos pode ser considerado um homem de verdade.Andrei pensa que a felicidade pode ser encontrada somente na solidão, e justamente porcurando a solidão pensam que ele é louco. E ele acaba internado na enfermaria na qual trabalhava.

Guadá 09/04/2009

O brilhantismo de Tchekhov
Fantástico. Esse é o primeiro adjetivo que me vem à cabeça quando eu penso em "Enfermaria Nº 6", de Anton Tchekhov. A trama é devagar, reflexiva, mas ao mesmo tempo acelera o pensamento em meio às situações descritas pelo autor.
A história desse médico e seu relacionamento com a Enfermaria dos Loucos me fizeram questionar muito do meu comodismo e da relação entre ter o poder e realmente criar mudanças.
Recomendo essa leitura para todos! São somente 97 páginas, mas estas têm a profundidade que só os grandes autores conseguem dar aos livros.