A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

triz11 17/10/2023

Muito ruim mas muito bom?? odiei o jeito q do nada vira um negócio meio sexualizado, mas, no geral gostei da história e do jeito q ela foi contada

yasneryst 15/10/2023

Esse livro falou comigo
Devo admitir que não estou no auge da minha vida, o contexto não é dos melhores e, não me curou (óbvio), mas de alguma maneira esse livro falou coisas que eu precisava ler/ouvir.
Já ouvi que o Paulo Coelho tem esse efeito sobre os leitores, mas não achava que seria tocada por ele, era meio cética quanto a isso. No entanto, é inegável que existem coisas nesse livro (e devem existir em outros dele) que conversam com seu interior.
É um bom livro, veio em bom momento.
OBS: Não gostei do final.

Lua 11/10/2023

Ao longo das páginas somos apresentados à vida de Athena sob a ótica de seus amigos e familiares, vemos a forma em que ela lutou e foi um instrumento da Deusa.

Lou Black 09/10/2023

Demorei mas fiz
O livro me instigou do começo ao fim,porém eu meio que não entendi muito bem. O livro se trata de Sherine mais conhecida como Athena que foi adotada quando criança por pais de origem muçulmana (eu não lembro direito),e sempre ela teve o lado espiritual mais aflorado e com o decorrer da obra ela vai querendo se descobrir mais e mais nesse meio,eu não sei é bruxaria ou algo do tipo porém se trata de algo espiritual,no livro é citado esse se autodescobrir,de se conectar consigo mesma e com a "mãe ",sobre o amor de mãe e de amizade e tem várias citações boas.
É um livro muito interessante que é narrado pela visão de várias pessoas que conviveram com a Athena,e conforme o livro vai passando a gente vai conhecendo mais dela,porém no final parece que toda a personalidade que foi construída foi meio que embrulhada e colocado rapidamente um ponto final porém essa parte é meio que explicada no final e tem um "bom" desfecho. Enfim,era um livro que estava ansiosa para ler,li e gostei,porém não sei ao certo descreve-lo.

Valeria.Mattioli 05/10/2023

Minha primeira experiência com Paulo Coelho..
Gostei muitooo da forma que o autor escreveu esse livro, pois a história da Athena, protagonista da história, é contada apenas pelas pessoas que conviveram com ela, em momento algum sendo narrado pela própria Athena, e mesmo assim, a essência da personagem foi transmitida de forma única.

Por mais que não seja o tipo de leitura que me agrade, achei bem bacana a construção do livro.

MACARI0 29/09/2023

Bom para quem gosta
Esse foi o sétimo livro que lí do consagrado autor brasileiro Paulo Coelho, da qual eu sou fã desde 2018. Essa é uma história narrada e contada sob a perspectiva de várias pessoas que conheceram e conviveram com Athena, a Bruxa de Portobello do título. Cada capítulo traz eles falando de suas impressões e opiniões sobre ela e sua misteriosa forma de viver a vida. Esse é um livro cheio de mensagens sobre feminilidade, feminismo, autodescobrimento, amor próprio, amor ao próximo, lutar pelo que acha certo, vencer o medo de errar, ser homem e mulher ao mesmo tempo, conhecer a Grande Mãe, descobrir seus talentos ocultos e etc... Existem alguns clichês mas quase tudo nesse livro é original ou muito próximo disso. O final me surpreendeu bastante pois teve uma revelação que eu não esperava e o aparecimento de um personagem quase pouco citado e esquecido durante a história. Enfim, eu gostei da personagem principal, Sherine Khalil, mais conhecida como Athena, e sua manifestação divina Hagia Sofia. É uma personagem com diversas imperfeições e falhas humanas mas que ao mesmo tempo também consegue ser imprevisível e incrível na forma como ela lida com sua vida. Suas origens, seu passado, seu presente, seu jeito quase despreocupado de ser, sua capacidade de cativar e atrair as pessoas ao seu redor... tudo isso faz dela uma personagem forte, inteligente e muito corajosa.

Conclusão: "A Bruxa de Portobello" é um livro para quem realmente se interessa pelo exoterismo e exotismo do autor Paulo Coelho.

skuser02844 03/09/2023

A bruxinha Athena
Um pouco confuso, pois difícil entender exatamente quem está falando, muitos personagens ao mesmo tempo. Mas com momentos de insights muito intensos e profundos!

Suelen 16/07/2023

A Bruxa de Portobello
Quando adolescente eu amava os livros do Paulo Coelho e resolvi ler novamente agora que sou adulta e percebi que são livros que não conversam mais comigo.

A história não é ruim, mas também não conseguiu me prender e sendo uma leitura fácil eu demorei muito para terminar.

jorginhe 21/06/2023

?Você é o que acredita ser.?
Nunca tinha lido uma linha se quer desse autor. Então, por que não, ?A Bruxa de Portobello?? Admito que mesmo botando certa expectativa nesse livro, (muitas das vezes me decepciono) achei que seria superestimado por mim. Mas, não! Do início a metade da obra, senti certa confusão no desenrolar, por conta de serem vários ponto de vistas de pessoas que conviveram com Athena. Entretanto, durante a leitura, me prendeu demais.
Com a narrativa, exploradora, diversificada. Nela, nos apresenta sobre, culturas, raças, maternidade, e um toque místico, religião e claro, o amor. Na trama, apresenta a cultura cigana, e como é a realidade deles até hoje diante a sociedade, baseada no preconceito que ainda persiste atualmente, infelizmente.
Uma trama impecável, quando se trata de introduzir ou exemplificar algo para quem a lê, é facílimo. Principalmente, as reflexões e teorias apresentadas. Com toda a certeza, essa leitura é de encantar qualquer um! Com variados momentos essências para parar e refletir, também te deixa muito curioso para saber mais e mais do que a apresentado a nos.
Esse livro me tens demais, e vou reler ele para conseguir focar em diversos outros pontos que me pegaram.

Pontos positivos:
- Abordando diversos temas, e os encaixando muitíssimo bem durante a obra.
- Com uma narrativo singela, leve e saborosa a cada palavra lida
- Pontos para se refletir, e que não te faz cansar durante a leitura.
- Trazendo culturas e diversidade.

Pontos negativos:
- Certa confusão no início da história.
- Alguns momentos repetitivos.

Thayna283 02/05/2023

O livro é interessante, é uma leitura fácil e rápida e gostei da forma como é contada, como se fosse relatos das pessoas. Tem algumas frases que geram certa reflexão mas não foi um dos melhores livros que já li mas serve para pensar um pouco.

_Bielzin_ 02/04/2023

Mó brisa véi slk, foi interessante em alguns momentos e me apeguei a bruxa (não lembro mais o nome dela)

Luana1472 14/03/2023

Essa forma de escrever como relatos é muito interessante, dá a sensação de estarmos lendo sobre alguém real e muito importante...
Mas acredito que a história é sobre autoconhecimento, preencher nossos vazios e sermos suficientes...

Sandra Clara 22/01/2023

Razoável
A Bruxa de Portobello não é um livro tão bom como Diário de um Mago, Alquimista e Brida mas é melhor que O Monte Cinco e Aleph.

Kotowari 20/01/2023

É meio complicado entender o que se passa na mente de um cara como o Paulo Coelho. Esse livro se resume em depoimentos de pessoas que tiveram contato com Sherine Khalil. Conhecida, posteriormente como Athena. Filha de ciganos, adotada por um casal de libaneses, que após fazer uma previsão através de pesadelo e retirada do Líbano, na época em que a guerra civil teve início (1974/75).

O mais legal é que acabamos vendo que todo mundo tem um pouquinho de "Athena" em nós mesmo. O livro é incrível, com uma escrita fabulosa. Recomendo pra qualquer um.

De todos os livro que eu já li desse autor, "A Bruxa de Portobello" se destaca como o meu favorito.