Superinteressante N° 288 (Fevereiro de  2011)

Superinteressante N° 288 (Fevereiro de 2011) Editora Abril



Resenhas - Superinteressante 288 - Fevereiro 2011


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 02/08/2023

Fevereiro de 2011
"Amizades"
A reportagem teve 3 momentos...
O primeiro destacou a ocitocina como o elemento evolutivo de núcleos familiares para núcleos sociais na história humana, por estar correlacionado a reprodução e consequente estímulo de afinidades.
Os laços de amizades favoreceram a sobrevivência, na mútua cooperação, evoluindo para relações complexas que se influenciam e são capazes de moldar a personalidade acima dos laços familiares. Abordagem no segundo momento.
O terceiro foi sobre amizade virtual, realidade da atualidade, com simetria e assimetria, dependendo dos recursos usados (troca de informaçõrs, reconhecimentos, seguem-se).
O teor da reportagem...
Bem esquisita a redução das relações humanas à elementos bioquímicos e virtuais. Essa lógica não explica a realidade em todas suas particularidades e individualidades.

"Campos de concentração no Brasil"
Realidade pouco conhecida no contexto da Segunda Guerra, quando 31 campos de concentração, segundo o texto, foram criados no país para cidadãos de origem do Eixo. Especificamente, os suspeitos de espionagem ou imigrantes recém-chegados.
Os campos monitoravam ou isolavam as pessoas de culturas natas, como a literatura e rádio. Não eram locais de maus tratos como na realidade nazista, mas acabavam estigmatizando as pessoas e familiares, sugeitando-as ao preconceito social. Porém, segundo o texto, a maioria resolveu permanecer pelas bandas de cá no final da guerra.

"Conspirações reais"
A mais curiosa foi tentativa de assassinato de D. Pedro I em 1824, por políticos liberais e republicanos. Cena parecida ao do filme 'Bastardos Inglórios', quando em meio a incêndio e confusão provocada tentaram dar cabo do Hitler, mas a segurança foi mais eficiente. No caso do D. Pedro, houve princípio de incêndio e caos num teatro em que estava com a família, mas foram rapidamente retirados e o monarca resolveu abafar o caso, sendo revelado apenas quando retornou para Portugal.

Essas e outras na edição.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR