A Sereia e o Monge

A Sereia e o Monge Sue Monk Kidd

Resenhas - A Sereia e o Monge

Bela The Moth 11/05/2024

Arrebatador
"Por vezes, sinto Deus como a Beleza do Vazio - ele respondeu. - E parece que a única finalidade da vida está apenas nisso. Em contemplá-la e amá-la, e depois desaparecer dentro dela. E por vezes, ocorre justamente o oposto. Deus parece uma presença que engloba tudo. Eu venho para cá e o divino se manifesta por toda parte [...]".
- Pg 140

Eu tive que comentar o quote acima para comentar o quanto esse livro é arrebatador. Costumava sentar e ler ele em tardezinhas que pareciam pinturas de tão lindas, para dar contraste com o conteúdo do livro, que pinta tantas emoções, cores e sentimentos em você. Estruturalmente falando, ele é denso, contém informações e detalhes demais ao mesmo tempo mas que no fim acaba sendo o charme do livro - Confesso que estranhei no começo. Eu senti que conforme a auto-descoberta dos personagens se desenrolava na minha frente, eu me descobria junto. É impossível não pensar com esse livro. E ele consegue fazer isso enquanto trás um toque romantico, quase mágico e fantasioso para a história, recheada de folclore e mitos ao seu redor. Eu recomendo totalmente, colaria na minha testa se possível. Impossível de se arrepender ao ler.

Mila.Maluka 07/03/2022

Simplesmente Lindo!
História envolvente e emocionante. Não conhecia esta autora. Adorei a forma como criou a história, com conteúdo interessante e dinâmico.

Parabéns! Me fez chorar no final. Merece as 5 estrelinhas ?

Edna 19/05/2018

Lenda
Jessie ñ se sente realizada, com sua vida é casada com um homem inteligente, psiquiatra e quando sua filha vai para a faculdade ela percebe o quanto sua vida é vazia e que sempre viveu à sombra sem expor sua arte na altura dos sentimentos.

O retorno à Ilha para socorrer a mãe que guarda segredos sobre a morte de seu pai ela se redescobre, vai viver um romance com o monge Whit, que tb como ela está em busca do seu próprio eu por tudo o que perdeu, grandes surpresas vão surgir a partir dessa volta a ilha.

Terceiro livro da autora que leio, sendo que os outros dramas, baseados em fatos reais e esse é uma ficção, nem por isso uma narrativa muito boa, com varias nencoes à Poemas de Homero e suas sereias, e a outros autores mitológicos porque a história aborda lendas, uma leitura leve com abordagens como o existencialismo único do ser humano que não deve depender de ninguém e as decisões como as consequências são de seu único interesse, o ser como prioridade, a busca de si próprio e a descoberta do seu próprio eu pode mudar totalmente sua vida.

Citações:
1."Mas eu sabia que ele ñ entenderia. Está é uma das piores coisas de se conviver com pessoas inteligentes -- estão tão habituadas a estar certas que não sabem reconhecer qdo.erram.
2."Finalmente, entendi que o que importa é fazer aquilo que se ama."
Citação do poema de Yeats no livro:

"Agora que está tudo perdido
Devo me deitar ao rés do chão
No antro feroz e voraz do meu coração."

O livro foi adaptado para o cinema em 2006 tendo Kim Basinger no papel de Jessie Sullivan.

cid 11/11/2011

Como as sereias de Homero
Uma estória interessante , que pode ser lida em vários níveis.E podem ser feitos muitos questionamentos sobre os limites da vida. Ou você pode pensar num conto, onde uma mulher agindo como as sereias de Homero, se senta em uma rocha a beira mar, e canta para atrair um monge .
Gostei da citação do poema de Keats:

... Agora que está tudo perdido
Devo me deitar ao rés do chão
No antro feroz e voraz do meu coração.

si_vallenca 01/08/2010

3 estrelas
Literatura de fim de semana... enredo fácil, não tanto surpreendente sem muitas chances de especulações e pensamentos ou previsões. Vale como entretenimento.

Ana Luiza 21/07/2010

gostei pra caramba!
Doce como título....Um livro que te leva, te acompanha, te segue... Naquelas clássicas paradas, não tem como não pensar nele enquanto você o lê... por alguns instantes ele faz parte de sua vida de uma maneira intensa, gostosa... A Leitura é simples e não dá pra parar até acabar...salvo, para deliciosos besliquetes de madruga, (sorriso).
Com certeza eu não o leria mais uma vez... mas, também não dá largar enquanto não se chega ao final. Um livro nada, nada previsível. Enfim, um adorável e moderno romance água com açucar.

Cris 24/12/2009

encantador
Achei a história uma gracinha,o final poderia ser mais elaborado, mas mesmo assim é um livro que encanta.
A história foi inspirada em fragmentos do conto da sereia de Zennor (Zennor é uma vila na Cornualha ),quem quiser checar por favor ,visitem esse blog:
e quem quiser checar a famosa cadeira da sereia que serviu de inspiração a autora (apesar da descrição no livro ser um tanto diferente da original):
(em inglês)
mesmo que a cadeira e a estória esteja ligada a Cornualha (UK) e a estória do livro se passe na Carolina do Sul, o encanto é o mesmo.

o livro foi adaptado para o cinema em 2006 tendo Kim Basinger no papel de Jessie Sullivan:
ou ,se quiser checar o trailer pelo youtube (até o fechamento desta resenha em 2009 ,o video continuava rodar sem problemas):
ou pelo site original:

Aninha Santiago 16/08/2009

Um romance diferente, onde uma mulher casada se apaixona por um monge e depois de um tempo descobre fatos muito importantes sobre a morte de seu pai. o livro é muito bem escrito mas a história poderia ser melhor.