Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Rafaela Rezende 01/08/2016

Forte, real!
Esse livro conseguiu minha atenção dedicada à ele por um mês, o tempo de leitura. Mesmo sendo curtinho, precisei de atenção para os nomes, em que eles se ligavam, qual sua participação naquilo ou isso, e tinha Olga, como mulher, como esposa e como mãe, sua história me emocionou. E tudo que ela passou, o quanto sofreu e pelos motivos disso tudo. Quem ela foi, é um exemplo para qualquer um e deve sempre ser eternizada por sua força.

Sil 13/01/2017

Livro real
Bem parecido com o filme, o livro retrata a história de Olga Benário.

Andrade 10/02/2017

Fantástico!
"Olga" conta como foi viver na segunda guerra mundial, onde ela sofreu por ser judia e comunista. Ela relata os anos angustiantes que precisou viver longe daqueles que a amavam.

Tatah 03/09/2017

Olga
Peguei esse livro por acaso e não me arrependi ,pois é um livro incrivel que conta a historia de Olga uma mulher que poderia ter escolhido viver com a mãe rica e ter uma boa vida mais escolheu viver a pro do comunismo, lutando pelos direitos do povo lutando contra um governo imperialista .
Uma mulher forte que apesar de todas as dificuldades não deixou seus conceitos de lado e persistir e permaneceu forte até seus ultimos dias.
Este livro tambem conta detalhadamente bem como era o governo do Brasil ,como o gertulio Vargas comandava e como era gerado tais impactos nas pessoas tanto as contras e as a favor daquela politica entre meios da 1 a 2 segunda guerra mundial.

Prof. Angélica Zanin 07/09/2017

Caríssima Olga, A intolerância continua...
Romance histórico sobre a vida de Olga Benário, militante comunista, uma das responsáveis pelo levante de 1935, no Brasil, companheira de Luis Carlos Prestes e mãe de sua filha Anita Leocádia.
Jovem alemã, comunista e de origem judia, muito inteligente e culta opta por dedicar sua vida a uma causa: implantar, no mundo em que vive, a doutrina de Karl Marx. Conheceu seu futuro amor, em Moscou, e ali foi destinada a uma grande missão, na América do Sul, período em que a ligação entre Olga e Prestes deixou de ser estritamente política.
Deflagrada a insurgência, no Brasil, e tendo sido um fracasso, ambos são presos: Olga é deportada para a Alemanha Nazista e tem o mesmo fim de milhões de judeus, é morta na câmara de gás.
Por mais terrível que possa parecer, é real! Exemplo de mulher muito mais por sua luta, por sua determinação, por seu caráter, por sua lealdade àquilo em que acreditava do que por sua ideologia.
É, caríssima, talvez o mundo não queira ser mudado, no entanto, você: "Lutou pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo...preparou-se para morte, mas não se rendeu, apenas soube fazer-lhe frente quando ela chegou...até o último momento, manteve-se firme e com vontade de viver".
Após a leitura, reflito; Como incentivar minhas alunas, meninas, há pouco saídas da infância, a estudar, informar-se e lutar pelo que acreditam justo, ético e humano? Como as envolvo na convicção de que é preciso olhar para o bem comum e nunca apenas para o próprio bem?
Simples, mulheres como Olga seguem fazendo história, influenciando outras mulheres e deixando seu legado para o mundo. Não falo de sua doutrina, mas da maneira como ela defendeu seu ideal. "Em momentos difíceis, é preciso pensar em alguma coisa bonita!" Olga Benário.

Larissa 26/12/2017

Que mulher! Que vida!
Livro que nos coloca em meio às perversidades e crueldades dos ideias nazifascistas, remontado pelas militâncias e lutas da judia Olga Benario. Nos mostra sua notória atuação no movimento comunista mundial, e sua influência e percepções acerca das atividades desenvolvidas no Brasil por seu marido, Luís Carlos Prestes. É comovente e angustiante, mas também esperançoso. Definitivamente o tipo de livro que daria a minha filha, se um dia tiver, para em idade apropriada ler. Exemplo de força, inteligênca, amor, e luta, por ideais e por um mundo que acredita melhor.

Mr. Jonas 03/02/2018

Olga
Este livro relata a história de Olga Benario Prestes, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes. Olga foi entregue a Hitler pelo governo Vargas, quando estava grávida de sete meses e acabou assassinada nos campos nazistas.
A obra fala sobre a vida de Olga Benário, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, que após participar de uma ação paramilitar audaciosa, na qual libertou seu companheiro de militância e namorado Otto Braun da prisão de Moabit, Alemanha, resultando na fuga de ambos para a União Soviética, envolveu-se com o militar e político comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Ela foi enviada pelo Comintern ao Brasil ao lado de Prestes, para promover a revolução comunista neste país, unindo-se ao recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL). Na viagem de ida ao Brasil, com falsas identidades, a fachada de casal obrigava Olga e Prestes a intimidades imprevistas e eles acabam se envolvendo emocionalmente. Na chegada, Olga deslumbra-se com o Brasil e prossegue ao lado de Prestes na luta pelos ideais comunistas e contra o governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas. Após uma tentativa fracassada de golpe político e mititar, posteriormente denominado Intentona Comunista, ambos acabam presos. Olga então descobre-se grávida de Prestes na prisão, enquanto Prestes perde a patente de capitão e inicia um período de prisão política que durará nove anos. Olga é deportada grávida pelo governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas para a Alemanha, que se encontava então sob regime do nazismo. A criança fruto da união de Olga e Prestes, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, tendo sido posteriormente resgatada pela mãe de Prestes, Leocádia, após uma intensa campanha internacional. Olga morreu em uma câmara de gás do campo de concentração nazista de Bernburg, em fevereiro de 1942, sem saber que Anita estava desde então sã e salva com sua avó Leocádia. Estimou-se em 2005 que na reedição da Companhia das Letras o livro de Morais tinha vendido mais de 170 mil exemplares, sendo considerado um sucesso editorial.[1]
A obra também foi adaptada para o cinema em 2004 pelo cineasta Jayme Monjardim - Olga (filme).

Leiturinha da Bi 19/07/2019

À sombra de Prestes?
Filha da classe média e tendo a oportunidade de estudar em bons colégios, confesso que até a casa dos 20 não havia ouvido falar em Olga.
Nutrindo especial interesse por política e, consequentemente por história, acabei por me deparar com essa figura incrível da história mundial
Foi bom conhecer mais a fundo suas origens e ?background?, entretanto, senti falta de dados mais detalhados acerca da temporada de Olga em terras brasileiras.
Pela leitura do livro o que se depreende é que Olga teria ficado meio que a sombra de Prestes, com uma função única de acompanhá-lo e protegê-lo é isso me pareceu absolutamente incompatível com tamanha personalidade
Ainda que sinta necessidade de conhecer mais a fundo essa grande mulher, vale a leitura

Antonio Maluco 05/12/2019

História
o livro conta a história de Olga Benário e sua luta junto com Carlos Prestes no Brasil

Gizele 26/05/2020

Provavelmente na mesma época que li Hiroshima, na adolescência, a leitura desta reportagem me chocou. Eu carreguei detalhes da narrativa desde então e hoje reli.
Que livro tocante e fascinante.
Tão completo e indispensável. Perturbador. Te envolve de um jeito sem volta.
Derramei muitas lágrimas.
E no meio de tanta tensão, horror e decepção, eu jamais pensei que daria uma gargalhada com uma piada nesse livro: o "merdafone".
Qual não foi minha surpresa ao constatar a figura da psiquiatra Nise da Silveira, presa no mesmo lugar que Olga. A médica virou uma GO e cuidou da gravidez. Só me fez gostar muito mais dela.
E Olga? Que mulherão! É revoltante saber o final de tudo.
Sinto muito, Olga. A intolerância ainda existe.

Adriano.Soares 27/05/2020

Judia, comunista e revolucionária
Em tempos de grandes tentativas de igualar o projeto de emancipação social dos comunistas aos projetos de supremacia racial dos nazi-fascistas, é importante estudar e conhecer a biografia de Olga, mulher que começou a sua atividade política na Juventude Comunista na Alemanha dos anos 20 e, passando por muitas coisas, manifestações, reuniões clandestinas, trabalho político na união soviética, participação na revolução de 35, a entrega de uma judia e comunista pelo governo vargas a Gestapo de hitler, a intransigência em não colaborar com nenhuma palavra aos algozes - os nazistas -, as aulas e atividades que organizou nos campos de concentração para manter viva a
chama humanidade que existiam dentro de cada uma dessas mulheres judias, ciganas, comunistas, etc.

Um livro comovente, bonito, triste e que guarda grandes sentimentos.

carvsnin 28/05/2020

oi
totalmente com vazio existencial depois de terminar esse livro. misto de apego e revolta

Queila.Noemi 31/05/2020

Emocionante
Muito emocionante a história desta mulher forte, que lutou sua vida toda pela liberdade, por seus ideais e que morreu de forma tão cruel.

layenem 07/06/2020

Coração partido
Admiro que chorei em algumas partes e senti a dor da Olga a cada capítulo que passava.