Se me deixam falar

Se me deixam falar Moema Viezzer

Resenhas - Se me deixam falar

Cris 02/08/2017

Excelente
Muito bom a narrativa. Surpreende pela garra do povo boliviano. O conhecimento e engajamento.
Mesmo sendo da década de setenta segue atual e motivo de reflexão sobre a importância de uma consciência coletiva sobre as necessidades da comunidade. Um exemplo de mulher.

Mama 30/08/2016

Ontem terminei de ler este livro maravilhoso que foi escrito por uma brasileira, Moema Viezzer, mas é a exposição do testemunho de uma boliviana a qual vivenciou várias ditaduras impostas ao seu país, Domitila Barrios de Chungara.
É um livro chiclete, pois não consegui desgrudar dele. A história de vida dessa mulher boliviana, que durante a maior parte da sua vida viveu nas minas da Bolívia é cativante, me recordou muuuuito o livro de Gioconda Belli, "A mulher habitada".
É um relato do sofrimento imposto ao povo boliviano durante vários anos de ditaduras militares. Mulher de um mineiro e filha de um índio, Domitila puxa o leitor para uma realidade de miséria e sofrimento enfrentada por várias mulheres e homens que, muitas vezes subjugados pelo governo local, nunca deixaram de lutar por seus direitos.
Fiquei impressionada com o grau de consciência de Domitila da realidade dos fatos vividos por seu povo, ela tem uma visão panorâmica, astuta e crítica de tudo. Não chegou a terminar seus estudos, pois com 10 anos perdeu a mãe e teve que cuidar de quatro irmãs, mas ao ler o livro o leitor fica estarrecido, pois não parece que tal fato seja real. Assim, recomendo muito esse livro!

Lenita 27/03/2009

Era adolescente quando li este livro. Me marcou muito, quase nem me lembro dos detalhes, mas nunca esqueci que estava, pela primeira vez, diante da força de uma mulher que apesar da condição de vida sofrível tentou mudar muitas coisas ao seu redor. Me lembro da sua garra, da sua capacidade de acreditar que mudaria algo, mesmo que não fosse para sí própria, mas para os filhos, parta as próximas gerações, para um país. E não é ficção.

Geógrafo da Alma (Poeta) 23/02/2009

Excelente narrativa que demonstra toda a força e liderança de uma mulher forte e fantástica que transcede os mais diversos obstáculos para se fazer ouvir e denunciar as mazelas que assolam o seu povo. Um livro que certamente marcará o leitor com a sua profundidade.