A Ilha Perdida

A Ilha Perdida Maria José Dupré

Resenhas - A Ilha Perdida

Beatriz3364 18/02/2021

Gostinho de infância ?
Que nostalgia! Esse livro era da minha mãe e assim que aprendi a ler ela me deu. Lembro q li na infância algumas vezes, mas a experiência de ler agora, mais velha, foi muito legal tbem! ?? Super indico!

Sabrina 18/02/2021

leve e divertido
Esse é um daqueles livros bem legais, curtos e leves que a gente pega quando tá no tédio. A história é muito legal e consegue nos prender. Adoro esse livro.

Géssica 07/02/2021

Infância
Aventura pra ler de coração na mão e de mãos dadas a criança interior, criança passando por aventura de gente grande

Clara T 01/02/2021

Pequenos Exploradores
É uma pena que a autora tenha falecido e nenhum escritor se prontificou a atualizar a obra. Não que ela esteja ultrapassada, longe disso. Mas soa estranho pensar em garotos de 10 anos usando paletó hoje em dia.
A minha maior curiosidade foi pela relevância deste livro nas listas dos mais lidos. Desta autoria recentemente li Éramos Seis e também tenho A Montanha Encantada.
O que mais me prendeu nesta leitura foi ler sobre uma ilha Perdida aqui do lado, em Taubaté, no Rio Paraíba do Sul, que passa aqui perto.
Não sei o quanto a autora conhecia da geografia da época e quanto foi influenciada por Monteiro Lobato, mas nos dias de hoje é difícil imaginar que possa haver uma ilha desta proporção neste rio.
Os meninos pegam uma pequena canoa e partem remando com destino a uma ilha costumam avistar da fazenda dos padrinhos, conhecida como Ilha Perdida. A curiosidade infantil não resiste à possibilidade de haver uma ilha desconhecida assim tão perto. Mas na canoa, levam algumas horas remando. Ao chegar na ilha partem para explorar e acabam perdidos. Ficam horas tentando voltar de onde partiram, para perto da canoa, mas não encontram o limite com o rio. Ainda que tenham andado em círculos, me surpreende haver uma ilha tão extensa em um rio que não é um Amazonas. Então são surpreendidos por uma enchente na cabeceira do rio que deixa as águas agitadas e ficam sem chance de conseguir retornar.
Então começa a luta por sobrevivência destes garotos, que fizeram questão de não avisarem a ninguém que tentariam esta aventura.
O final acabou ficando muito curto. Não sei se esta versão da coleção vagalume foi reduzida. Mas pesquisando um pouco, vi que a autora propôs outras histórias para estes personagens, então, quem sabe temos um pouco mais do que acontece quando voltam da Ilha Perdida.

@leituras_sa 01/02/2021

"Quanto mais culto um povo, melhor ele sabe tratar os inferiores e os animais. Isso demonstra grande cultura e você nunca deve esquecer”. ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Os irmãos Henrique e Eduardo decidem passar as suas férias na Fazenda do tio. Dois meninos fortes e valentes que tem sede por aventuras. Certo dia, escutam seus primos comentarem sobre a ilha perdida, um lugar inexplorado que abrigava muitos mistérios e é sempre assunto nas conversas dos moradores da região. Sem ninguém saber, os dois irmãos decidem explorar a ilha desconhecida. Tudo estava planejado, mas nem sempre as coisas acontecem de acordo com o esperado. ⠀⠀⠀
⠀⠀
🗨 Ler a série Vaga-lume é voltar no tempo. Voltar no tempo de criança em que a prioridade era passar as tardes brincando na rua e a única preocupação era voltar para casa ao raiar do Sol. Ao longo das 127 páginas de A Ilha Perdida, a autora aborda temas importantes, tais como o respeito ao próximo e aos animais e a preservação do meio ambiente. A narração é realizada em terceira pessoa, de maneira fluída. O livro também contém ilustrações de Edmundo Rodrigues. Maria Dupré convida os leitores para deixar a criança que há dentro de você viver uma grande aventura, uma aventura para conhecer os mistérios da ilha perdida. Você aceita o convite?
Por @varlene.santos

site: https://www.instagram.com/p/BopQW8sHlaj/

MAGALHÃES 02/01/2021

Ótimo
Primeira leitura de 2021
Leitura curta muito muito boa.
Super indico.

Michel 21/12/2020

Bom e simples
A história narra a aventura de dois meninos chamados Henrique e Eduardo, que escondidos dos adultos, partem para uma ilha no meio do grande rio que rodeia a fazenda de seus avós.  Lá, a narrativa explora as dificuldades e descobertas que os meninos se deparam nesta isolada ilha.

Literatura juvenil brasileira boa e simples.

nishu 09/12/2020

SIMPLES MAS AMO
Li esse livro porque a escola pediu, fiquei com aquela preguiça mas li pois era um livro bem fino. Quando li, fiquei apaixonada! A história é bem mais infantil mas sempre que posso reler eu releio! Amo os personagens e a história, muito bem construído, é uma leitura bem leve e rápida, super recomendo!?

Helô 06/12/2020

Educação ambiental
Nossa, ótima história para crianças que estão desenvolvendo gosto pela leitura. Bem simples, sucinta, um tanto quanto fantástica, e ainda levando consigo um tom de lição ecológica muito especial.

Thabata 23/11/2020

Gostinho de infância
Muito bom o livro. Bateu aquela saudade da infância. E sempre ficará aquela dúvida: aconteceu ou não aconteceu?! ??

Lígia 02/11/2020

Gostei muito da história do livro,com um pouco de suspense e muita aventura tô começo ao fim