Eles não são anjos como eu

Eles não são anjos como eu Marcia Kupstas

Resenhas - Eles não são anjos como eu

Antonio Maluco 09/11/2022

Emocionante
O livro conta histórias de um garoto e um idoso que se conhece numa situação inesperada e viram melhores amigos e o livro daria um ótimo filme nacional

Fernanda 06/10/2011

Um livro realmente interessante. Sempre gostei dessas ficções de cunhos realistas (o realismo é minha escola literária favorita). Mas a autora ao descrever o estilo do livro, o denominou "gótico-malandrês".
O título é muito propício, porque quem narra a história é um anjo. Ok, sei que isso não é realista, mas é malandrês.

Samuel em vida foi bem esperto e malandro. Agora, como anjo, ele faz parte da guarda do exercito do Senhor. E como primeira missão, ele tem que reunir duas vidas distintas. E aí entra um pouco da realidade.
Os dramas dessas almas são mais comuns que seria agradável admitir.
Nossos personagens são marginalizados. Mas por quê ou pelo quê? A história esclarecerá.
De um lado, um velho ranzinza, rancoroso, infeliz. E daquele tipo de infeliz que também que ver todos infelizes. Seu jeito insuportável afasta sua família, ele não tem amigos e vive apenas com seu cachorro.
Por outro lado, um garoto de rua, viciado, delinquente e sozinho.
Esse tema da droga me lembrou um dos primeiros livros que li, chamado "O estudante", pois ele não abordar a fundo o assunto, mas nos mostra consequências devastadoras e tristes.
O anjo Samuel não gosta deles. Os chama de almas sebosas. Não entende o por que dessa missão, mas "é a vontade de Senhor" como ele sempre diz.
Esse anjo vai cruzar os caminhos deles e transformar suas vidas para sempre. Mas não pense você que será esse lirismo todo que a frase soa... Como eu disse, esse livro tem um quê de realidade, e quem vive sabe... a realidade pode ser bem feia às vezes.

Samuel nos expõem a vida se seus protegidos de forma irônica e ácida. Com alguns termos filosóficos bem palpáveis. Ele disse que não iríamos gostar dessas "almas sebosas", mas é impossível para o leitor não ficar tocado, porque os indícios de realidade são latentes demais. Sabemos que existem personagens como o velho e o garoto na vida real, mesmo que não façamos parte dessa realidade.
A autora foi feliz em chamar seu livro de gótico-maladrês. Porque certamente, ele é.

"Eles não são anjos como eu" é digno se ser lido. É um livro de fácil compreensão, com uma linguagem bem simples. Na verdade, alguns termos são bem coloquias (fato que me incomodou no começo, mas superei). Um livro bem trabalho com uma história comovente. Bem, esse é meu argumento por ter ficado a beira das lágrimas algumas vezes.

Recomendo! (:

(PS: Obrigada pela recomendação e pelo empréstimo, Bruce. ♥)