Oswald de Andrade

Oswald de Andrade Carla Caruso

Resenhas - Oswald de Andrade

Evy 15/02/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Biografia e/ou Memórias / Mês: Fevereiro (Livro 2)
Oswald de Andrade foi um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil. Autor de dois importantes manifestos modernistas, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil e o Manifesto Antropófago, era considerado pela crítica como o elemento mais rebelde e mais inovador do grupo na época.

Foi ele também que escreveu o primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro, que fugia a todo o romantismo, chamado Pau-Brasil. O livro foi lançado na Europa onde estava na época com Tarsila do Amaral que ilustrou o livro. A intenção do autor era tornar a poesia brasileira conhecida no exterior e valorizar nossas raízes.

Estava entre os promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu em 1922 em São Paulo, cujo objetivo era a renovação de idéias, comportamentos e a busca de um país enraizado na liberdade de expressão e na valorização de sua própria riqueza cultural. Oswald foi vaiado quando se apresentou, mas esperou calmamente todos pararem com o barulho e leu o que tinha se proposto.

Oswald tinha um temperamento inquieto e ficava muito incomodado com o atraso da mentalidade artística brasileira. Essa inquietação o levou em sua busca eufórica por renovação e sempre descobria novos artistas e poetas que integravam seu grupo. Além disso, era namoradeiro e teve vários casos amorosos e muitas esposas, entre elas: Tarsila do Amaral e Pagu.

O livro de Carla Caruso nos apresenta de forma mesclada esses fatos e outros muito interessantes sobre a vida e obra desse importantíssimo autor brasileiro. A obra faz parte da coleção “Biografias Brasileiras” da Editora Callis e foi especialmente preparada pela autora para adolescentes a partir de 12 anos. A autora acredita (e eu concordo) que não é necessário conhecer a vida e o trabalho de Oswald de Andrade apenas no Ensino Médio, preocupados com o vestibular.

As poucas estrelas se devem ao fato de que para mim, que já não tenho mais 12 anos há algum tempo, as informações foram apresentadas de forma superficial e aleatória. Mas o intuito do livro é realmente atingir outro tipo de público e para este, com certeza, é um ótimo livro, pois assim como a autora, eu também penso que os jovens devem entrar em contato com textos, obras e vida de autores brasileiros já desde o ensino fundamental, criando assim o prazer de ler e conhecer melhor suas histórias. Neste quesito, o livro é muito bom pois tem linguagem de fácil compreensão, além de ser recheado de trechos da obra do autor e fotos de sua vida.