Globalização

Globalização Zygmunt Bauman

Resenhas - Globalização

Jandielson Neves 31/12/2023

Globalização e suas implicações
Esse é um livro que precisa ser lido com bastante atenção, reflete sobre a sociedade atual e seus mecanismos de isolamento e separação das classes.

"A globalização tanto divide quanto aproxima, abrindo um fosso cada vez maior entre os que têm e os que não têm."

É uma leitura densa e necessária.

v1toriasousa 20/07/2023

Um livro excelente! Nunca tinha lido um livro do autor, e imaginei que, por ser mais acadêmico, a escrita seria rebuscada e a leitura demorada, mas, a primeira metade do livro foi surpreendentemente fluída.

Bauman exprime as suas ideias com uma dissertação textual que aproxima o leitor por sua "simplicidade", que, se por uma análise mais aprofundada, revela um conhecimento e estudo conciso sobre o assunto.

Espero ter mais ótimas experiências com seus textos que representam também um agregado de conhecimentos ao leitor.

bebs 02/07/2023

Acredito que esta seja uma obra mais à parte do Bauman, todavia foi a primeira que escolhi ler e até que me agradou bastante. É uma leitura relativamente fácil, pois apesar de abordar alguns termos mais complicados relativos a outros sociólogos, ele consegue explicá-los muito bem. Acho que o livro me mostrou que muitas obviedades do mundo moderno não são tão óbvias assim, a globalização é um fenômeno muito mais profundo do que parece.

Lista de Livros 15/04/2023

Globalização:as consequências humanas, de Zygmunt Bauman
Parte I:

“A mobilidade adquirida por “pessoas que investem” — aquelas com capital, com o dinheiro necessário para investir — significa uma nova desconexão do poder face a obrigações, com efeito uma desconexão sem precedentes na sua radical incondicionalidade: obrigações com os empregados, mas também com os jovens e fracos, com as gerações futuras e com a autorreprodução das condições gerais de vida; em suma, liberdade face ao dever de contribuir para a vida cotidiana e a perpetuação da comunidade. Surge uma nova assimetria entre a natureza extraterritorial do poder e a contínua territorialidade da “vida como um todo” — assimetria que o poder agora desarraigado, capaz de se mudar de repente ou sem aviso, é livre para explorar e abandonar às consequências dessa exploração. Livrar-se da responsabilidade pelas consequências é o ganho mais cobiçado e ansiado que a nova mobilidade propicia ao capital sem amarras locais, que flutua livremente. Os custos de se arcar com as consequências não precisam agora ser contabilizados no cálculo da “eficácia” do investimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. A cultura da sociedade de consumo envolve sobretudo o esquecimento, não o aprendizado. Com efeito, quando a espera é retirada do querer e o querer da espera, a capacidade de consumo dos consumidores pode ser esticada muito além dos limites estabelecidos por quaisquer necessidades naturais ou adquiridas; também a durabilidade física dos objetos do desejo não é mais exigida. A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.

Aliás, a promessa é tanto mais sedutora quanto menos familiar for a promessa em questão; é um bocado divertido viver uma experiência que não se sabia que existia e um bom consumidor é um aventureiro amante da diversão. Para os bons consumidores não é a satisfação das necessidades que atormenta a pessoa, mas os tormentos dos desejos ainda não percebidos nem suspeitados que fazem a promessa ser tão tentadora.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/01/globalizacao-as-consequencias-humanas_23.html

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Globalização: As Consequências Humanas" é uma obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman publicada em 1999, que discute as implicações sociais, políticas e culturais da globalização para os indivíduos e comunidades em todo o mundo. O livro é dividido em três partes e contém uma introdução, em que o autor contextualiza o tema.

Parte 1: "O Anjo Bom e o Anjo Mau"
Nessa parte, Bauman discute os aspectos positivos e negativos da globalização. Ele afirma que, embora a globalização tenha trazido muitos benefícios, como o crescimento econômico e o aumento do comércio e da comunicação, ela também tem consequências negativas, como o aumento da desigualdade social e a marginalização de certos grupos.

Parte 2: "Globalização e Exclusão Social"
Nesta parte, Bauman discute como a globalização afeta a exclusão social e a marginalização. Ele argumenta que a globalização cria um sistema que exclui muitas pessoas, especialmente aquelas que não se encaixam no modelo de consumismo global. Ele também analisa o papel das elites políticas e econômicas na perpetuação da exclusão social.

Parte 3: "Desenvolvimento Humano na Era Global"
Na última parte do livro, Bauman discute como o desenvolvimento humano pode ser alcançado na era da globalização. Ele argumenta que a globalização é um processo irreversível e que devemos encontrar maneiras de torná-la mais justa e inclusiva. Ele também enfatiza a importância de políticas e ações locais, bem como de cooperação global para alcançar o desenvolvimento humano.

Em "Globalização: As Consequências Humanas", Bauman oferece uma reflexão crítica sobre a globalização e suas implicações sociais e políticas. O livro é uma leitura fundamental para aqueles que desejam compreender as complexidades da globalização e suas consequências para a humanidade.

Sobre a segunda leitura que fiz:

Introdução à ideia de globalização como um processo em constante evolução que conecta o mundo em uma rede cada vez mais complexa de interdependência;
Reflexão sobre as consequências humanas da globalização, em termos de suas implicações sociais, culturais e políticas;
Discussão sobre as desigualdades econômicas, o desemprego e a exclusão social como efeitos da globalização;
Análise da relação entre a globalização e a crise dos Estados-nação, bem como dos desafios que essa crise apresenta para a democracia e a cidadania;
Análise das implicações culturais da globalização, em termos da crescente homogeneização e padronização cultural, bem como das tensões entre a cultura global e as identidades culturais locais;
Reflexão sobre o papel dos indivíduos na era da globalização, destacando a importância da educação, da consciência crítica e da ação coletiva como formas de resistência e transformação diante dos desafios impostos pela globalização;
Conclusão apontando que a globalização é um processo contraditório e complexo, que oferece tanto oportunidades quanto desafios para a humanidade, e que requer uma reflexão crítica e uma ação consciente e engajada para moldar seu curso em direção a um futuro mais justo e sustentável.
Por: Romeu Felix Menin Junior

Isabelle 29/12/2022

Primeiro contato com Bauman, recomendação da minha professora. Gostei bastante, explica vários fenómenos e traz luz a problemas considerados "invisíveis" da globalização. Quero ler Modernidade Líquida ano que vem, que é a continuação do pensamento dele nesse livro.

o.caioalmeida 01/07/2022

Bauman me mostrou uma nova perspectiva sobre a globalização que eu não tinha pensado.
Embora ele escreva difícil (aparentemente) por que gosta, o livro agrega muito em entender o mundo atual, mesmo escrito no século passado.

Mina 22/03/2022

A obra trás perguntas essenciais para o entendimento de um indivíduo dentro da globalização tendo como ponto chave a liberdade que este tem decorrente da sua localidade ou a falta dela em um mundo onde a distância é medida pelo tempo.

Gabê 30/11/2015

Bem bom o livro. Uma análise bem viva e interessante sobre a contemporaneidade. O autor faz uma reflexão crítica sobre os significados e consequências desse fenômeno que chamamos de globalização. Apesar de, na minha opinião, ele ter perdido um pouco o fio mais ou menos no meio do livro, quando os argumentos são um pouco abstratos. Entretanto, logo ele retoma o fio da meada e a ideia dele volta a ser bem concreta.
Enfim, gostei bastante. Achei uma interpretação bem lucida do modo de vida contemporâneo, bem pautada em relações sociais bastante concretas e evidentes.

Psychobooks 14/05/2010

Sociologia
Eu fiz uma resenha sobre esse livro no primeiro ano do curso de História. A típica aluna recém saída do Ensino Médio que morria de ódio de livros para-didáticos. Porém esse livro, e principalmente, o autor, me surpreenderam de tal forma, que eu adquiri mais alguns livros do estilo. O que falar de Zygmunt Bauman? Um dos melhores, se não o melhor, sociólogo da atualidade. O autor faz um apanhado na história, como tudo aconteceu e desenvolveu até o que somos agora, claro que o foco dele é Globalização. Onde, como e por que somos 'Globalizados'.
Não me recordo das palavras da minha resenha, mas recordo algumas coisas que o Zygmunt discute no livro, tais como a nossa ideia de tempo e espaço, de como as coisas são mutáveis quando se insere no contexto, classes. É então que ele cita a questão dos "privilegiados" e os "não-privilegiados". A liberdade de movimento dos privilegiados. Eu até me recordo que o Zygmunt discute a questão de viagens, aqueles que tem liberdade de ir e vir de país em país, e aqueles que lutam para se inserir em alguma outra nação (fronteira México-EUA). Ele também cita Michel Foucault, e insere a expressão 'Panóptico', pelo qual seria uma 'Torre de observação' onde um supervisor observa a sociedade, que é totalmente alheia ao Panóptico, discute o que seria, as consequências de tais coisas. Enfim, Zygmunt, em 145 páginas consegue te levar a pensar e analisar toda a sociedade, tanto histórica como na atualidade, te faz meditar sobre o comportamento e que linha estamos tomando pelo 'desenvolvimento' ou melhor, pela 'Globalização'.

Se interessou? Quer ler mais? Acesse:

loro 28/08/2012minha estante
Oi, também acho esse cara fabuloso. Estou lendo agora, mas tenho o costume de ler os últimos parágrafos antes. E essa visão de prissão seletiva era algo que já tinha pensando também e escutado. É uma vergonha esse mundo mesmo. abs. Loro

Zelia Barros 11/04/2013minha estante
eu ainda estou lendo, mas gostei.

Pedro.Henrique 26/02/2017minha estante
Moça, não consigo acessar seu blog para concluir a leitura da resenha, qual proscedimento?