Contos de Fadas Celtas

Contos de Fadas Celtas Joseph Jacobs

Resenhas - Contos de Fadas Celtas

André Hausmann 10/05/2023

Origens de Contos Famosos?
Eu li seguidamente Contos de Fadas Celtas e Mais contos de Fadas Celtas.

São dois livros que apresentam diversos contos reunidos pelo folclorista Joseph Jacobs, mas antes de prosseguir, preciso explicar que apesar do termo celta ser usado para denominar diversos povos europeus que possuíam uma origem em comum, parece que nessa coleção o organizador se concentrou mais nos ramos gaélicos e bretões, que inclui com isso também os escoceses e irlandeses.

São histórias que foram passadas através das gerações onde encontramos heróis, donzelas e muitas aventuras, algumas meio estranhas, mas todas bem interessantes. Claro que em algumas podemos encontrar algum paralelo com os contos de fadas mais famosos, mas esses possuem traços que ainda os tornam distintos.

Apesar de sempre associarmos contos de fadas ao público infantil, alguns dessa coletânea podem possuir situações grotescas e violentas acima do normal para uma criança mais jovem. Além de certos nomes característicos desse povo que podem não ser fácil para leitura.

Pelo o que foi mencionado sobre a denominação dos povos celtas, podemos entender ao ler o livro porque sentimos certas vozes de outros povos. Como, por exemplo, o conto “Jack e seus camaradas” lembra “Os Músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm; da mesma forma que “Justa, Morena e trêmula” com “Cinderela” ou “Gata Borralheira”.

Nessa mistura sentimos também a interferência dos motivos cristãos, mostrando que esses povos aos poucos estavam sendo doutrinados para se afastar da sua cultura original considerada pagã. Outra característica que se encontra nesses volumes são algumas narrativas longas, que ainda se ramificam em outras histórias; o que pode ser uma leitura cansativa e confusa.

Mas independente disso é um excelente compilado para se conhecer essa cultura.

Sanoli 26/02/2016

Em uma frase...
São as Fadas Celtas ou os Contos Celtas?
(Leia nossa resenha! Obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/02/contos-de-fadas-celtas.html

Camila 06/01/2011

Uma ótima coletânia dos contos celtas que te apresenta a magia e a riqueza dessa cultura maravilhosa