De Carona com Buda

De Carona com Buda Will Ferguson

Resenhas - De Carona Com Buda

Renata.Borges 18/04/2022

Acrescenta algo sobre a cultura do belo Japão!
O livro apresenta passagens interessantes do autor pegando carona para seguir seu curso de um lado a outro do Japão, também traz boas informações sobre a cultura japonesa que ele conhece bem; mas vira e mexe, ele coloca dados tão chatos como as características de todos aqueles que lhes deram carona e detalhes da carona que tornam a leitura cansativa e o Japão distante. Segui lendo e me concentro nas partes turísticas e culturais que me interessam.

O autor apresenta uma impressionante capacidade de fazer amizades, tanto que em diversas passagens se insere no seio de uma família, comendo, bebendo e ouvindo histórias, transformando o “diário” em um conhecimento sobre a cultura japonesa do recebimento de hóspedes.

Não é uma leitura essencial para aqueles que amam o Japão como eu, mas sempre acrescenta algo sobre a cultura deste belo País!
Guilherme 18/04/2022minha estante
Você já assistiu "Midnight Dinner: Tokyo Stories?!

Renata.Borges 18/04/2022minha estante
Não Guilherme. Anotado. Obrigada!

Marina Sato 01/04/2012

LIVRO PÉSSIMO! NÃO LEIAM!
LIVRO PÉSSIMO! A Companhia das Letras devia parar de publicá-lo! O sujeito intitulado como autor, passa o tempo todo satirizando o povo japonês, criticando a cultura, os hábitos, modos japoneses. É claro que é uma cultura totalmente diferente da dele, que é do Canadá. Mas isso não lhe dá o direito de tirar chacota de todos os habitantes do país, até mesmo de todas as pessoas que o ajudaram na viagem que ele relata no livro. Ironizar as coisas de vez em quando, todos fazemos, mas não denegrir a imagem de todo um povo num livro, do começo ao fim.
Ainda, tem a coragem de dizer que os japoneses e principalmente os habitantes de Hiroshima é que foram culpados pelas bombas atômicas, como se algum ser humano tivesse direito de queimar inocentes para uma experiência. Se for assim, todos os inocentes que morrem nas guerras são culpados pelas decisões dos governantes de seus países. Diz (e vocês podem conferir na página 484) que "Não se deve falar sobre a guerra no Japão. Essa é uma das primeiras regras de conversação. Cada família tem uma ladainha de mágoas e um armário cheio de esqueletos." Claro, não foi a família dele que passou por isso!
NÃO PERCAM SEU TEMPO LENDO ESTE PÉSSIMO LIVRO! XENOFOBIA PURA!

Ademir 09/01/2011

Livro muito divertido, relata as agruras, as observações e as (muitas) aventuras de um professor canadense pelo Japão. Will Ferguson não é o típico turista num típico passeio pelo Japão. Ele mora no Japão, onde ensina inglês. E ainda assim é surpreendido pelas várias faces da vida japonesa, percorrendo o arquipélado de ponta a ponta ele encontra vários personagens que vão do cômico ao dramático, do sutil ao bizarro. Uma leitura que gostei muito.

Claudia Furtado 30/07/2009

Um relato interessante e bem humorado. Nos fornece uma imagem muito ampla e quase que desconhecida por nós, do Japão. Mas em alguns momentos achei um pouco cansativo. Assim mesmo, vale a pena!