Cantos

Cantos Giacomo Leopardi

Resenhas - Cantos

Marcos606 27/09/2023

A produção poética do autor e a própria coleção estão divididas em quatro fases principais, embora a ordem seguida pela coleção nem sempre seja esta:

A primeira fase trata de temas heroicos, canções sobre suicídio, temas da natureza e do sentido da vida. A voz poética parece vir do antigo e da natureza, onde até a morte se torna necessária para durar poeticamente, a humanidade é heroica e caída, e o eu é memória.

A segunda fase inclui os pequenos idílios e as canções Pisan-Recanati ou grandes idílios.

A terceira fase, denominada ciclo Aspásia, é dedicada a Fanny Targioni Tozzetti, que conheceu em Florença, por quem se apaixonou. O nome Aspásia refere-se a Aspásia de Mileto, uma cortesã ateniense amada por Péricles, o grande político e líder ateniense.

A última fase inclui os dois cantos "sepulcrais", a Palinódia, o capítulo Os novos crentes, A ginestra e O pôr do sol da Lua.