O grande Gatsby

O grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Laura 15/05/2024

Mesmo sendo um livro mais parado gostei dele, em geral pq gosto mais de livros q trabalham mais em cima de construção de personagens, com seus nuances e mtas camadas.
O final me deixou com um vazio no peito, mesmo sabendo q tds personagens ali são mesquinhos, o q da mais pra salvar é o Nick msm ele n sendo um narrador mto confiável.

beca 15/05/2024

O grande gatsby
Havia visto o filme a uns anos e tive vontade de ler desde então! Pode parecer uma história besta mas analisando a fundo pude observar a crítica ao capitalismo, materialismo e também aos costumes da alta sociedade americana na época (repletos de ganância, futilidade, exagero e com relações apenas construídas a partir do status) "Tom e Daisy destruíam coisas e criaturas e, em seguida, escondiam-se atrás de sua riqueza ou de sua vasta falta de consideração [...] e deixavam os outros limparem a bagunça que eles haviam feito...". Um pouco parado e com muitos detalhes mas muito bom!

helenzita0 15/05/2024

Misterioso e cativante ao mesmo tempo...
Esse livro me trouxe um misto de sentimentos.
a leitura foi mto leve, pensei que seria uma leitura muito densa e detalhada, mas foi bem clara. o livro tem uma historia cativante e me fez pensar... do que adianta vc ser rico, vc dar altas festas, ser aceito na sociedade e no fim, morrer sozinho? o mundo dos ricos eh um mundo de aparencias e no livro isso fica bem claro...
eh um livro que tem um certo mistério, sensualidade, humor e melancolia.

Linhares 15/05/2024

Esse clássico de Fitzgerald narra a misteriosa vida do novo milionário Jay Gatsby pela ótica do seu vizinho e narrador imparcial Nick.

Com suas festas extravagantes (que por sinal ele mal participa) e seu passado misterioso, "qual é" a desse personagem intrigante? Só lendo para descobrir.

Livro bem interessante, não chega a ser extraordinário, mas enquanto clássico vale a pena ser lido.

Milena Araujo 14/05/2024

Gostei do livro, porém já vi o filme há anos atrás e acredito que isso influenciou na minha opinião sobre o livro, principalmente em relação de já saber o que iria acontecer. Me deu um pouco de ranço ver como a elite americana é prodr3, em como são movidos pelos interesses e em como viam o Gatsby e o que opinavam sobre ele. Não falarei muito sobre as críticas sociais do livro, principalmente sobre o capitalismo porque já faz uns dias que eu li e não tenho muito fresco na memória (isso também influenciou na resenha no geral).

Bela 14/05/2024

O Grande Gatsby
É um livro que expõe o glamour do sonho americano na década de 20 contrastando com guerra, impunidade e desigualdade social em NY. Exploramos a história com o narrador Nick Carraway, um sujeito simples que trabalha na bolsa de valores e acaba, por coincidência, tornando-se vizinho de Jay Gatsby, sujeito rico e misterioso, que dá festas incríveis em sua mansão.

Por meio de Nick, conhecemos mais a figura de Gatsby a cada festa, café e jantar que compartilham juntos. Daisy e Tom também são apresentados logo no início da trama, respectivamente como prima de segundo grau e amigo de longa data de Nick. Avançando na história, descobrimos que Daisy e Gatsby também se conhecem e inclusive já viveram uma breve história de amor interrompida na juventude.

Pela narrativa cinematográfica de Fitzgerald, vemos os esforços de Gatsby para reconquistar sua amada. Cada detalhe importa: os convidados das festas, as cores das luzes, os modelos de carros e os cenários novaiorquinos. O autor escreve de forma linda e detalhada, às vezes sarcástica, interligando as personagens por meio de seus profundos desejos e anseios.

O final me emocionou muito e acredito que essa história tenha se tornado uma de minhas favoritas!

Vanessa 14/05/2024

Achei uma história boa mas o livro apesar de pequeno um pouco massante, muito descritivo poderia ser mais envolvente

1010giulia 13/05/2024

Corremos incessantemente ao passado esquecendo que o futuro sempre chega.

"As noções fundamentais de decência são divididas de forma desigual entre as pessoas no nascimento."

Mirela.Quintela 13/05/2024

Muito bom.
Gosto de como o livro foi escrito num tom casual, como se tudo fosse muito corriqueiro. A escrita do autor, na minha opinião, está impecável. Mesmo sendo um clássico (o que para mim é mais dificil) o livro apresenta um ritmo bem fluido. A história é sensacional, porque vai sendo contada em acontecimentos despretensiosos e do nada uma coisa super bombástica acontece. Amei muito, recomendo.

Ana Paula Teodoro 13/05/2024

Ok!
Já tinha ouvido falar muito do filme, mas nunca assisti e resolvi ler o livro.
Gostei bastante, valeu a pena

Ily.mah 11/05/2024

Bom, mas não o quanto eu esperava!
Não consegui me conectar muito com os personagens talvez pela quantidade de personagens na história. O livro faz uma crítica à alta sociedade privilegiada, mas não retrata o outro lado da sociedade, aparentando que todos estão numa bolha. Aborda assuntos como amor, perda, traição e na minha opinião tudo isso foi colocado na história de modo impulsivo e frenético porém, acho que foi esses plots que me fizeram continuar a leitura e me prenderam na leitura.
Não que o livro não seja bom, mas não funcionou muito pra mim.

annerice_ 11/05/2024

Sonho Americano
Por muito tempo tive receio de ler esse livro por medo de não conseguir entender a linguagem ou achar ele arrastado e desinteressante, visto que todas as resenhas e críticas referentes a essa obra apresentavam essa visão intimidadora de um grande e complexo clássico que eu não me via pronta para consumir. Qual foi a minha surpresa quando em um impulso comprei a versão na língua original e tive que me conter pra não ler o livro em um só dia!

A trama se passa na Nova Iorque dos anos 20, antes da Grande Depressão, e faz crítica ao ?Sonho Americano? ao materialismo e economia da época. Os personagens são reféns de suas obsessões materiais e seus sonhos, o Gatsby é um personagem trágico e romântico cujo sonhos beiram a obsessão, sua vida como a de outros personagens é repleta de futilidades e a busca por algo a mais, o fim da narrativa deixa a reflexão de como podemos estar cercados de pessoas e continuar sozinhos.

A narrativa é fluida, rápida e objetiva (em comparação com outros clássicos), os personagens são bem apresentados e o livro é pequeno mas a história é bem narrada, passando a sensação de uma tarde quente à beira mar e festas noturnas regadas a dinheiro e champanhe.

Giih 10/05/2024

Uma obra prima
Esse livro é uma obra prima.
Não consigo descrever o quão maravilhoso esse livro é. Ele me prendeu do começo ao fim, e eu me apeguei aos personagens de uma maneira indescritível.
Não consigo acreditar nesse final, as coisas foram acontecendo de uma maneira que eu nunca suspeitei que aconteceria, e que me pegaram de surpresa de uma maneira surreal.
Enfim, leiam essa obra prima, vale muito a pena.