O grande Gatsby

O grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Amanditcha 27/05/2024

Me surpreendi
O livro é muito bom confesso que tive grande dificuldade no início com a associação dos personagens e ao longo da história até você entender que é Gatsby demorou para me pegar, mas o fim é muito triste e é desses que deixa moral.

mirianbezerra 27/05/2024

Um clássico que não me conquistou
Sinceramente? o grande Gatsby não é nada demais. Foi uma leitura rápida, porém monótona. Eu esperava muito mais.
Comecei a leitura animada, mas aos poucos fui perdendo a empolgação. Achei fraco para ser um clássico tão aclamado.
O conteúdo pode até ser razoável, mas a edição desse livro é belíssima! A Antofágica merece aplausos. A capa, as notas de rodapé, as ilustrações, tudo foi muito bem feito. Uma pena que não gostei tanto assim da narrativa.
Para encerrar, vou deixar a minha frase favorita do livro:
"Sempre que sentir vontade de criticar alguém, lembre que nem todo mundo teve os mesmos privilégios que você."
mirianbezerra 27/05/2024minha estante
Queria ter gostado, mas não funcionou para mim

xzsatur.no 27/05/2024minha estante
Uma pena! Gostei bastante, mas também não é um dos meus favoritos.

thai :D 27/05/2024

Que livro!

A escrita de F. Scott Fitzgerald te leva numa correnteza de palavras que seguem exatamente o ritmo que ele intenciona. Ora rápido, ora devagar, o narrador, Nick Carraway, um "outsider" típico nos leva a conhecer personalidades um tanto pitorescas e enigmáticas da alta sociedade americana dos anos 20.

Excelente leitura que te prende até o final. Para os que já leram "As vantagens de ser invisível", ou mesmo que viram o filme, e gostaram da sensação que o final proporciona, com certeza irão gostar de "O Grande Gatsby".

Em particular, achei essa edição maravilhosa. Além da boa tradução, contém um prefácio muito interessante, nota de editor com comentários acerca da narrativa e do seu contexto e algumas correspondências do próprio autor no final. Trabalho incrível da editora!

Larissa3666 25/05/2024

Meu primeiro clássico do ano
Início aqui a leitura de clássicos do ano. Acredito que escolhi bem a primeira leitura, pois o livro é curtinho e bem fluido.
Sobre o enredo, achei muito triste, e fiquei reflexiva com o fim de Gatsby. Faz a gente pensar sobre o que realmente importa.
Em seguida eu reassisti o filme, e achei que foi uma excelente adaptação!

Leander.Figueiredo 24/05/2024

Talvez me falta perspicácia
Um cara normal que conhece pessoas normais para suas respectivas posições socioeconômicas se vê envolto das vidas dos mesmos. Mesmo sem aparente pretensão, Nick fica próximo demais desses outros, para no fim ser apenas uma testemunha. Talvez desde o início vissem ele como apenas uma testemunha. Alguém inofensivo e suportável, ali, apenas para se ter por perto.
Talvez me falta perspicácia, mas o livro não me foi revelador. Teve nada repulsivo. Foi uma boa leitura. Uma leitura saudável. Após lido, não me sinto um ser humano notavelmente melhor, mas nada pior. É um livro que não afronta nem envergonha, ele apenas conta. Ele conta de uma maneira que me parece verossímil, e a isso eu agradeço por ter sido escrito (o que por sua vez me permitiu lê-lo).

Viviane.Oliveira 24/05/2024

O falso sonho estadunidense
O autor do livro, F. Scott Fitzgerald, consegue nos proporcionar uma imersão no cenário dos EUA da década de 20. No qual um jovem de origem pobre e até então obscura, retorna da Primeira Guerra Mundial, conhece pessoas e caminhos os quais o leva a realizar negócios, até que se torne um milionário.

Gatsby é o seu sobrenome, que ele mesmo escolheu realizando uma pequena modificação no seu nome original. Tudo que fez, até mesmo as grandes festas, foi para atrair a atenção de um grande amor do passado, que no fundo, seria uma espécie de troféu e sua maior conquista.

O desfecho não sai muito bem como o esperado. Ele mostra como a sociedade é, seus interesses, a hipocrisia, as relações superficiais e falsas.

É um romance/tragédia estadunidense de leitura fluída e muito válida.

Caroline860 23/05/2024

Uma boa escrita e livro bem construído. O grande Gatsby pra mim só escancarou como rico age como quer matando suas vontades sem medir as consequências das coisas. Daisy uma inconsequente e Tom um escroto. O primo teve um apego muito grande ao Gatsby, eu meio que não esperava por isso

Ps: vi em algum lugar que na verdade era tudo um sonho do primo

Eduardo1927 22/05/2024

é preciso ser genuíno
Comecei a leitura animado, depois fui perdendo o encanto, engatando de novo? e foi assim até o último capítulo

se o livro fosse menos descritivo e um pouquinho mais direto, eu teria gostado mais. alguns capítulos são 10/10, outros deixam muito a desejar e o final é muito envolvente

gatsby me fe refletir sobre a importância de cultivar laços genuínos, além do que podemos oferecer, e da necessidade de sermos nós mesmos, de cultivar e lutar para mantermos a nossa essência

pretendo assistir o filme em breve. e sim, eu indico a leitura, só não atendeu as minhas expectativas e preferências enquanto leitor

MarciaP 22/05/2024

Anos 20
Narra a história de um misterioso milionario na sociedade americana na década de 1920 e faz um critica à ilusão do sonho americano.

lela36 22/05/2024

A luz verde do outro lado do cais
Ter escolhido O Grande Gatsby para começar a ler Fitzgerald realmente foi uma das melhores escolhas que já fiz.
Acho que nunca fui ensinada tão profundamente sobre perseverança, disciplina e confiança que com a história de vida do Gatsby. Realmente um grande homem, daqueles que só se encontra uma vez na vida - e quando encontra. Quantos de nós teriam a coragem de mudar a própria vida inteira por um sonho? De lutar por ele sem pestanejar, sem se deixar levar pelo cansaço, sem se deixar levar pelo tempo.
E quão cruel é o tempo... de uma hora pra outra o desejo se torna realidade e quão doce é isso. Mas, da mesma rapidez, o tempo o sepulta e cria um sonho de talvez uma vida que nunca voltará. Será mesmo que não volta? Certamente voltará! Quem sabe se eu não tentar mais, fazer mais, me esforçar mais... quem sabe se eu não dar tudo de mim. Será que aí o tempo tem um pouco de piedade e me entrega a luz verde do outro lado do cais que eu sonho toda noite?
Bom, nem sempre.
Mas ainda assim, quão grande foi Gatsby. Grande homem, grande amante, grande amigo.
E no final a vida é assim, lidarmos com a consciência de que nem tudo que incendeia, alimenta.
LucasOlif 22/05/2024minha estante
Grande resenha! Acabei de comprá-lo, ansioso pela leitura e agora ainda mais pela sua resenha e visão pelo livro, obrigado

Kurth 20/05/2024

Gatsby do chapéu de ouro
Um livro recebido em circunstâncias especiais e lido com um olhar receptivo e apaixonado pela escrita de Fitzgerald.
O Grande Gatsby diz sobre muitas coisas, algumas intrínsecanente ligadas ao contexto histórico da obra ou ao campo biográfico do autor, outras relacionadas às interpretações alheias.
A obra reflete os sonhos, as paixões, as incertezas e a profundidade dos indivíduos.
As passagens referentes aos cenários são simplesmente lindas.

"Mas tudo passava agora demasiado depressa diante de seus olhos turvos, e ele sentiu que perdera para sempre uma parte de tudo aquilo ? a parte mais fresca e melhor."

AnneXavier 20/05/2024

Um livro clássico que vale super a pena a leitura. O grande Gatsby faz uma crítica a sociedade note-americana que se corrompe pelo poder e dinheiro.