O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Ana Paula Teodoro 13/05/2024

Ok!
Já tinha ouvido falar muito do filme, mas nunca assisti e resolvi ler o livro.
Gostei bastante, valeu a pena

Ily.mah 11/05/2024

Bom, mas não o quanto eu esperava!
Não consegui me conectar muito com os personagens talvez pela quantidade de personagens na história. O livro faz uma crítica à alta sociedade privilegiada, mas não retrata o outro lado da sociedade, aparentando que todos estão numa bolha. Aborda assuntos como amor, perda, traição e na minha opinião tudo isso foi colocado na história de modo impulsivo e frenético porém, acho que foi esses plots que me fizeram continuar a leitura e me prenderam na leitura.
Não que o livro não seja bom, mas não funcionou muito pra mim.

annerice_ 11/05/2024

Sonho Americano
Por muito tempo tive receio de ler esse livro por medo de não conseguir entender a linguagem ou achar ele arrastado e desinteressante, visto que todas as resenhas e críticas referentes a essa obra apresentavam essa visão intimidadora de um grande e complexo clássico que eu não me via pronta para consumir. Qual foi a minha surpresa quando em um impulso comprei a versão na língua original e tive que me conter pra não ler o livro em um só dia!

A trama se passa na Nova Iorque dos anos 20, antes da Grande Depressão, e faz crítica ao ?Sonho Americano? ao materialismo e economia da época. Os personagens são reféns de suas obsessões materiais e seus sonhos, o Gatsby é um personagem trágico e romântico cujo sonhos beiram a obsessão, sua vida como a de outros personagens é repleta de futilidades e a busca por algo a mais, o fim da narrativa deixa a reflexão de como podemos estar cercados de pessoas e continuar sozinhos.

A narrativa é fluida, rápida e objetiva (em comparação com outros clássicos), os personagens são bem apresentados e o livro é pequeno mas a história é bem narrada, passando a sensação de uma tarde quente à beira mar e festas noturnas regadas a dinheiro e champanhe.

Giih 10/05/2024

Uma obra prima
Esse livro é uma obra prima.
Não consigo descrever o quão maravilhoso esse livro é. Ele me prendeu do começo ao fim, e eu me apeguei aos personagens de uma maneira indescritível.
Não consigo acreditar nesse final, as coisas foram acontecendo de uma maneira que eu nunca suspeitei que aconteceria, e que me pegaram de surpresa de uma maneira surreal.
Enfim, leiam essa obra prima, vale muito a pena.

Jessica1248 09/05/2024

Que final
Acho que vou ficar muito tempo pensando em como muitas vezes estamos rodeados de pessoas que na verdade não significam nada para nós.

Gê Galvao 09/05/2024

Clássico maravilhoso
Um clássico incrível, com uma crítica à sociedade norte-americana que começou a ter muito dinheiro e se corromper com ele. livro magistral.

Marta 08/05/2024

Hmmm ok?
Apesar de ser considerado um romance, acaba de uma maneira triste e trágica. E infelizmente pode-se ver que nem sempre riqueza ou fama compra amigos fiéis e leais, como Nick é para Gatsby. Apesar de ser um livro pequeno, para mim não foi assim tão fácil de se ler e compreender devido a haver palavras que não são tão utilizadas hoje em dia. Ainda assim, recomendo que se leia, vale a pena.

Jaque 06/05/2024

No fim... uma história de amor?
Ouvi muita gente falando mal desse livro. Mas eu gostei.
Ele retrata bem a sociedade americana dos anos 20. E sim... é uma história de amor. Mesmo que seja um pouco controversa, ou baseada em dinheiro (às vezes), e com um final triste/trágico.

Não se tornou o meu livro favorito, mas espero que a adaptação para o cinema tenha sido, minimamente, fiel.

Roberta.Kist 05/05/2024

Achei a leitura um pouco confusa e arrastada. Mas entendo que é um livro clássico do século XX com reflexões muito importantes.

carolina 04/05/2024

Já diziam os Beatles: "money can't buy me love"
O início desse livro tem uma narrativa mais lenta, arrastada, incomum aos outros textos de Scott Fitzgerald. Estranhei e descobri que há um boato de que a primeira parte teria sido escrita pela esposa de Scott. Se é verdade não sei, mas é fato que a história começa a ficar mais fluida do meio para o final.
A obra foi publicada antes da quebra da Bolsa, e é o puro suco de "american way of life". A construção e descrição dos personagens é interessante, realista e nos instiga a tentar compreender o que é real e o que é falso. Até onde vão os sentimentos de cada personagem por Gatsby? Até onde é interesse? Até onde é ego?
Não é a toa o fato de ser um clássico, esse romance é a cara dos EUA, cuspida e escarrada. Bastante "americano", o que não é algo ruim, pois o autor (ou os autores, rs) não tiveram pena nenhuma de expor a hipocrisia do estadunidense médio.
Recomendo sim a leitura. Não é um livro com edições caras aqui no Brasil, é bem fácil de encontrar e dá pra ler em poucos dias.

Gustavo616 04/05/2024

Sagaz e explosivo
O Grande Gatsby é tudo o que as listas de melhores livros prometem. Você fica preso do início ao fim à aura de mistério em torno do personagem principal e passa a entendê-lo no meio de todo o caos.
Leitura perfeita.

henriqueacastro 03/05/2024

Resenha
"O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, é uma obra-prima que retrata os anos frenéticos e prósperos do pós-guerra na América, conhecidos como a "Geração Perdida". Situado em 1922, o livro transporta os leitores para uma sociedade extravagante e boêmia em Nova Iorque e Long Island, onde a prosperidade econômica e cultural atingiu níveis sem precedentes, mas o materialismo desenfreado e a falta de moralidade deram um tom decadente à nação.

A história é narrada pelo jovem comerciante Nick Carraway, que nos apresenta o enigmático bilionário Jay Gatsby e a socialite Daisy Buchanan. O enredo gira em torno da especulação sobre a origem da fortuna de Gatsby e seu passado nebuloso, enquanto eventos dramáticos se desenrolam em um mundo de festas extravagantes, luxo e aparências, onde amizades e relacionamentos são breves e superficiais.

Ao longo da narrativa, Fitzgerald revela gradualmente as verdadeiras naturezas de Gatsby e Daisy, mostrando o lado apaixonado e romântico do bilionário excêntrico e a futilidade mimada da socialite. Os encontros e desencontros amorosos culminam em um final trágico, permeado por emoções de emulação, inveja e ciúmes.

Com uma escrita elegante e uma narrativa mais lenta, "O Grande Gatsby" exige paciência do leitor, mas recompensa com uma ambientação primorosa e desenvolvimento cuidadoso dos personagens. Além disso, o livro oferece uma crítica contundente aos costumes de uma sociedade obscura, destacando que o dinheiro não pode comprar amor nem felicidade, e que uma vida de ostentação resulta em caos, mentiras e relacionamentos superficiais.